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Lembra-se quando a Efacec surpreendeu o mercado ao conceber o primeiro carregador capaz de entregar 300 kW de potência? Pois bem, há uma nova empresa portuguesa que surpreende a dobrar, tendo concebido uma nova gama de carregadores que, pela primeira vez, chegam aos 600 kW. Não há nada que se lhe aproxime no mercado mundial. Chama-se i-charging e tem a particularidade de ser muito jovem. Talvez, por isso, tenha a vantagem de olhar para o mercado dos veículos eléctricos com outros olhos e nele descortinar negócios que ainda têm muito para dar e evoluir. | Pedro Moreira da Silva, o CEO da companhia que está sedeada no Porto, falou com o Observador e explicou-nos quais são, a seu ver, as principais vantagens dos “supercarregadores portugueses” que já estão a ser notícia lá fora. E se pensa que a potência máxima destes carregadores rápidos é o maior trunfo, desengane-se. A solução da i-charging tem outros “truques” que, acredita Moreira da Silva, vão separar a tecnologia portuguesa da concorrência. Está tudo aqui. | Quem também se separou destacadamente da concorrência foi a Shelby SuperCars, cujo superdesportivo SSC Tuatara deixou para trás Koenigsegg e Bugatti, estabelecendo novo recorde de velocidade máxima e convertendo-se no carro de produção em série mais rápido do mundo. A partir de agora, “discussões” deste tipo só poderão ser travadas a mais de 500 km/h. O novo Giulia GTA não almeja tanto, mas também deve estar apostado em conquistar um recorde no Nürburgring – pelo menos, é isso que somos levados a crer quando vemos dois pilotos de Fórmula 1, Räikkönen e Giovinazzi, a darem o seu contributo para a afinação do Alfa Romeo. | Notícias menos boas para os lados da BMW e da Mini, cujos veículos híbridos plug-in podem arder. Em Portugal, o grupo diz não ter conhecimento de incidentes, mas há veículos afectados. E a Mercedes (que desiste do diesel Renault nos Classe A e B) volta a bater de novo a rival de Munique, tendo sido reconhecida como a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo, segundo o estudo “Best Global Brands” da Interbrand. Foi divulgado o ranking anual da consultora norte-americana, pelo que já sabemos que fabricantes integram a tabela e quanto valem. | Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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SEAT
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Já está à venda a nova versão do Seat Ateca e o SUV compacto da marca espanhola tem mais novidades do que possa parecer à primeira vista. Há melhorias por dentro e por fora, mas o melhor não se vê.
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Fiat
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Numa altura em que o pequeno citadino italiano comemora os seus 40 anos, a Fiat actualiza o Panda com novos conteúdos e estende a motorização mild hybrid a toda a gama. Chega a Portugal em Novembro.
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Mercedes-Benz
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A Mercedes utiliza há muito o motor diesel 1.5 dCi da Renault nos seus modelos mais acessíveis, do Classe A ao B. Mas isso vai acabar, apesar de não por completo.
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Volkswagen
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A VW já anunciou o Golf GTI com 245 cv, que já está disponível em Portugal por menos 7000€ que anteriormente. Agora sabe-se que vai surgiu um GTI Clubsport com 300 cv, mas não a versão Clubsport S.
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Em modo eléctrico
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Dacia
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Com alterações mínimas face ao concept que o antecipou, o Dacia Spring foi revelado na versão definitiva. Será “o Logan dos eléctricos”, ou seja, o mais barato do mercado. Oferece 225 km de autonomia.
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Toyota
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O sedan movido a célula de combustível a hidrogénio vai passar de concept à versão definitiva da sua segunda geração, prometendo desde já um incremento de 30% na autonomia e um estilo mais atraente.
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Fiat
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O citadino italiano vai ser apresentado à imprensa no dia 22, encontro onde serão revelados detalhes do produto, bem como a composição da gama depois do “la Prima”. E vem aí uma versão mais barata.
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Renault
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A Renault revelou como vai entrar no território dos crossovers compactos 100% eléctricos com um modelo do tamanho do Captur, mas cujo interior é maior que o do Mégane… As surpresas não ficam por aqui.
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Tesla
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Desde o início que a Tesla tentou ganhar a confiança dos seus clientes ao oferecer-lhes a possibilidade de devolução do veículo e restituição do pagamento, até sete dias ou 1600 km. Mas isso acabou.
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Muito à frente
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Supercarros
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A barreira dos 500 km/h foi superada pelo superdesportivo norte-americano SSC Tuatara, o novo recordista de velocidade que deixa para trás Koenigsegg e Bugatti, após atingir a “loucura” de 508 km/h.
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Alfa Romeo
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A Alfa Romeo prepara-se para lançar as versões mais desportivas do Giulia, as GTA e GTAm. Daí que tenha solicitado ajuda aos seus pilotos de F1, Räikkönen e Giovinazzi. E eles ajudaram desta forma.
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Alfa Romeo
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O topo de gama Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio permanece imbatível, mesmo em “casa” dos concorrentes. Os alemães preferem o SUV italiano aos adversários germânicos e mesmo frente ao Lamborghini Urus.
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Ponha os olhos nisto
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Rolls-Royce
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Por inacreditável que possa parecer, a União Europeia conseguiu encontrar tempo, entre os seus inúmeros afazeres, para proibir a Rolls-Royce de iluminar o símbolo.
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BMW
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Há cerca de 26.900 BMW e Mini equipados com motores híbridos plug-in (PHEV), 470 dos quais circulam no nosso país, que durante a recarga da bateria ou em algumas condições podem começar a arder.
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Mercado
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A consultora norte-americana Interbrand publicou o seu estudo anual "Best Global Brands". Num ranking de 100 marcas, apenas constam 15 fabricantes de automóveis e a Tesla faz a sua estreia na tabela.
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PSA
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Duas das marcas da PSA anunciaram o descontinuar da produção do Peugeot 108 e Citroën C1. O motivo é as vendas reduzidas, decorrentes da pouca procura por modelos pequenos e baratos na Europa.
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