Hoje é mais um dia D no Parlamento Europeu. Ursula von der Leyen precisa de 361 votos para voltar a ser eleita Presidente da Comissão Europeia. Discursa aos deputados logo pela manhã e a votação será conhecida pela hora de almoço, mas apesar de contar com o apoio de três dos principais grupos políticos, von der Leyen pode não ter a sua eleição assegurada. No limite a sua recondução pode depender dos votos italianos do grupo da outra mulher forte da Europa, Giorgia Meloni. O voto é secreto e se esta eleição falhar não pode ser repetida, o que significaria que os primeiros ministros europeus teriam de escolher outro nome para presidir a comissão, o que poderia abrir uma crise política num momento especialmente delicado, sobretudo se pensarmos na guerra da Ucrânia e no que pode acontecer nas eleições americanas. Será que Ursula Von der Leyen é mesmo o melhor nome para voltar a ficar à frente dos destinos da União Europeia?

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR