455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Intervenção Militar

A História do Dia

A NATO corre perigo de vida?

Um por todos, todos por um. Se um dos membros da NATO for atacado, os outros têm de ir em seu auxílio. Caso contrário, a NATO morre. Mas será que valem todos o mesmo?
Etiópia

Tigray. Etiópia defende intervenção da Eritreia

O Governo etíope defendeu uma incursão armada do Exército eritreu no norte da Etiópia, onde autoridades federais travam uma guerra contra forças da Frente Popular de Libertação do Tigray.
Gabinete de Guerra

O sucesso militar ucraniano em Kharkiv

O major-general Arnaut Moreira e o historiador Bruno Cardoso Reis salientam a estratégia. Operação na cidade "tem empurrado russos em direção à fronteira e levado à mobilização de tropas já na Rússia"
Austrália

Ilhas Salomão denunciam ameaça de invasão

O chefe do governo das Ilhas Salomão diz existir um "risco de intervenção militar" e uma falta de confiança por parte da Austrália e dos EUA no pacto assinado entre o arquipélago e Pequim.
Mali

França anuncia retirada de tropas do Mali

A França possui uma das suas maiores operações militares no Mali desde 2013, com a operação Barkhane a envolver atualmente cerca de 4.300 efetivos no Sahel e cerca de 2.500 estão no Mali.
Moçambique

Moçambique. Cimeira da SADC debate apoio militar

A cimeira irá discutir o apoio para a operacionalização dos objetivos para restaurar a paz e estabilidade em Cabo Delgado, província rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes.
Ucrânia

Separatistas pró-Rússia matam soldado ucraniano

Na região leste da Ucrânia, onde as tropas russas estão concentradas, existe um forte movimento separatista pró-Rússia que quer tornar aquela área ucraniana em território russo.
Golpe de Estado

Líder da junta militar nega crise na Guiné-Conacri

O autoproclamado Presidente interino rejeitou a intervenção da Comunidade de Estados da África Ocidental no país, com o argumento de que a Guiné-Conacri "quer resolver os seus problemas internamente."
Moçambique

Novo Centro de Saúde de Palma custa 1,7 milhões

A parte do atendimento externo, incluindo a maternidade, foram vandalizadas, e é preciso construir duas novas enfermarias. O Centro de Saúde foi destruído em março pelos ataques em Palma.
Brasil

Bolsonaro defende manifestantes de extrema-direita

Bolsonaro considerou injusto investigar uma série de manifestações de extrema-direita que tinham em vista uma "intervenção militar" para mantê-lo no poder. "Isso é liberdade de expressão", acrescentou
Moçambique

Moçambique. UE endossa missão de formação militar

Os 27 preveem a possibilidade de lançar uma medida de assistência às Forças Armadas de Moçambique que inclui o fornecimento de equipamento não letal, de maneira a apoiar a projeção em Cabo Delgado.
Moçambique

Moçambique. Ataque em Palma foi "estratégico"

Analista considera que a crise de segurança em Cabo Delgado está a "tornar-se mais séria" e que "vai ser necessária uma intervenção internacional para recuperar o controlo da região" moçambicana.
Afeganistão

EUA começaram a retirar tropas do Afeganistão

Os EUA já tinham retirado muitos dos 12 mil soldados estavam destacados para o Afeganistão, restando agora um efetivo de cerca de 4.500 militares, que vai ser reduzido para menos de metade.
Intervenção Militar

Austrália pede desculpa por mortes ilegais

"Ao povo do Afeganistão, em nome das forças de defesa australiana, peço sinceras e sem reservas desculpas por qualquer ato ilícito dos soldados australianos", disse o General Angus Campbell.
Governo

Coronel Paulo Abreu para comandar missão na RCA

Governo decidiu propor ao PR a nomeação do coronel Paulo Neves de Abreu para cargo de comandante da missão de treino da UE na República Centro Africana.
Conflitos

Coreia do Sul dispara contra avião russo

Um avião russo sobrevoou os rochedos de Liancourt, território disputado pelo Japão e pela Coreia do Sul. Apesar dos tiros de advertência, o jato terá entrado no espaço duas vezes. Rússia nega invasão.
Irão

Reino Unido reforça presença militar no Golfo 

Um navio HMS Duncan, Type 45 Destroyer será enviado nos próximos dias para o Golfo Pérsico. Reforço militar surge depois de Teerão exigir a libertação do petroleiro apreendido pelos britânicos.
Intervenção Militar

Explosão de mina no Mali fere 10 membros da ONU

Um veículo que transportava dez membros da missão das Nações Unidas no Mali atingiu uma mina no norte do país. Quatro pessoas ficaram feridas de forma grave. Os ocupantes receberam cuidados médicos.
Equipamento Militar

Portugal reforça presença militar no Mali

Presença de Portugal no Mali será reforçada com "a presença de um avião C-295 da Força Aérea e de seis militares". O Mali tem sido palco de agitação desde 2012.
Estados Unidos da América

EUA estudam reforçar tropas no Médio Oriente

Numa altura em que a tensão entre EUA e Irão tem sido notícia, com avisos e ameaças de parte a parte, a Defesa estará a avaliar o envio de uma contingência militar para prevenir ataques.
Conflitos

Índia faz ataque aéreo no Paquistão

A Índia diz que bombardeou uma base jihadista no Paquistão. Fala em 350 mortos. O Paquistão diz que foi"agressão" e avisa o Exército e população para estarem "prontos para desenvolvimentos".
Venezuela

Guaidó não descarta pedir intervenção estrangeira

O autoproclamado Presidente invoca a Constituição venezuelana para um possível pedido de intervenção de militares estrangeiros, dizendo no Facebook que todas as opções estão abertas.
Moscovo

Rússia acusa EUA de encobrir ação na Venezuela

Rússia recusa proposta dos Estados Unidos acusando-os de encobrir provocações com o envio de ajuda humanitária como meio de desestabilizar a situação no país, em crise política, financeira e social.
Intervenção Militar

RCA. Insegurança obriga a operação mais ampla

Há três semanas que dura "um impasse" em Bambari, na República Centro Africana, com parte da população "capturada" por grupos armados e impossibilitada de fazer uma vida normal.
Defesa

RCA. Ministro da Defesa diz que missão é perigosa

"Já sabíamos que não seria uma missão fácil, mas o desempenho tem sido extraordinário, fora de série", disse João Gomes Cravinho, sobre os dias de risco dos militares na República Centro Africana.
Líbia

500 mil crianças líbias em "perigo imediato"

Os combates entre milícias rivais, que decorrem desde 27 de outubro, já provocaram pelo menos 115 mortos e cerca de 400 feridos, indica o último balanço do ministério da Saúde líbio.
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
Estados Unidos da América

Avião norte-americano violou espaço da Venezuela

O ministro da Defesa venezuelano disse esta segunda-feira que os EUA violaram mais uma vez o espaço aéreo venezuelano. Desta vez foi com um Boeing C17 das Forças Aéreas, que descolou da base Hato.
Brasil

Intervenção militar no Rio será "laboratório"

A intervenção militar no Rio de Janeiro, que está nas mãos do Exército, decretada pelo Presidente Michel Temer será um "laboratório" para o resto do país.
Tribunal de Contas

Tribunal aponta falta de transparência na Defesa

Auditoria dos juízes à Lei de Programação Militar apontam “insuficiências” e deficiências” nos sistemas de compras que impediram a “adequada apreciação” das contas.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Conflito na Síria

Síria: Hillary Clinton em sintonia com Trump

Horas antes da investida dos Estados Unidos contra base militar de Assad, a candidata derrotada nas últimas eleições defendeu o ataque armado ao regime sírio.
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues deu importânica ao setor da defesa

O presidente da Assembleia da República defendeu que os objetivos da segurança nacional jogam-se cada vez mais na participação em missões militares das organizações internacionais.
Intervenção Militar

Rússia fornece helicópteros militares a Angola

Rússia prevê fornecer helicópteros a quatro países africanos, entre os quais Angola, de acordo com a Rosoboronexport, a empresa russa responsável pelas exportações militares do país.
País

Polémica Colégio Militar. Marcelo aceita demissão

Chefe do Estado-Maior do Exército, Carlos Jerónimo, pediu a demissão depois de declarações polémicas feitas ao Observador por subdiretor do Colégio Militar sobre os alunos homossexuais.
Estado Islâmico

Canadá termina ataques aéreos na Síria e Iraque

O Canadá vai terminar os ataques aéreos dirigidos contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria e no Iraque a 22 de fevereiro e fazer regressar ao país os seis aviões de combate envolvidos nas operações, anunciou o Governo.
Guerra

Fim de bombardeamentos dependem de negociações

O presidente francês, François Hollande, afirmou que avaliará a vontade do regime sírio de negociar em função da suspensão "dos bombardeamentos cegos e da política de matar à fome cidades inteiras", uma "violação flagrante do direito internacional".
Conflito na Síria

Terrorismo. Rússia culpa arrogância dos EUA

A arrogância dos Estados Unidos, que impõe as suas condições à coligação internacional que bombardeia os terroristas na Sìria e no Iraque, dificulta a luta contra o terrorismo, lamentou hoje o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.
Amnistia Internacional

Rússia acusada de crimes de guerra na Síria

A Amnistia Internacional acusou hoje a Federação Russa de ter matado "centenas de civis" e causado "destruição massiva" na Síria, o que pode "constituir crimes de guerra".
Síria

Rússia reentra nas discussões sobre a Síria

A Rússia e os Estados Unidos confirmaram para esta sexta-feira, em Nova Iorque, o anunciado encontro internacional sobre a crise na Síria.
Síria

Assad diz que ganha a guerra em menos de 1 ano

A guerra na Síria pode acabar em menos de um ano, mas os esforços para uma mudança de regime podem prolongá-la, disse ao fim de quinta-feira o Presidente sírio, Bashar al-Assad.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.