Como na construção de uma casa, e é a Iniciativa Liberal a casa de todos os liberais, não há forma de se iniciar uma construção sólida sem uma também ela sólida e consistente fundação.

A fundação que suporta a IL é constituída pelo conjunto dos já mais de 6000 liberais que se uniram para tornar Portugal Mais Liberal. Chegaram a esta fundação por diversos caminhos, com mais ou menos experiência política, assentando a sua motivação na valorização de liberdades diferentes, mas que apenas todas elas conjugadas contribuem para um ambiente efetivamente livre, para um país efetivamente mais liberal.

Alguns olham com mais importância para a liberdade económica, num país em que o nível de extorsão fiscal atinge o inenarrável, em que por via de um estado que “custa” 50% do PIB as empresas e as famílias veem suprimida a sua liberdade de escolher, empreender e prosperar.

Outros chegam preocupados com a liberdade política, num país em que o cartão partidário ainda abre portas, ou que falar abertamente de opções políticas ainda pode ser entrave à carreira profissional ou ao acesso em condições de igualdade a alguns espaços sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vêm também outros mais focados nas liberdades sociais, por um país que ainda discute a lei da eutanásia, em que a laicidade do estado ainda não se mostra transversal (podemos desde logo ver as declarações do Presidente da República relativamente ao grupo de discussão sobre a lei já referida), ou em que, apesar de aprovada em 2016 a adoção por casais do mesmo sexo, apenas 16 casais (dados de 2022) conseguiram concluir o processo e ver realizado o seu sonho de constituir família.

São todos estes que constituem a fundação que dão suporte a este grande edifício Liberal, suportando cada um com maior ou menor intensidade cada um dos pilares, mas sabendo que sem a solidariedade entre todos, a estrutura não se suportará. Sem este compromisso, a casa de todos os liberais pode deixar de existir e, por isso, e apesar de cada um em cada momento usar da sua força no suporte de um ou outro pilar, devemos ter sempre em mente que apenas com os três pilares erigidos, visíveis e fortes, é possível construir um Portugal Mais Liberal.

Por isso, liberais, unam esforços para que esta fundação seja sólida, e tão forte quanto forte é a necessidade de Fazer Crescer Portugal.