Enquanto os portugueses aguardam as decisões do Conselho de Ministros, que reúne quinta-feira, sobre que medidas serão tomadas para travar a pandemia — algumas já adiantadas ou pedidas pelos partidos — pela Europa, a implementação de restrições contra a nova vaga de Covid-19 provocou uma onda de protestos e confrontos com a polícia. Por agora, o confinamento decidido pelos austríacos é das decisões mais rigorosas, assim como a imposição da apresentação do certificado digital para entrar em vários espaços, mas a Áustria e a Alemanha planeiam mesmo tornar a vacina contra o novo coronavírus obrigatória.
Em Portugal, mesmo não estando ainda definidas as medidas, os especialistas têm estado de acordo em relação ao acelerar das vacinas de reforço nos maiores de 65 anos, em fazer mais testes de diagnóstico e em voltar a usar de novo a máscara de forma mais rigorosa e fiscalizada em mais locais. Portugal continua a ter a maior taxa de pessoas com vacinação completa na Europa, mas será isso suficiente para nos mantermos longe das restrições que se vivem nos outros países?
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.