Uma publicação partilhada nas redes sociais alega que uma localidade portuguesa já entrou na tabela das cidades europeias com maior criminalidade: a Amadora. A mensagem é acompanhada por um quadro que mostra a cidade, localizada na Área Metropolitana de Lisboa, a ocupar a posição número 18 desta suposta lista com o “maior índice de criminalidade violenta na Europa”. Num dos posts, o autor recorre à ironia para referir que tem “orgulho em ser português”.

A tabela em questão foi divulgada pelo Numbeo, apresentado na sua página oficial como “o maior banco de dados sobre custo de vida do mundo” e que divulga, por exemplo, “taxas de criminalidade percecionadas”, mas também indicadores de habitação, qualidade de saúde e de transporte. É igualmente referido que a página utiliza o “conhecimento da multidão para obter dados tão confiáveis quanto possível”, ou seja, os dados apresentados resultam da informação disponibilizada pelos utilizadores.

Fact Check. Portugal é o quinto país com mais assaltos da Europa?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tal como refere a publicação em análise, selecionando no Numbeo o indicador “Europa: Índice de Criminalidade por cidade 2023“, encontramos a Amadora na 18.ª posição de um total de 152 cidades europeias, com um índice de 54.6. A Amadora aparece, de resto, à frente de capitais como Londres, Roma ou Dublin. Já a nível nacional, Portugal surge em 28 numa lista de 42 países europeus, com um índice de 31.5. Ainda assim, como esclarece o próprio Numbeo na página oficial, estes dados baseiam-se em “perceções fornecidas pelos utilizadores, que podem diferir das estatísticas oficiais dos governos”. Num texto disponibilizado online, o Numbeo acrescenta mesmo que o “índice serve como uma ferramenta comparativa para avaliar a segurança relativa de diferentes cidades ou países”, ajudando assim as pessoas a tomar “decisões informadas e entender o cenário do crime em locais específicos”.

Regressando a Portugal, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mais recentes sobre a taxa de criminalidade são de 2022. Nesse ano, a Amadora registou uma taxa de criminalidade de 35,9%, mas, de acordo com o INE, vários municípios apresentaram valores bem mais elevados. Aliás, só na Área Metropolitana de Lisboa, os municípios de Almada (38,4%), Barreiro (42,7%), Lisboa (59,5%), Montijo (41,6%), Sesimbra (36,6%) e Setúbal (36%) registaram índices de criminalidade mais elevados do que a vizinha Amadora. Avis, na região do Alto Alentejo, teve em 2022 a taxa de criminalidade mais alta do país: 78,7%.

Também o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2022, no qual são apresentados, entre outros, os dados da criminalidade participada e investigada no país, coloca a Amadora abaixo de outras cidades como Almada, Lisboa e Porto, com 6223 crimes registados.

Conclusão

Não é verdade que a Amadora ocupe a 18.ª posição na lista das cidades com maior índice de criminalidade na Europa. A tabela em questão foi publicada no Numbeo, um site que se baseia em “perceções” dos utilizadores e não em estatísticas oficiais. Aliás, os últimos dados do Ministério da Administração Interna português colocam várias cidades à frente da Amadora, no que diz respeito à taxa de criminalidade.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge