Dark Mode 78,2 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

A ação das escolas, em tempos de crise, fala mais alto que as palavras

A adaptabilidade é essencial para o sucesso, e mais ainda em tempos de crise. Num momento em que todos são desafiados a adaptar-se mais do que imaginavam, as nossas escolas não são uma exceção

Este desafio extraordinário de dar aulas a partir de casa foi, desde logo, abraçado pela escola internacional British School of Lisbon, inaugurada pelo The Schools Trust – organização da qual esta instituição faz parte – no ano passado. No evento de apresentação, com convidados de honra, incluindo o embaixador britânico e o presidente da Câmara de Comércio Britânica Portuguesa, o diretor fez um discurso descrevendo The Schools Trust como uma “organização inquieta, que se tem esforçado por estar na vanguarda”. Neste período de desafios extremos e de responsabilidade para com as muitas famílias fundadoras, podemos ver que é já uma realidade.

A British School of Lisbon atribui uma grande importância à tecnologia, usada de forma construtiva, tanto na sala de aula, como em toda a organização escolar. Esta é uma das razões claras por detrás do seu sucesso no rápido desenvolvimento do Programa de Ensino a Distância. Baseado numa plataforma que une professores, alunos e suas famílias, o trabalho, resumos, perguntas e outras informações necessárias são compartilhadas. Os alunos podem participar das aulas regularmente por videoconferência e também permite aulas individuais sempre que necessário.

Orientação para os pais durante o período de isolamento

Mostrar Esconder

Os pais têm mais influência do que pensam na forma como os filhos lidam com este período. Por essa razão, a BSL criou um conjunto de dicas que pretendem ajudar a manter a calma, sem perder a determinação. Apresentamos um pequeno resumo, mas pode encontrar aqui o texto original.

1. Atente ao seu próprio bem-estar
Para poder ajudar os seus filhos, não descure a sua saúde. Em primeiro lugar, ajuste a sua rotina diária e faça a transição para esta nova forma de viver, que, de qualquer forma, poderá sofrer alterações ao longo do tempo. Pense na forma como vai continuar a manter o contacto com a família e os amigos; em como poderá manter uma dieta saudável e a atividade física. É natural que sinta ansiedade e preocupação e deve partilhar esse estado com a sua rede de apoio. Cuide de si, para poder cuidar dos outros.

2. Estabeleça expectativas realistas e significativas
Procure perceber de que forma pode tirar o máximo proveito deste período. Que tipo de objetivos pode definir para si e para os seus filhos: cozinhar mais, fazer mais bricolage, ensiná-los a andar de bicicleta ou a tocar um instrumento. Pode pensar, igualmente, de que forma pode manter ou melhorar a qualidade das suas relações familiares à distância. Reflita sobre quais são as coisas que você deseja que a sua família faça e de que forma este período de quarentena pode ajudá-lo a conseguir isso.

3. Desenvolva uma estrutura e rotina, mas saiba gerir as expectativas, se nem tudo correr conforme o plano.
A definição de uma rotina é importante, mas é também essencial perceber que o confinamento, o teletrabalho e o ensino à distância, são realidades novas para quase todas as famílias. Saber gerir o inesperado é uma competência a trabalhar neste momento. É importante envolver toda a família nas tomadas de decisão, mas também saber definir e respeitar os horários e espaços de cada um. Se tomar consciência de que as aprendizagens escolares pretendem dotar os alunos de competências para a vida profissional, mas também quotidiana, será mais fácil integrá-las no dia a dia.

4. Mantenha as relações sociais
Crie oportunidades para que toda a família possa manter as suas amizades, mesmo à distância. Este período também pode ser uma excelente oportunidade para criar novas relações com os vizinhos, ou com os mais idosos. A capacidade de empatia e de ligação a todo tipo de pessoas é um tesouro que se deve guardar pela vida fora.

5. Fortaleça a ligação com os seus filhos
É importante reconhecer que este é um período incomum e sem precedentes, mas que pode apresentar diferentes dificuldades, em momentos diversos, para os vários elementos da família. Procurem estar atentos às necessidades de cada um, encontrando juntos a solução para os problemas que se apresentarem. Arranjar um tempo para refletir e aprender com as situações que estão a enfrentar, pode ser importante. Finalmente, pratique a auto-compaixão, tenha paciência para consigo e procure apoio nos outros. Você não está sozinho.

Esta plataforma, bem como a flexibilidade dos professores e alunos da BSL, permitiram que se passasse da sala de aula física para o online muito rapidamente e sem dificuldades. De acordo com John Ordovas, presidente do The Schools Trust (que acumula a experiência de ter aberto 15 outras escolas ao redor do mundo), este Programa de Ensino à Distância melhora a experiência de aprendizagem com aulas online em tempo real.

"Tão bem organizada! Acho a plataforma de aprendizagem muito fácil de usar. Obrigado por escolher um sistema de gestão de aprendizagem tão acessível!"
Pais de Nina e Nico, (3 e 8 anos)

Além disso, simplifica o acesso pois, desta forma, todos podem aceder de forma rápida e fácil às ferramentas educativas, bem como ler e escrever comentários, participar em discussões e utilizar a funcionalidade do calendário. Como vantagem acrescida, os alunos podem aprender ao seu próprio ritmo, rever as matérias de estudo, assistir a apresentações e vídeos e, ainda, criar conteúdos próprios. “Coloca a aprendizagem nas mãos do aluno, permitindo a diferenciação e o desenvolvimento de habilidades de liderança”, conclui John Ordovas.

A perspetiva das famílias

As mensagens dos familiares, enviadas à direção da escola, são esclarecedoras. “Tão bem organizada! Acho a plataforma de aprendizagem muito fácil de usar. Obrigado por escolher um sistema de gestão de aprendizagem tão acessível!”, é a opinião deixada pelos pais de Nina e Nico, alunos da classe de Early Years e Year 1 (entre os três e os seis anos). Também a família de Asya, do segundo ano, está agradecida pela rápida resposta da escola: “A qualidade do ensino virtual é realmente boa, foi tudo muito bem planeado e elaborado. Sentimos que há apoio, sempre que dele necessitarmos. Ótimo trabalho, obrigado!”

Infografia: Rita Barata Feyo

"As atividades oferecidas são apropriadas à idade, envolventes e relevantes para o tópico que estão a aprender. Existe uma boa mistura de ensino mais formal, como recursos online de fonética e matemática para ajudar e brincar livremente, e atividades mais criativas."  
Pais de Isaac, (4 anos)

Uma vez que a escola compreende vários níveis de ensino, a utilização das tecnologias é diferenciada, algo que as famílias apreciam. “Gostaria de felicitar o Sr. Barber pela sua paixão e competência em ensinar os alunos do segundo ano, incluindo sua criatividade para gerir as aulas em casa, neste momento difícil que estamos a passar. A British School of Lisbon também se destaca por oferecer a estrutura, o conteúdo e os valores pedagógicos apropriados aos nossos filhos, ainda mais durante o período escolar em casa. Eu recomendo esta escola. Obrigado!”

Como criar rotinas

Mostrar Esconder

Dicas da BSL que ajudam a criar uma rotina para as crianças, para melhor gerir o tempo de estudo em casa.

• Acordar, vestir e tomar o pequeno-almoço no horário escolar normal;
• Escolher um espaço de trabalho para cada elemento da família;
• Fazer um horário para melhor dividir o tempo de trabalho, de exercício físico e de pausa;
• Para as crianças mais pequenas, o ideal é fazer 20 minutos de aula, seguida de 10 minutos de atividade física;
• As crianças mais velhas e os adolescentes podem concentrar-se em tarefas por períodos mais longos, fazendo intervalos entre as diferentes matérias trabalhadas;
• O horário deve contemplar a pausa para almoço e lanche (que devem ser nutritivos);
• Não devem ser esquecidos os intervalos da tarde;
• Façam refeições em família, discutindo as atividades do dia;
• À noite, procurem desfrutar de mais tempo juntos, a brincar, a ler, a ver um filme ou a fazer algum exercício;
• Uma vez que deve ser mantido o horário normal em tempo de aulas, as crianças não se devem deitar tarde, de forma a garantir que dormem o suficiente.

O futuro é risonho para a escola e seus estudantes

A BSL adaptou-se rapidamente num momento de adversidade e, fazendo jus à reputação internacional do The Schools Trust, é dotada de flexibilidade, capacidade de liderança em situações extremas, e inovadora na forma como pensa sobre a educação do futuro. Esta é uma escola dedicada a promover as condições ideais para que cada criança atinja o seu máximo sucesso. Faz parte da sua missão incutir “o amor pela aprendizagem, a busca incansável por metas ambiciosas e o respeito pelos valores fundamentais, alinhados com o melhor da nossa herança educacional britânica”.

O ENC – English National Curriculum – é lecionado em inglês, por professores ingleses nativos, recrutados para cumprir todos os padrões que são exigidos na escola. É, ainda, enriquecido e adaptado ao contexto nacional e internacional para contextualizar até as famílias internacionais.

Pretende-se que qualquer criança que frequente um dos colégios pertencente ao The Schools Trust, possa entrar nas Universidades mais prestigiadas. Também há aulas de português, dadas por professores nacionais, desde as classes mais novas às mais avançadas. As artes e o desporto estão igualmente contempladas, bem como visitas de estudo e outras formas criativas de realizar a aprendizagem dos conteúdos. Situada no centro de Lisboa, goza da sua localização para poder juntar aos equipamentos de excelência que já tem, a oferta cultural que uma capital como esta pode promover.

Para Zoe Hubbard, que assumirá a função de diretor da BSL em setembro, esta escola tem “uma taxa de sucesso incrível no que diz respeito à sua abertura. Apesar dos desafios destes tempos, continuámos a dar a melhor Educação através do nosso programa @Home Learning Programme. Espero dar as boas-vindas a novos estudantes e famílias nesta nossa comunidade”.

"A qualidade do ensino virtual é realmente boa, foi tudo muito bem planeado e elaborado. Sentimos que há apoio, sempre que dele necessitarmos. Ótimo trabalho, obrigado!" 
Pais de Asya (8 anos)

Apesar deste período de isolamento social, é possível contactar e até marcar uma visita virtual ao espaço. As inscrições para o próximo ano letivo já estão abertas e, qualquer que seja o cenário reservado para as escolas em setembro, a BSL está, com toda a certeza, preparada para garantir o sucesso dos seus alunos.

Este é um conteúdo Observamos em Casa.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.