David Carmo e Fran Navarro apresentaram-se nesta segunda-feira no arranque dos trabalhos de pré-temporada do FC Porto, da I Liga, no Olival, integrando um elenco inicial de 28 futebolistas sob alçada do novo treinador Vítor Bruno.

Depois de terem estado emprestados aos gregos do Olympiacos na segunda metade da época anterior, vencendo a Liga Conferência Europa, o defesa central luso-angolano e o avançado espanhol foram as principais novidades no regresso ao trabalho dos “dragões”.

O apronto matinal juntou também André Franco, Iván Jaime e Toni Martínez, que tinham sido colocados a treinar à parte há quase três meses pelo então treinador “azul e branco” Sérgio Conceição, substituído no cargo ao fim de sete temporadas por Vítor Bruno, seu adjunto nos últimos 12 anos, com quem teve uma polémica e mediatizada rutura laboral.

“Presidente, a coragem que teve é a mesma que vou devolver”: a apresentação de Vítor Bruno como treinador do FC Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Opções frequentes do FC Porto B, da II Liga, Gonçalo Ribeiro, Diogo Fernandes, Gabriel Brás, Martim Cunha, Vasco Sousa, Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa foram promovidos de forma provisória ao plantel sénior, que transitou, para já, com 16 futebolistas de 2023/24.

São os casos dos guarda-redes Cláudio Ramos e Samuel Portugal, dos defesas Martim Fernandes, João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro, Iván Marcano, Otávio Ataíde e Zaidu, dos médios Marko Grujic, Alan Varela, Nico González e Romário Baró e dos avançados Galeno, Gonçalo Borges e Danny Namaso, numa equipa à espera de seis internacionais.

Diogo Costa e Francisco Conceição, filho do antigo técnico do FC Porto, representam a seleção portuguesa no Euro2024 — que nesta segunda-feira vai encarar a Eslovénia nos oitavos de final, em Frankfurt, na Alemanha –, enquanto Stephen Eustáquio (Canadá) e Wendell, Pepê e Evanilson (Brasil) têm atuado pelos seus países na Copa América, nos Estados Unidos.

Dia 18 do Europeu. A hora da verdade para Portugal (que vai estar antes atento ao França-Bélgica)

Marcano e Zaidu estão a recuperar de lesões prolongadas sofridas na época passada e evoluíram longe do relvado no primeiro dia de trabalhos de 2024/25, que foi parcialmente acompanhado pelos jornalistas e teve as presenças do presidente André Villas-Boas, do diretor desportivo Andoni Zubizarreta e do diretor para o futebol profissional Jorge Costa.

Nuno Piloto, Vítor Gouveia, Carlos Pintado, Óscar Tojo, Diogo Almeida e Luís Miguel vão integrar a nova equipa técnica do terceiro colocado da edição 2023/24 da I Liga, que, às 14h00, fará testes médicos e físicos no Olival e na clínica do Estádio do Dragão, no Porto.

O FC Porto vai trabalhar nas próximas duas semanas no Olival e estagiará de 15 a 24 de julho em Bad Tatzmannsdorf, na Áustria, tendo sete partidas de preparação até à estreia oficial na nova época, com a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao campeão nacional Sporting, em 3 de agosto, em Aveiro, reeditando a derradeira final da Taça de Portugal.