Mais de uma centena de escritores norte-americanos participam no programa literário Disquiet, que arranca no próximo dia 24, em Lisboa, juntamente com autores lusófonos como Teolinda Gersão, Gisela Casimiro ou Djaimilia Pereira de Almeida, entre outros.

Sessões de debate, oficinas e conferências sobre literatura e cultura portuguesa vão juntar os escritores em vários espaços da cidade de Lisboa, nesta iniciativa do Centro Nacional de Cultura (CNC) com a editora independente norte-americana Dzanc Books, que decorre até ao dia 5 de julho.

O evento Disquiet — Programa Literário Internacional, que acontece desde 2011, contará com a participação dos escritores Patrícia Reis, Teolinda Gersão e Chris Feliciano Arnold, no São Luiz Teatro Municipal, logo no primeiro dia, divulgou o CNC, em comunicado.

Segue-se uma conversa entre Ana Paula Tavares e Novuyo Tshuma, na Academia das Ciências, e, no dia seguinte, Rui Vieira Nery estará na Casa da Imprensa e Ana Cláudia Santos e Katherine Vaz conversarão na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 27, João Pedro Vala e Jensen Beach conversam no Museu de São Roque, enquanto a Academia de Ciências recebe Djaimilia Perreira de Almeida e Jonathan Escoffery.

O dia seguinte está reservado para um encontro no CNC as editoras Granta, The Common, No Tokens e The Rumpus.

O mês de julho receberá Gisela Casimiro e Erica Dawson na Fundação José Saramago, T Kira Madden e Diana Khoi Nguyen no teatro São Luiz, Kalaf Epalanga e Julie Hensley na Casa da Imprensa, e Ana Bárbara Pedrosa e Solmaz Sharif na FLAD.

Segundo o CNC, este programa literário fundamenta-se na crença de que “a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas, tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo”.

Daqui resulta um “enriquecimento para todos aqueles que nele participam”, acrescenta o mesmo organismo, que conta, desde a primeira edição, com o apoio da FLAD, do Ministério da Cultura e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.