O antigo presidente do Montepio António Tomás Correia tem nas últimas semanas feito vários contactos, junto de quadros do Montepio, para os persuadir a votar na auto-intitulada “Lista de Quadros”, que é liderada por Pedro Alves, um gestor com quem Tomás Correia trabalhou de forma próxima e que chegou a ser escolhido para presidente do Banco Montepio (acabando por desistir após o Observador noticiar que estava sob investigação por parte do Banco de Portugal). A informação acerca dos contactos feitos por Tomás Correia foi confirmada por várias fontes, mas o antigo banqueiro diz que é “completamente falsa” e garante não estar a apoiar nenhuma lista.

“Desde que saí do Montepio nunca mais ninguém me ouviu a falar sobre o Montepio, nem ouvirá. Tenho-me remetido ao completo silêncio”, afirmou Tomás Correia esta quinta-feira, contactado telefonicamente pelo Observador. O ex-líder falou recentemente sobre o processo eleitoral em curso, em declarações ao Jornal Económico publicadas a 10 de setembro, onde disse que “com base no acompanhamento que faço da vida da associação através da informação pública e das notícias da imprensa, lamento não ter condições para dar o meu apoio à candidatura institucional”, liderada pelo atual presidente Virgílio Lima.

A Montepio Geral Associação Mutualista vai a eleições no próximo dia 17 de dezembro, de acordo com o calendário atualmente previsto – e há quatro listas a concurso. Tomás Correia recusou publicamente apoiar Virgílio Lima, ex-administrador da seguradora Lusitania que “herdou” a presidência quando Tomás Correia saiu confrontado com a indisponibilidade do supervisor ASF para lhe dar o registo necessário. Na mesma entrevista, ao Jornal Económico, Tomás Correia indicou que relativamente às outras três listas não tinha “informação suficiente” para decidir um sentido de voto.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.