As manifestações pela democracia e pelo sufrágio universal em Hong Kong estenderam-se na noite de terça-feira à zona onde está prevista a cerimónia do hastear da bandeira nas celebrações do Dia Nacional da China, na quarta-feira. Grupos de manifestantes concentrados em Admiralty, a zona onde se encontram os escritórios centrais do governo local, começaram por volta da meia-noite (17h em Lisboa) a deslocar-se para a praça “Bauhinia Dourada”, cujo acesso já se encontrava bloqueado por agentes da polícia.

A mobilização dos manifestantes mantém-se apesar de estarem em vigor os avisos meteorológicos de trovoada, emitido às 00h30 (17h30 em Lisboa) e amarelo de chuva forte, emitido 2h (19h em Lisboa). Os manifestantes concentrados na praça, que tem o nome da flor-emblema da Região Administrativa Especial de Hong Kong, abrigam-se como podem com chapéus-de-chuva e sob pontes pedonais.

A praça fica na zona de Wan Chai, adjacente a Admiralty, onde têm também decorrido protestos. O início da cerimónia do içar da bandeira está previsto para as 8h locais (1h em Lisboa) de quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR