O crescimento na disponibilidade e na procura por trabalho remoto está como nunca esteve, e muitas empresas estão ainda a tentar mudar de uma presença no escritório para trabalho remoto permanente ou até híbrido. Esta transição para locais de trabalho mais remotos ocorreu em tempos desafiantes e sem aviso. Tem sido uma viagem atribulada para todos – empresas e pessoas mundialmente, e não sei se podemos afirmar que já chegamos todos ao porto seguro…

A maioria das empresas está apenas no início de descobrir o que significa ser uma empresa remota, ou híbrida. Sabemos que o trabalho remoto é uma espada de dois gumes – quando bem administrado, pode ser uma experiência transformadora e fortalecedora. No entanto, quando mal administrado, aceitar um desafio totalmente remoto pode ser um verdadeiro pesadelo.

Optar pelo trabalho remoto, para muitos significa sentirem-se protegidas e capazes de controlar um ambiente seguro para si ou para as pessoas ao seu redor, bem como o benefício que pode trazer no balanço positivo da vida pessoal-profissional. No entanto, mesmo nas melhores circunstâncias, o trabalho remoto não deixa de ser isolante, e reconhecendo que para os funcionários, uns mais do que outros, provavelmente precisarão de assistência para manter as conexões pessoais de que precisam para colaborarem como funcionários e pessoas que trabalham remotamente. Trata-se de encontrar o equilíbrio certo!

O que procurar numa opção híbrida? O trabalho remoto precisa ser diferente do trabalho tradicional baseado em escritório. Os modos e normas do trabalho em escritório não se encaixam bem no trabalho remoto. Para que funcione bem, as empresas precisam de pôr de parte o estilo de trabalho centrado no escritório, abraçar os pontos fortes do trabalho remoto e fazer a transição para um estilo mais assíncrono de colaboração, comunicação e confiança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pergunte por que é que a empresa optou por híbrido. Ao considerar locais de trabalho híbridos, como potencial candidato deve-se procurar que isso seja resultado de uma decisão ativa. A empresa deve ser capaz de comunicar o benefício e a motivação sem dificuldade. Procure menções à cultura, ambiente solidário, estabilidade, e responsabilidade social.

Pergunte sobre um dia normal quando remoto. Se for visto como um dia normal, isso pode ser um ponto negativo. Pode ser uma indicação de falta de convicção em adotar o trabalho remoto.

Procure exemplos de situações que os fez evoluir com a transição forçada para o mundo remoto. Coisas como: tempo de foco dedicado, distrações reduzidas, maior qualidade de vida em geral devido à flexibilidade, etc. Considere pontos de bônus para respostas envolvendo a inclusão de diferentes tipos de personalidades, estilos de trabalho ou de vida, e responsabilidades que envolvam cuidar de um terceiro (filhos, pais).

Pergunte sobre um dia normal no escritório. Para locais de trabalho híbridos, tratar o trabalho no escritório como um dia normal também pode ser um ponto negativo. É preciso haver uma motivação para além do padrão comum, deve haver um foco na colaboração, na formação de equipas, e na cultura. Como reconhecimento do padrão comum, deve sempre existir um espaço dedicado e definido onde os colaboradores podem ir quando precisam de uma pausa na vida do escritório em casa.

Deve haver atenção especial ao processo de contratação híbrida para fornecer maior percepção da cultura (visível) que um escritório físico oferece. Procure empresas que desejam vender as vantagens do seu ambiente através de uma visita opcional às instalações. É uma oportunidade para eles se exibirem e para os candidatos obterem uma avaliação pessoal, que são realmente difíceis, ou quase impossíveis, num processo totalmente virtual.

Agora, pergunte a si mesmo o que você realmente precisa. Se acha que precisa do apoio que um escritório pode oferecer, mas ainda precisa de muita flexibilidade do que o trabalho remoto oferece, uma abordagem híbrida pode ser exatamente o que você precisa. Um lugar que permita que se renove; em parte, fornecendo a flexibilidade de que precisa, rodeado de um ambiente acolhedor e onde se sinta bem e produtivo. Ao mesmo tempo, permitindo que o “monstro” do trabalho remoto floresça, evolua e se estabilize.

Sempre dedicada ao ser humano e à colaboração dos que são o recheio de uma empresa. O respeito, honestidade e comunicação transparente é o meu norte, e nem eu sei ser de outra forma. Paixão pelo trabalho em equipa, como equipa e sempre em equipa é no que acredito. Encaminhando tudo para o sucesso e ser aquele apoio para que em conjunto consigamos atingir um crescimento mútuo, e de sucesso, é definitivamente o meu papel!

O Observador associa-se à comunidade Portuguese Women in Tech para dar voz às mulheres que compõe o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.