A Noite da Literatura Europeia regressa a 12 de outubro, com leitura e encenação de obras de 18 países, numa edição que tem como estreantes Bélgica e Dinamarca, a decorrer na freguesia de Carnide, em Lisboa.

Habitualmente apresentada por volta do mês de junho, este ano a Noite da Literatura Europeia decorrerá num sábado de outono, a partir das 19h00 e até às 23h30, como de costume, num serão literário que dá a conhecer ao público de todas as idades obras de autores europeus contemporâneos, interpretadas por atores portugueses.

Segundo a organização do evento, a 12.ª edição da Noite da Literatura Europeia vai ocupar espaços mais conhecidos e outros por desvendar de Carnide, desde lojas do bairro até salões históricos, onde, a partir das 19h00, será possível assistir a 10 sessões, que incluem a leitura e a encenação por atrizes e atores.

Com uma duração de 10 a 15 minutos, as sessões realizam-se de meia em meia hora, dando ao público a possibilidade de assistir às várias apresentações, mas também de visitar os diversos espaços, entre os quais aqueles que nem sempre são acessíveis ao público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alemanha, Áustria, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia são os países que terão alguns dos seus autores presentes nas sessões, dando ao público a possibilidade de contactar com a literatura e os criadores europeus.

Este ano, esta experiência literária estará também disponível para os visitantes com deficiências auditivas, através de um percurso com sessões acompanhadas de interpretação em língua gestual portuguesa.

A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, rede que reúne institutos culturais e embaixadas de países da União Europeia, nascida em Praga em 2006 e que teve a sua primeira edição portuguesa, em Lisboa, em 2013.

O evento é gratuito e, nesta edição, realizado em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lisboa BLX, a Junta de Freguesia de Carnide e a Boutique da Cultura.