Não é caso isolado. Aliás: “tem barbas”. Na época 1999/2000, quando o Sporting venceu (ao fim de 18 anos) o campeonato, os bilhetes para o Salgueiros-Sporting (na última jornada; à mesma hora o FC Porto discutia o título em Barcelos) custavam até 30 contos — ou 150 euros. Sempre que os “grandes” (Benfica, Sporting e FC Porto) se deslocam ao estádio dos “pequenos”, os preços dos bilhetes inflacionam-se.

E voltaram a inflacionar-se para o Chaves-Benfica. Mais ou menos. Para quem é sócio do Chaves, não. A esses, o bilhete custa cinco euros. E aqueles que são detentores do cartão “gold” nem entrada pagam. Mas para o adepto comum, ir ao estádio Municipal de Chaves pode ser tão caro como ir assistir à ópera no Scala, em Milão. Ou mesmo (e falando de futebol) como ir assistir a um jogo da Liga dos Campeões. Os bilhetes para o topo sul custam 26 euros, para a bancada central descoberta 36 euros, chegando aos 80 euros na bancada central com cobertura.

CHAVES

Poucas horas depois de, ao final da manhã desta segunda-feira, o Chaves ter colocado o preço dos bilhetes na sua página oficial de Facebook, as críticas ao valor cobrado foram muitas. Mais de 400 comentários (quase todos depreciativos) em quatro horas. Alguns diretos: “Acho isto das coisas mais vergonhosas de sempre, estes preços são absurdos e desajustados. Mas vamos ao estádio do Chaves ou ver a meia-final da Liga dos Campeões?” Outros mais sarcásticos: “Percebe-se estes preços: o Chaves tem umas condições brutais, ambas as equipas praticam um futebol de excelência e o estado do terreno é superior aos melhores da Europa. Tudo junto só podia dar nisto.”

Entretanto, o Chaves, também no Facebook, anunciou que a “bancada central descoberta está esgotada para o jogo com o SL Benfica”, mas retirou da página o valor dos bilhetes (80 euros) para a bancada coberta. E tudo porque a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) proibiu os valores pedidos pelo clube flaviense. Segundo os regulamentos da LPFP, o estádio do Chaves é considerado de “Nível 3”, sendo o preço mais alto autorizado de 30 euros mais IVA, ou seja, 36,90 euros.

O Chaves-Benfica diz respeito à 6ª jornada da Primeira Liga NOS. O encontro vai disputar-se no sábado, 24 de setembro, às 18h15.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR