1. Carros híbridos, o que são?

  2. Por definição, um automóvel híbrido tem dois motores e a combinação mais comum é: um de combustão (normalmente a gasolina) e um elétrico.

    Estes dois motores funcionam em conjunto, ou seja, ambos impulsionam o carro nas subidas e, em descidas, ou quando há desaceleração, a bateria elétrica é carregada. Esta combinação otimiza o desempenho do carro e da condução.

  3. Quais as vantagens de ter um híbrido?

  4. As vantagens de um veículo híbrido são muitas, a começar pela poupança de combustível, já que o motor elétrico é o mais utilizado durante a rodagem.

    Na verdade, esta é a resposta perfeita para quem quer optar pelos elétricos sem sofrer os limites da autonomia. A bateria é alimentada pelo próprio motor a combustão, que entra em funcionamento sempre que o carro precisa de mais esforço ou quando a autonomia elétrica chega ao limite. E até a energia das travagens — que normalmente é desperdiçada — serve para a carregar.

    Não há reclamações quanto ao desempenho dos híbridos, que também são amigos do ambiente, uma vez que as emissões de gases nocivos são muito reduzidas. Além de tudo, a condução é muito agradável, pelo silêncio e suavidade do motor a eletricidade.

  5. Qual seria um bom exemplo de veículo híbrido no mercado português?

  6. Um dos mais recentes e mais inovadores veículos híbridos à venda em Portugal é também o primeiro SUV com tecnologia híbrida na Europa: o Honda CR-V Hybrid. Que, graças aos seus motores poderosos e à tecnologia Intelligent Multi-Mode Drive, i-MMD, supera todas as vantagens dos modelos existentes.

  7. Antes de mais nada, como posso ter a certeza do seu rendimento?

  8. O Honda CR-V Hybrid é dotado de um sistema que combina não apenas um, mas dois motores elétricos e um motor a combustão ultra-eficiente de ciclo i-VTEC Atkinson de 2.0 litros.  A fazer a transição perfeita entre fontes de energia está o Intelligent Multi-Mode Drive, ou i-MMD, uma vantagem acrescida e exclusiva da Honda.

  9. Mas afinal o que é, exactamente, a tecnologia i-MMD?

  10. Trata-se de uma sofisticada tecnologia que permite uma transição perfeita entre fontes de energia.
    O Honda CR-V Hybrid é equipado com um sistema mais elaborado em relação aos restantes veículos híbridos e permite que, numa única relação de caixa fixa, haja uma transferência mais suave. A tecnologia i-MMD, que melhora ainda mais este processo.

  11. Como a tecnologia i-MMD consegue tornar perfeita a transição entre fontes de energia?

  12. Para entender melhor, é preciso saber que o Honda CR-V Hybrid tem três modos de condução:

    Ev Drive – canaliza a energia da bateria de iões de lítio para alimentar o motor elétrico e acionar as rodas, enquanto o motor a gasolina está desligado;

    Hybrid Drive – permite que o motor a gasolina alimente o gerador que assegura a alimentação da bateria;

    Engine Drive – um mecanismo de travagem e embraiagem que cria uma conexão direta entre o motor a gasolina e as rodas.

    O i-MMD, alterna, de forma inteligente e automática, estes três modos de condução. Na maioria das situações de condução urbana, tudo se passa entre o Hybrid Drive e o EV Drive, o que otimiza a eficiência. Quando as viagens são longas e em auto-estrada (mais velocidade), o modo Engine Drive é o mais eficiente.

  13. Como o sistema i-MMD consegue identificar as minhas necessidades de condução?

  14. Tudo reside na sofisticação desta tecnologia avançada. O software de controlo do i-MMD identifica as circunstâncias em que decorre a viagem e decide quando alternar entre modos para maximizar a eficiência. O condutor está sempre livre para apreciar a condução agradável, o silêncio no interior do habitáculo, a música que escolheu ouvir ou mesmo a paisagem.

    A verdade é que os engenheiros do programa CR-V Hybrid da Honda trabalharam arduamente para garantir que a transferência entre as fontes de energia – incluindo a função de start-stop do motor quando parado – seja praticamente imperceptível para os ocupantes.

  15. Quer dizer que o CR-V Hybrid me garante uma condução tranquila?

  16. Sim. Com a transferência suave, não há derivação da linha de transmissão ou feedback indesejável através dos pedais ou do volante. A combinação do motor e a transmissão quase silenciosa significa, de facto, que o CR-V Hybrid possui excelente tranquilidade.

    O sistema i-MMD foi ajustado para garantir que o ruído do motor corresponde às expectativas do condutor e o visor mostra o status da unidade e informa sobre as fontes de energia que estão a ser combinadas, a carga da bateria, o fluxo de energia e o estado da recarga do sistema.

    O condutor usufrui de uma tecnologia que o liberta e tem sempre a informação que lhe permite manter o controlo.

  17. Como posso experimentar o Honda CR-V Hybrid?

  18. Este modelo foi lançado há poucas semanas mas as suas vendas já estão a tomar força. É provável que aviste um destes automóveis no seu caminho diário, mas a melhor maneira é conhecê-lo no concessionário Honda mais perto de si. Marque aqui o seu test drive.