“Fiz aquilo que mais gostava, que era chegar um dia ao Sporting. Nem que fosse um jogo, eu ficaria feliz”. Foi com esta frase, gravada numa entrevista concedida a meios do clube, que os leões abriram o primeiro vídeo de homenagem a Manuel Fernandes, maior símbolo vivo dos verde e brancos que morreu na noite desta quinta-feira aos 73 anos. “Heróis são lembrados, as lendas ficam para sempre”, acrescentava. E esta foi só uma das muitas homenagens que foram surgindo desde que se conheceu a notícia que todos já estariam à espera mas que ninguém queria que chegasse. Entre amigos, antigos companheiros, adversários, figuras do futebol e clubes, todos se juntaram numa só equipa para recordar não só o jogador mas sobretudo a pessoa.

Morreu Manuel Fernandes, o leão de Sarilhos Pequenos que se tornou o grande símbolo entre um póquer ao Benfica e a braçadeira

“O Sporting manifesta o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente leonino que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos. Oriundo da CUF, Manuel Fernandes chegou ao emblema de Alvalade em 1975 e rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo. Um goleador nato, foi-se tornando, ao longo dos mais de dez anos em que jogou no Sporting, no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história do clube. De leão ao peito, realizou mais de 400 jogos e apontou mais de 250 golos, conquistando dois Campeonatos Nacionais (1979/1980 e 1981/1982), duas Taças de Portugal (1977/1978 e 1981/1982) e uma Supertaça (1982)”, escreveu o Sporting no seu site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mais tarde, regressou ao Sporting na condição de treinador, tendo sido adjunto e, em 2000/2001, treinador principal, conquistando uma Supertaça. Foi também dirigente, tendo a seu cargo a equipa B e, numa segunda passagem, o departamento de scouting. Exerceu, nos últimos anos de vida, as funções de comentador na Sporting TV, onde era visível o seu sportinguismo, e de embaixador do Sporting. Aos familiares e amigos, o Sporting endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao clube”, acrescentou a nota mais institucional do clube sobre o antigo capitão.

“Partiu um dos melhores da história do Sporting, um dos melhores da história do futebol português. Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações. O coração sportinguista está em sofrimento. Os sentidos pêsames para a família e para os amigos do nosso Manuel Fernandes, o nosso capitão”, salientou o presidente Frederico Varandas. Também Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República que nas últimas semanas visitou também a antiga glória do Sporting, deixou uma mensagem através do site da presidência. “O Presidente da República recorda Manuel Fernandes, antigo internacional português e ‘eterno capitão’ do Sporting, cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as mais sentidas condolências à sua família, amigos e às entidades desportivas que, ao longo da sua vida, serviu com grande dedicação”, escreveu. “Descansa em paz”, destacou Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção, partilhando uma publicação leonina.

As reações não demoraram a chegar. “Perdi o meu melhor amigo”, deixou na conta do Instagram Tiago Fernandes, filho do antigo capitão leonino. “Um jogador que marcou uma geração. Descansa em paz, Manuel Fernandes”, começou por destacar a Federação Portuguesa de Futebol. “Uma lenda. Um legado que será eterno. Obrigado e até sempre, Manuel Fernandes”, salientou a Liga Portugal. “Grandes adversários enriquecem a nossa história. O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências à família e amigos de Manuel Fernandes”, escreveram os dragões. “O Benfica expressa profundas condolências pela morte de Manuel Fernandes. À família e amigos, o clube endereça sentidos pêsames. Que descanse em paz”, deixaram também os encarnados numa nota de pesar partilhada através do site oficial. O FC Porto tentou-o contratar mais do que uma vez, o Benfica foi uma das suas principais “vítimas”, mas aquilo que era como jogador que não abdicava do fair play e como pessoa que deixava rivalidades em campo superou tudo.

Entre muitas outras notas de condolência que foram sendo dadas, entre sites oficiais e redes sociais, por várias figuras e clube, foram também partilhados vários momentos de Manuel Fernandes como jogador do Sporting e da Seleção (passou também pela CUF no início da carreira e no V. Setúbal na parte final). Nuno Mendes e Gonçalo Inácio, jogadores formados nos leões que estão no Euro-2024, também deixaram uma reação nos stories. Também Sebastian Coates, capitão da formação verde e branca, foi dos primeiros a deixar uma mensagem, seguindo-se jogadores formados no clube que entretanto saíram como Leão ou João Mário. “Obrigado por tudo aquilo que fez por mim e por todos os conselhos. Você e o seu legado nunca serão esquecidos”, salientou Bruno Fernandes, outro ex-capitão leonino que joga nesta fase o Euro na Alemanha.

“Um grande homem, um super jogador, um verdadeiro amigo, o homem que acreditou no miúdo e me levou para o futebol profissional. Deixou-nos e vai ser um dia difícil para mim no trabalho, mas consigo ouvi-lo dizer ‘bora Zé’. O meu mister, Manuel Fernandes, para sempre”, recordou José Mourinho. “Ao longo de mais de 40 anos de carreira, por clubes e seleções nos quatro cantos do mundo, tive o privilégio de me cruzar com gente verdadeiramente inspiradora. Mas nunca esquecerei a passagem pelo Sporting, um clube especial, talhado para produzir atletas extraordinários, gente grande, de carácter, que configura a exata dimensão desse estatuto tão importante no futebol: o capitão. O futebol português perdeu um dos seus maiores capitães, Manuel Fernandes. E nós, se queremos continuar a preservar os verdadeiros valores do futebol, devemos guardar o seu exemplo. Obrigado por tudo, Manel. Que descanses em paz e que a tua família encontre o conforto merecido nesta hora tão difícil”, escreveu também Carlos Queiroz.