Intervenção Militar
Conflitos

Coreia do Sul dispara contra avião russo

210
Um avião russo sobrevoou os rochedos de Liancourt, território disputado pelo Japão e pela Coreia do Sul. Apesar dos tiros de advertência, o jato terá entrado no espaço duas vezes. Rússia nega invasão.
Irão

Reino Unido reforça presença militar no Golfo 

182
Um navio HMS Duncan, Type 45 Destroyer será enviado nos próximos dias para o Golfo Pérsico. Reforço militar surge depois de Teerão exigir a libertação do petroleiro apreendido pelos britânicos.
Intervenção Militar

Explosão de mina no Mali fere 10 membros da ONU

Um veículo que transportava dez membros da missão das Nações Unidas no Mali atingiu uma mina no norte do país. Quatro pessoas ficaram feridas de forma grave. Os ocupantes receberam cuidados médicos.
Equipamento Militar

Portugal reforça presença militar no Mali

Presença de Portugal no Mali será reforçada com "a presença de um avião C-295 da Força Aérea e de seis militares". O Mali tem sido palco de agitação desde 2012.
Estados Unidos da América

EUA estudam reforçar tropas no Médio Oriente

Numa altura em que a tensão entre EUA e Irão tem sido notícia, com avisos e ameaças de parte a parte, a Defesa estará a avaliar o envio de uma contingência militar para prevenir ataques.
Conflitos

Índia faz ataque aéreo no Paquistão

369
A Índia diz que bombardeou uma base jihadista no Paquistão. Fala em 350 mortos. O Paquistão diz que foi"agressão" e avisa o Exército e população para estarem "prontos para desenvolvimentos".
Venezuela

Guaidó não descarta pedir intervenção estrangeira

390
O autoproclamado Presidente invoca a Constituição venezuelana para um possível pedido de intervenção de militares estrangeiros, dizendo no Facebook que todas as opções estão abertas.
Moscovo

Rússia acusa EUA de encobrir ação na Venezuela

Rússia recusa proposta dos Estados Unidos acusando-os de encobrir provocações com o envio de ajuda humanitária como meio de desestabilizar a situação no país, em crise política, financeira e social.
Intervenção Militar

RCA. Insegurança obriga a operação mais ampla

112
Há três semanas que dura "um impasse" em Bambari, na República Centro Africana, com parte da população "capturada" por grupos armados e impossibilitada de fazer uma vida normal.
Defesa

RCA. Ministro da Defesa diz que missão é perigosa

119
"Já sabíamos que não seria uma missão fácil, mas o desempenho tem sido extraordinário, fora de série", disse João Gomes Cravinho, sobre os dias de risco dos militares na República Centro Africana.
Líbia

500 mil crianças líbias em "perigo imediato"

Os combates entre milícias rivais, que decorrem desde 27 de outubro, já provocaram pelo menos 115 mortos e cerca de 400 feridos, indica o último balanço do ministério da Saúde líbio.
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
Estados Unidos da América

Avião norte-americano violou espaço da Venezuela

O ministro da Defesa venezuelano disse esta segunda-feira que os EUA violaram mais uma vez o espaço aéreo venezuelano. Desta vez foi com um Boeing C17 das Forças Aéreas, que descolou da base Hato.
Brasil

Intervenção militar no Rio será "laboratório"

A intervenção militar no Rio de Janeiro, que está nas mãos do Exército, decretada pelo Presidente Michel Temer será um "laboratório" para o resto do país.
Tribunal de Contas

Tribunal aponta falta de transparência na Defesa

Auditoria dos juízes à Lei de Programação Militar apontam “insuficiências” e deficiências” nos sistemas de compras que impediram a “adequada apreciação” das contas.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

388
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Conflito na Síria

Síria: Hillary Clinton em sintonia com Trump

127
Horas antes da investida dos Estados Unidos contra base militar de Assad, a candidata derrotada nas últimas eleições defendeu o ataque armado ao regime sírio.
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues deu importânica ao setor da defesa

O presidente da Assembleia da República defendeu que os objetivos da segurança nacional jogam-se cada vez mais na participação em missões militares das organizações internacionais.
Intervenção Militar

Rússia fornece helicópteros militares a Angola

Rússia prevê fornecer helicópteros a quatro países africanos, entre os quais Angola, de acordo com a Rosoboronexport, a empresa russa responsável pelas exportações militares do país.
País

Polémica Colégio Militar. Marcelo aceita demissão

2345
Chefe do Estado-Maior do Exército, Carlos Jerónimo, pediu a demissão depois de declarações polémicas feitas ao Observador por subdiretor do Colégio Militar sobre os alunos homossexuais.
Estado Islâmico

Canadá termina ataques aéreos na Síria e Iraque

O Canadá vai terminar os ataques aéreos dirigidos contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria e no Iraque a 22 de fevereiro e fazer regressar ao país os seis aviões de combate envolvidos nas operações, anunciou o Governo.
Guerra

Fim de bombardeamentos dependem de negociações

O presidente francês, François Hollande, afirmou que avaliará a vontade do regime sírio de negociar em função da suspensão "dos bombardeamentos cegos e da política de matar à fome cidades inteiras", uma "violação flagrante do direito internacional".
Conflito na Síria

Terrorismo. Rússia culpa arrogância dos EUA

A arrogância dos Estados Unidos, que impõe as suas condições à coligação internacional que bombardeia os terroristas na Sìria e no Iraque, dificulta a luta contra o terrorismo, lamentou hoje o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.
Amnistia Internacional

Rússia acusada de crimes de guerra na Síria

A Amnistia Internacional acusou hoje a Federação Russa de ter matado "centenas de civis" e causado "destruição massiva" na Síria, o que pode "constituir crimes de guerra".
Síria

Rússia reentra nas discussões sobre a Síria

A Rússia e os Estados Unidos confirmaram para esta sexta-feira, em Nova Iorque, o anunciado encontro internacional sobre a crise na Síria.
Síria

Assad diz que ganha a guerra em menos de 1 ano

A guerra na Síria pode acabar em menos de um ano, mas os esforços para uma mudança de regime podem prolongá-la, disse ao fim de quinta-feira o Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Intervenção Militar

Rússia está a proteger os seus interesses na Síria

O embaixador russo em Lisboa disse que a intervenção militar da Rússia na Síria se destina a "proteger os seus próprios interesses" e evitar que a ameaça terrorista entre no seu território.
França

Porta-aviões francês vai para o Golfo

Nos próximos dias, o porta-aviões "vai assumir responsabilidades de comando face aos nossos aliados no âmbito da coligação" contra o Estado Islâmico.
Estado Islâmico

Reino Unido vota bombardeamentos na Síria

O parlamento britânico debate e vota hoje a moção do Governo de David Cameron, que pede autorização para bombardeamentos aéreos na Síria. Labour dividido.
Conflitos

Rússia recusa reunir com Turquia

O presidente russo, Vladimir Putin, recusou reunir-se com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, à margem da Conferência do Clima, em Paris.
Afeganistão

"Assustador catálogo de erros" em ataque dos EUA

A investigação dos Estados Unidos ao ataque aéreo a um hospital dos Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão revelou um "assustador catálogo de erros" cometidos pelos militares norte-americanos.
Síria

Rússia bombardeou 53 alvos na Síria em 24 horas

Aviões russos bombardearam 53 alvos na Síria nas últimas 24 horas, destruindo campos de treino, postos de comando e depósitos de munições do grupo extremista Estado Islâmico.
Iémen

Mais de 130 mortos em casamento no Iémen

Pelo menos 131 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação militar liderada pela Arábia Saudita a um casamento na província de Taiz, sudoeste do Iémen.
Afeganistão

Exército dos EUA conivente com abuso de crianças

O New York Times e a Fox News denunciaram na segunda-feira a alegada conivência do exército norte-americano com abusos sexuais a menores praticados pelos seus aliados no Afeganistão.
Terrorismo

Novo recolher obrigatório na Turquia

Na Turquia, foi anunciado este domingo um novo recolher obrigatório, com o intuito de deter militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Turquia

Tropas turcas perseguem rebeldes curdos no Iraque

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou ter levado a cabo uma operação terrestre no norte do Iraque. O objectivo era perseguir os rebeldes do partido curdo PKK.
Intervenção Militar

EUA preocupados com Síria

O secretário de Estado John Kerry, contactou hoje o seu homólogo russo Sergei Lavrov para lhe expressar a "inquietação dos Estados Unidos" face a um envolvimento de Moscovo na Síria.
Arábia Saudita

Tropas sauditas entram no Iémen

Tropas da Arábia Saudita entraram em território iemenita, na que é a primeira incursão terrestre saudita no país desde o início da intervenção militar contra os rebeldes xiitas huthis.
Turquia

Ataque ao PKK "até não restar qualquer terrorista"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que a ofensiva armada contra os militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) vai prosseguir "até não restar qualquer terrorista".
Turquia

Turquia aprova uso de bases pelos EUA

A Turquia aprovou oficialmente o acordo que permite a utilização pelos Estados Unidos e países aliados das suas bases militares para atacarem o grupo extremista Estado Islâmico.
Terrorismo

Bombardeamentos no Iémen fazem mais de 100 mortos

Mais de 100 pessoas, na sua maioria civis, morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação internacional, no norte e sul do Iémen.
Crime

Novos abusos sexuais na República Centro-Africana

A missão das Nações Unidas na República Centro-Africana foi informada de acusações de abusos sexuais cometidos pelos capacetes azuis "contra crianças de rua em Bangui".
Intervenção Militar

Recrutador do Estado Islâmico morto no Iraque

Um importante recrutador do grupo auto designado Estado Islâmico foi morto por um ataque aéreo, em 15 de junho, em Mossul, no norte do Iraque, anunciou na o Departamento da Defesa dos EUA.
Al-Qaeda

Drone americano mata líder da Al-Qaeda no Iémen

Nasser Al-Ansi, alto responsável que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo, foi morto por um drone norte-americano no Iémen.
Defesa

Militares não partiram para combater EI

1051
Estava tudo pronto para os 30 militares portugueses partirem esta quarta-feira para o Iraque, onde se espera que ajudem no combate ao Estado Islâmico. Mas o avião não chegou a descolar de Figo Maduro.
Comissão Europeia

Operação militar contra traficantes de imigrantes

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia vão solicitar na quinta-feira o início dos preparativos para uma operação militar contra as embarcações dos traficantes de imigrantes.
Iémen

Rússia "desapontada" com intervenção no Iémen 

A Rússia declarou-se "desapontada" com a operação militar lançada contra os rebeldes 'huthis' no Iémen sem mandato da ONU e instou todas as partes em conflito a cessar os combates e negociar.
Terrorismo

Iémen: mais de 110 mortos em novos combates

Mais de 110 pessoas morreram em novos combates no sul do Iémen, entre rebeldes xiitas e partidários do presidente apoiado pela Arábia Saudita, enquanto a ajuda humanitária da Cruz Vermelha continua bloqueada.
Terrorismo

Pelo menos 53 mortos nos últimos combates no Iémen

Pelo menos 53 pessoas, incluindo 17 civis, morreram em menos de 24 horas em combates violentos em Aden, no sul do Iémen, entre rebeldes xiitas e apoiantes do chefe de Estado.
Terrorismo

Hamas apoia presidente do Iémen contra rebeldes

255
Movimento islâmico Hamas expressou apoio ao presidente do Iémen, Abdo Rabu Mansur Hadi, por considerar que está do lado da "legitimidade política" e a procurar o consenso entre o seu povo.
Guerra

Hezbollah quer derrotar Arábia Saudita no Iémen

A Arábia Saudita, que lidera uma intervenção no Iémen, vai ser "derrotada", afirmou o chefe do movimento xiita libanês Hezbollah, pró-iraniano, Hassan Nasrallah.
Médio Oriente

Arábia Saudita lança operação militar no Iémen

Investida no Iémen contra os rebeldes shiitas Houthi arrancou quarta-feira. A Arábia Saudita está preocupada com o avanço das milícias no Iémen, que tomaram o controlo da capital Sanaa em março.
Nigéria

Boko Haram mata dezenas de mulheres

Militantes do grupo Boko Haram mataram 11 pessoas num ataque a Gamboru, no nordeste da Nigéria, após terem morto dezenas de mulheres na cidade vizinha de Bama.
Intervenção Militar

UE: 8 portugueses em missão militar na República Centro-Africana

A missão foi hoje formalmente aprovada depois de ter sido criada a 19 de janeiro e tem como objetivo apoiar a reforma do setor da segurança nas forças armadas da República Centro-Africana.
Guerra Civil

Iraque promete libertar Tikrit em três dias

As forças de segurança iraquianas que estão a sitiar Tikrit, onde há centenas de combatentes do stado Islâmico, vão libertar esta cidade do norte do Iraque em três dias, afirmou um porta-voz à AFP.
Armamento

Coreia do Norte testa mísseis de submarinos

A agência sul-coreana Yonhap, que cita fontes militares sul-coreanas, noticia hoje que o exército norte-coreano fez, há cerca de um mês, novos testes a equipamentos para disparar mísseis de submarinos.
Estado Islâmico

Pentágono quer inflingir derrota definitiva ao EI

O chefe do Pentágono indigitado, Ashton Carter, afirmou na quarta-feira que é necessário infligir uma "derrota definitiva" ao Estado Islâmico, declarou hoje o responsável perante o Senado norte-americano.
Afeganistão

42 mortos em ataque em Dagam

Pelo menos 42 pessoas morreram no terceiro dia da campanha lançada pelas forças de segurança afegãs para recuperar o distrito oriental de Dangam, no Afeganistão.
Estado Islâmico

40 combatentes do EI mortos em combate

Pelo menos quarenta combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) morreram hoje devido aos bombardeios da coligação internacional ao norte de Mossul.
Estado Islâmico

97 jihadistas mortos no Iraque

Operações lançadas este domingo contra o grupo radical Estado Islâmico no norte e no este do Iraque também causaram a morte a 17 soldados iraquianos.
Guerra

Iraque: Mais de 1.200 pessoas morreram em outubro

Bagdad, 01 nov (Lusa) -- Pelo menos 1.273 pessoas morreram e 2.010 ficaram feridas na sequência de atos de terrorismo e de violência durante o mês de outubro no Iraque, de acordo com a missão das Nações Unidas naquele país.
Governo

Aguiar Branco defende reformas feitas na defesa

O ministro da Defesa Nacional afirmou hoje que o Orçamento do Estado para 2015 na sua pasta resulta das reformas que têm vindo a ser feitas na área da Defesa e que permitem uma "alteração qualitativa muito significativa".
Iraque

EI desloca-se como quer em Al-Anbar

De acordo com o Pentágono, o Exército iraquiano perdeu totalmente o controlo em Al-Anbar, depois de uma série de ataques do Estado Islâmico, que enfraqueceram as sua posição.
Estado Islâmico

Síria considerará agressão intervenção da Turquia

O governo turco autorizou uma ação militar contra o EI na Síria e no Iraque. Para o governo de Damasco, a intervenção representa "uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas".
Cimeiras

NATO e ONU pedem unidade contra jihadistas 

Os secretários-gerais da NATO e das Nações Unidas mostraram-se de acordo face à necessidade de "uma posição mais forte e unida" da comunidade internacional na luta contra o radicalismo islâmico.
Estado Islâmico

EUA e Irão discutiram estratégia contra o EI

Os Estados Unidos da América e o Irão discutiram esta semana a estratégia de combate ao Estado Islâmico, à margem das negociações bilaterais sobre o programa nuclear do Governo de Teerão.
Estado Islâmico

EUA fazem 1º ataque ao EI perto de Bagdade

Os EUA atacaram pela primeira vez posições do Estado Islâmico perto de Bagdade, depois de 160 operações no norte e oeste do país.
Estado Islâmico

Casa Branca: "Estamos em guerra contra o EI"

John Kerry tinha sido reticente em utilizar a palavra "guerra" para qualificar o alargamento da operação militar norte-americana contra o EI no Iraque e na Síria. A Casa Branca desfez as dúvidas.
Intervenção Militar

China apoia intervenção de EUA contra o EI

Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês pronunciou-se dizendo que deve haver uma cooperação internacional no combate ao terrorismo. Colocando-se ao lado dos Estados Unidos da América.
Médio Oriente

EUA reunirão 40 países contra o Estado Islâmico 

Mais de 40 Estados já se comprometeram em participar na coligação, apesar de apenas 25 terem sido designados. Obama anuncia estratégia na quarta-feira.
Síria

Estado Islâmico combate com armas norte-americanas

302
Um relatório com base na análise nas apreensões feitas pelas forças militares curdas concluiu que o Estado Islâmico está a combater com um "número significativo" de armas norte-americanas.
Terrorismo

EUA lançam novos ataques contra Estado Islâmico

Os Estados Unidos lançaram novos ataques aéreos contra os "jihadistas" do Estado Islâmico, bombardeando posições dos extremistas sunitas próximo da barragem de Haditha, no oeste do Iraque.
Terrorismo

'Jihadistas' não intimidam EUA

Obama declarou hoje que os Estados Unidos "não se vão deixar intimidar" pela execução do jornalista Steven Sotloff, momentos depois de a Casa Branca ter confirmado a autenticidade do vídeo.
Intervenção Militar

Australia justifica intervenção no Iraque

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou que a alegada execução do jornalista norte-americano Steven Sotloff pelo Estado Islâmico "justifica" uma intervenção militar no Iraque.
Conflito na Ucrânia

Putin desafia Ucrânia para negociações

Na resposta às pressões europeias, o presidente russo decidiu apelar à Ucrânia para que comecem negociações com vista ao fim do conflito. Mas a crispação dificulta uma resolução rápida.
Terrorismo

EUA admitem ataques à Síria para travar ISIS

Cresce preocupação dos EUA face ao ISIS, o grupo terrorista mais perigoso de sempre pela "sofisticação e dinheiro" de que dispõe. Intervenção na Síria está em cima da mesa para travar avanço jihadista
Iraque

EUA lançam ataque aéreo perto de Mossul

Caças norte-americanos começaram operação durante a noite no que será um dos maiores ataques até ao momento contra posições dos 'jihadistas' do Estado Islâmico.
Conflitos Religiosos

ISIS conquista território, cristãos fogem 

Os combatentes do Estado Islâmico tomaram posições durante a noite, na sequência da retirada das forças curdas, explicaram residentes de Qaraqosh. Tal Kayf, Bartella e Karamlesh foram também ocupadas.
Conflito na Síria

Tropas estão a atacar hospitais e clínicas

Ban Ki-moon disse que tanto as forças governamentais como as rebeldes estavam a atacar, de forma crescente, serviços vitais, como estações de tratamento de água e fios de transmissão de eletricidade
Terrorismo

Ataque suicida no Afeganistão mata 16 pessoas

Um ataque suicida levado a cabo no leste do Afeganistão pelos talibãs matou 16 pessoas, incluindo dez civis, dois polícias e quatro soldados checos.
A página está a demorar muito tempo.