506kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

José Augusto Filho

Convidado

Artigos publicados

Guerra na Ucrânia

O Ocidente ao sondar do abismo

É natural que a agressão russa desperte comoção ao nível dos ataques do 11 de Setembro. Como berço do Iluminismo, no entanto, o Ocidente deveria evitar adotar comportamentos somente com base na emoção
Guerra na Ucrânia

Cancelamento da Rússia: se o limão virar limonada

Ações para isolar diplomática e economicamente a Rússia tendem a fortalecer o clube dos autocratas. Exemplos não faltam para demonstrar que, se Putin permanecer no poder, não será de todo abandonado.
Guerra na Ucrânia

A Europa e o novo Oriente Médio

O que está em jogo na Ucrânia não é só a carreira longeva de um autocrata. A ambição de disseminar a democracia que destruiu a frágil ordem política regional do Oriente Médio agora ameaça a Europa.
Guerra na Ucrânia

A Rússia e o novo ambiente de segurança na Europa

Putin percebe o contexto internacional dominado por um número limitado de potências em condições iguais de poder. As principais questões mundiais devem ser decididas por elas de forma concertada.
Alterações Climáticas

COP26: ambições máximas, compromissos mínimos

Antes de contribuir para a construção de arranjos multilaterais exequíveis, a pressão de americanos e europeus por acordos radicais limita o engajamento de países imprescindíveis à solução do problema
Brasil

Todos contra a democracia

A disputa entre o lulopetismo e o bolsonarismo pelo poder revela que o retrocesso democrático no país se liga a uma sequência de governos sem apreço pelas liberdades.
Novo Acordo Ortográfico

Uma comunidade às avessas

Da forma em que foi conduzido, o Acordo serve mais para enfraquecer a língua de Camões do que para disseminá-la. Quanto aos ganhos políticos e económicos esperados, foram até agora praticamente nulos.
Brasil

O populismo nosso de cada dia

Enquanto os planos de recuperação económica não surtem efeito, Bolsonaro tenta governar acima das instituições democráticas adotando um presidencialismo plebiscitário tipicamente populista.
Lusofonia

Multilateralismo vacilante da comunidade lusófona

A distância que impede o Português de rivalizar com o soft power dos mundos de língua inglesa ou francesa não é o único obstáculo à lusofonia. Há outro obstáculo estrutural: o regresso do unilateralismo
Brasil

Os profissionais e a várzea

Para ter chance de êxito, Bolsonaro deve parar de criar constrangimentos para si próprio, neutralizar os radicais “olavetes” e assumir o papel de principal articular político do governo.
Venezuela

Duelo de Titãs

A presença de Rússia e China no tabuleiro caribenho endurece o jogo para os Estados Unidos e seus aliados, Brasil inclusive, que passaram a tratar a questão com maior cautela.
Brasil

A hora da verdade

Com o Congresso sob comando de aliados, o governo Bolsonaro depende apenas de si para dar certo. Desorientada em seu labirinto de erros, a esquerda não consegue alinhar uma estratégia de oposição.
Brasil

Abertura, liberdade e obediência às normas

Sob arranjos multilaterais e sem compromisso com o ranço ideológico de governos passados, Bolsonaro adota princípios liberais de política exterior para integrar a economia do país ao mundo.
Venezuela

O ditador, os tiranetes e a ópera bufa autoritária

A posse de Maduro foi uma encenação do que restou de mais farsesco, autoritário e mofado no cenário político mundial. Numa peça de humor sem graça, o PT foi representado pela presidente do partido.
Brasil

Bolsonaro coloca superministérios em marcha

Na montagem do governo, o novo presidente elegeu duas pastas que podem responder pelo sucesso ou fracasso de sua administração. No comando dos superministérios, nomes de reconhecida capacidade técnica
Brasil

Agora é com Bolsonaro

Assombrado pelo imbróglio envolvendo seu filho, Jair Bolsonaro inicia mandato tendo que se esquivar dos obstáculos lançados no caminho pelos adversários para minar seu governo.
Brasil

O vale-tudo da resistência lulopetista

Nos dois meses que separam a eleição da posse do novo presidente, os sobreviventes do tsunami eleitoral blindam-se e o Judiciário destaca-se quando o tema é garantir privilégios e proteger os amigos.
Brasil

Bolsonaro e o desmonte do mecanismo lulopetista

Ao montar seu governo, o futuro presidente promete domar o Estado empresário interventor com a adoção do liberalismo econômico. Na guerra contra o marxismo cultural a arma será o conservadorismo.
Eleições no Brasil

A agonia da esquerda brasileira

O colapso do lulopetismo levará para o limbo boa parte do sistema político brasileiro, organizado a partir das posições de um PT que nas últimas décadas foi a principal força de esquerda no continente
Eleições no Brasil

O dia depois de amanhã. Faltou combinar com russos

O resultado da primeira volta das eleições no Brasil pintou um quadro fiel da derrota do lulopetismo. A partir de 2019, o país tem um encontro marcado com o seu tradicional conservadorismo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.