A TAP vai fazer menos 74 voos semanais do Porto para a Europa, Brasil e Estados Unidos a partir de domingo, no mesmo período em que tem início uma ponte aérea com Lisboa, anunciou a câmara do Porto. Segundo a autarquia, estes números, “que a TAP nunca assumiu nas suas inúmeras comunicações sobre a sua operação de verão (…), mostram uma redução superior a 35% de passageiros, relativamente ao verão de 2015”.

“A partir de amanhã [domingo], a TAP fará menos 74 voos semanais para a Europa, Brasil e Estados Unidos a partir do Porto. No mesmo dia, reforça 59 ligações a partir de Lisboa e cria uma ponte aérea entre as duas cidades, drenando tráfego para a Portela”, escreve a autarquia no seu portal de notícias da internet.

A TAP anunciou no dia 18 de janeiro a suspensão dos voos do Porto entre o Porto e Barcelona, Bruxelas, Milão e Roma a partir do domingo de Páscoa, classificando estas rotas como “deficitárias”. A autarquia destaca que, além destes quatro voos cancelados, “a TAP reduz frequências para Londres, Paris, Madrid, Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e Caracas, quando comparada a operação do mesmo período de 2015”.

“Mas em Lisboa haverá a partir de amanhã [domingo] mais 59 ligações semanais à Europa, a que se somarão, a partir de junho, sete voos para Vigo e inúmeras ligações aos Estados Unidos”, acrescenta a câmara do Porto. Recordando que é também no domingo que a TAP inicia a ponte aérea entre Lisboa e o Porto, com 18 ligações diárias, a câmara considera que “o início” desta operação “parece não estar a correr bem” à companhia, já que “hoje é ainda possível marcar lugar para todos os 18 voos” programados para domingo, “apesar do número reduzido de lugares dos aviões a hélice da denominada TAP Express”.

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A autarquia mostra no seu site uma tabela comparativa do denominado “verão IATA” de 2015 com o deste ano, na qual é possível ver a redução de voos e do número de passageiros. A câmara destaca também que 18 companhias áreas operam atualmente a partir do Porto, sendo que “todas, exceto a TAP e a SATA, aumentarão a sua operação no aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

“E não se trata apenas das companhias de baixo custo que estão no Porto. Também a partir de amanhã British Airways, Turkish Airlines e Lufthansa, por exemplo, aumentam substancialmente o número de voos semanais do Porto para Londres, Istambul e para um novo destino: Munique”, sustenta.

O presidente da câmara, Rui Moreira, tem criticado a estratégia da TAP para o Porto, acusando-a de ter em curso uma estratégia para “destruir o aeroporto Francisco Sá Carneiro”, com vista a construir em Lisboa “um novo aeroporto e uma nova ponte”. Aquando de uma reunião com os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP), no dia 7, o presidente da TAP, Fernando Pinto, sublinhou que a companhia aérea “respeita muito o mercado do Porto” e que o Porto “é muito importante para a TAP”.

“A TAP precisa do Porto e temos a certeza de que o Porto também precisa da TAP, não tenho dúvida nenhuma disso”, frisou, considerando ainda que “há alguma desinformação em volta do que é a estratégia da empresa”. Na terça-feira, o presidente da câmara do Porto afirmou que quem controla a transportadora aérea TAP é o empresário David Neeleman e não o Governo.

No âmbito da apresentação do seu livro “TAP — Caixa Negra”, Rui Moreira avisou que “a história não acaba” com aquela obra, escrita com o seu adjunto, Nuno Santos. “Nós não vamos escrever um segundo fascículo do livro, agora a história não acaba aqui porque vamos ver quais vão ser os próximos capítulos da TAP e dos transportes aéreos em Portugal, com ou sem TAP”, alertou Moreira.