Uma publicação de Facebook do passado dia 2 de abril alega que a “Disney anunciou um parque temático em solo brasileiro”. O autor partilha uma notícia de conteúdo duvidoso para dar esta alegada notícia. Ainda assim, trata-se de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que Disney terá um parque temático no Brasil. É falso.

A primeira dúvida que salta à vista é quando clicamos na alegada notícia: o resultado é nulo, ou seja, não há nenhum texto ou notícia que confirme as informações divulgadas pelo autor da publicação original. Depois, uma busca por notícias semelhantes para confirmar aquilo que tinha sido divulgado permite concluir que estamos perante um conteúdo que nasce de uma partida do dia 1 de abril, Dia das Mentiras. Essa publicação original acabou por ser partilhada por outros utilizadores sem que fosse acompanhada dessa contextualização ou uma referência ao facto de se tratar de um conteúdo humorístico ou infundado.

Uma publicação de Instagram anterior a esta partilha no Facebook, por exemplo, alega isso mesmo, dizendo que a Disney vai ter um parque de diversões em Florianópolis. Portanto, esta história, além de se tratar de um boato, circulou numa altura conhecida por tradicionalmente se contarem mentiras, quer ao vivo, quer nas redes sociais.

Depois, outros fact-checkers internacionais já desmentiram publicações parecidas com a que estamos a verificar. A conclusão é sempre a mesma: trata-se de uma publicação falsa. Também não é possível encontrar qualquer anúncio oficial da Walt Disney Company — comunicados, notícias ou outras informações nas suas redes sociais — nem tão pouco na câmara municipal de Florianópolis.

Conclusão

Não é verdade que a Disney vá ter um novo parque temático, desta vez localizado no Brasil, em Florianópolis. Essas alegadas notícias são falsas e já foram desmentidas por outros fact-checkers. Não há nenhuma informação oficial de uma suposta construção de um novo parque diversões.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge