O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, é o nome escolhido pelo Governo para suceder a Vítor Pataco na liderança do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O autarca está a cumprir o último mandato à frente da autarquia de Santarém e já tinha assumido que iria sair antes das eleições.

O Observador sabe que o nome do ainda presidente da Câmara foi convidado pelo Governo — que agora divide a tutela do IPDJ entre os Assuntos Parlamentares e a Juventude e Modernização –, e que estará a aguardar pela CReSAP para ser formalmente anunciado. Entre as federações desportivas, o nome de Ricardo Gonçalves já tem vindo a circular nos últimos dias.

Ricardo Gonçalves sucedeu a Francisco Moita Flores à frente dos destinos de Santarém em 2012 e em 2013 foi eleito pela primeira vez presidente da Câmara, conquistando depois as eleições de 2017 e 2021. Recentemente, Ricardo Gonçalves já tinha assumido que não iria desempenhar funções até ao fim do mandato, cedendo o lugar de presidente a João Teixeira Leite — que tem sido apontado como o futuro candidato do PSD para a capital do Ribatejo.

Antes de ter sido autarca, Ricardo Gonçalves foi presidente de uma junta de freguesia do concelho de Santarém e pelo caminho liderou o conselho de administração da Scalabisport, a empresa municipal que geria a atividade desportiva do município.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conhecido adepto do Sporting, clube sobre o qual vai de quando em vez emitindo opiniões públicas, Ricardo Gonçalves ficou recentemente marcado à estreia de um dos projetos mais inovadores do Benfica: as Casas do Benfica 2.0, que inaugurou o primeiro espaço em Santarém, disponibilizando atividades de apoio ao estudo e de ocupação de tempos livres.

Na liderança do IPDJ desde 2019, Vítor Pataco não foi exonerado mas termina a comissão de serviço à frente dos destinos do instituto, numa altura em que prepara a transição da pasta assim que terminem os Jogos Olímpicos de Paris. À Rádio Observador, o ainda presidente diz que já estará nos Jogos Paralímpicos apenas como convidado, já fora do exercício de funções.

[Ouça aqui o Direto ao Assunto com Vítor Pataco]

“Era sensato ter continuidade na direção do IPDJ”