A ideia de que Cristiano Ronaldo gostaria de investir num clube depois de deixar os relvados, seja como proprietário ou investidor, não é propriamente uma novidade. O capitão da Seleção Nacional já disse várias vezes que o futuro passa por aí e que, no final da carreira, pretende fazer parte da estrutura acionista de um emblema.

“Ser dono também de um clube? Não descarto essa hipótese, gostava de ter um clube”, admite Ronaldo na apresentação do seu novo projeto

“Não descarto essa hipótese. É algo em que pensei há alguns anos e gostava de ter um clube, de ser dono de um clube. Sempre fui uma pessoa muito determinada e muito profissional. A saúde não é tudo, mas o tudo também não é nada sem saúde. Já estou no fim da minha carreira”, disse o jogador no passado mês de junho e à margem de um evento em Madrid onde apresentou um novo projeto de investimento, uma marca de água mineral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A publicação conta com quase 50 partilhas

Ainda assim, Cristiano Ronaldo sempre atirou o projeto para o momento em que terminar a carreira. No Facebook, porém, uma publicação indica que o avançado português comprou “um clube milionário português rival do Benfica”. Nos comentários da partilha surge um link consequente que vai dar a uma aparente notícia que tem como título: “Cristiano Ronaldo vai comprar um clube”. No corpo da notícia surge uma referência a José Eduardo, antigo jogador do Sporting que teria dito que gostava de ver Ronaldo “de volta a casa”.

A verdade, contudo, é que Cristiano Ronaldo nunca investiu diretamente num clube — português ou estrangeiro. Adicionalmente, o capitão da Seleção Nacional nunca demonstrou interesse público e claro em investir no Sporting, em particular, ou num “rival do Benfica”, no geral.

Conclusão

Cristiano Ronaldo nunca investiu num clube. Apesar de já ter manifestado a vontade de o fazer quando terminar a carreira, o jogador português nunca entrou diretamente na estrutura acionista de um clube e não é dono de um “rival do Benfica”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge