Um vídeo que circula no Facebook e que já teve mais de 21 mil partilhas e 870 mil visualizações nos últimos três meses mostra aquilo que parece ser a ministra da Cultura, Graça Fonseca, a atirar a bandeira nacional ao chão. As imagens — retiradas de uma peça jornalística do Jornal da Noite da SIC — foram recolhidas na inauguração da Casa Museu João Vieira. Mas é falso que a governante o tenha feito. O momento completo foi registado por uma televisão regional, que mostra que o vídeo do utilizador que acusa a ministra de atirar a bandeira ao chão foi editado de forma a dar essa ideia.

Sequência de imagens que mostram, alegadamente, a ministra a mandar bandeira ao chão.

As imagens foram recolhidas no dia 20 de outubro de 2019, durante a inauguração da Casa Museu João Vieira, em Vidago, cidade onde nasceu o artista plástico João Rodrigues Vieira. Nas imagens pode ver-se o presidente da câmara de Chaves, Nuno Vaz (ao lado da ministra), o filho do falecido e homenageado João Vieira, o músico dos Ena Pá 200o Manuel João Vieira, e ao lado dele o presidente da junta da União de Freguesias de Vidago, Rui Branco.

O caso ocorre no momento do descerramento da placa de inauguração do museu. As imagens não editadas — como se pode ver num vídeo da televisão regional do Alto Tâmega Sinal TV — mostram que a bandeira nem sequer chega a cair ao chão. É possível ainda perceber que Graça Fonseca só larga a bandeira quando vê que Rui Branco — que segura a bandeira impedindo que esta caia no chão — já a está a segurar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo prova que a publicação no Facebook é falsa. Nessa publicação, não só o vídeo é editado, como no frame a seguir aparece escrito a letras garrafais sobre um fundo vermelho a frase: “A ministra da Cultura atira a bandeira nacional ao chão….”. Além disso, na legenda da publicação, o autor do vídeo atribui esse ato de atirar ao chão a bandeira nacional à governante: “Um magnifico exemplo sra ministra, se é esse o respeito que têm pela nossa pátria, podem hastear a bandeira de cabo verde a vontade na assembleia da republica das bananas.”

O autor comete ainda um outro erro, mais lateral, quando diz que o ato de atirar a bandeira ao chão ocorreu numa “homenagem sentida e justa ao ilustre manuel vieira”. Na verdade, a homenagem não foi a Manuel João Vieira, mas sim ao pai: João Rodrigues Vieira.

Conclusão

É absolutamente falso que a ministra tenha atirado a bandeira nacional ao chão — simplesmente, o vídeo foi editado de uma forma que sugere essa atitude. O vídeo circula há três meses como se fosse verdadeiro, voltando a ser partilhado nos últimos meses. Vendo as imagens na totalidade é possível perceber que não só a ministra não atirou a bandeira ao chão, como a mesma não chegou a cair, já que o presidente da junta local estava a segurá-la.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

De acordo com o sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge