Os cartazes com trocadilhos gastronómicos — e não só — têm estado em destaque no Euro 2024. Os adeptos portugueses têm sido alguns dos entusiastas da fórmula “x melhor que y”, normalmente puxando dos galões a iguarias como o pastel de nata ou o fiel amigo bacalhau.

Alguns dos exemplos dos cartazes feitos por portugueses que foram apoiar a Seleção Nacional à Alemanha foram vistos na partida contra a Turquia. Aí, houve destaque à bifana no confronto com o kebab turco.

Ou jogos de palavras com o Turquia escrito em inglês. “Leitão é melhor que turkey” — em português, peru.

Mas os adeptos da Turquia também foram a jogo neste “campeonato” dos cartazes. Na rede social X, uma das imagens mostra um “baklava melhor que pastel de nata”.

Já na partida contra Geórgia, na quarta-feira passada, até a companheira de Cristiano Ronaldo entrou na brincadeira. Na rede social Instagram partilhou uma story com uma fotografia de um adepto português com um cartaz onde é possível ler “Georgina melhor que Geórgia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas não é só nos jogos com Portugal que é usada esta fórmula. Na partida entre a Escócia e a Hungria, na fase de grupos, um dos adeptos húngaros levou um cartaz que destaca a bebida típica palinka contra o whisky escocês.

Na mesma partida, não em cartaz mas sim na forma de uma espécie de faixa, a bancada húngara brincou com o kilt escocês, dizendo que “a saia é para a mulher”.

Noutros jogos, como o Suíça contra Itália, que terminou com a eliminação da equipa italiana, houve espaço para a raclette ou para o gelato italiano.

Já esta segunda-feira, no jogo entre a França e a Bélgica, a picardia ficou-se pelas batatas fritas. “As batatas fritas belgas são melhores do que as batatas fritas francesas.”