911kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Impostos

Benefícios Fiscais

Como funciona o bónus de IRS para qualificados

Novo benefício abrange estrangeiros e emigrantes que estejam há mais de 5 anos fora do país. Regime transitório permite inscrição até 15 de março, mas falta o formulário e mais listas de profissões.
Cuidados Paliativos

O Inverno do Nosso Descontentamento

A mais que adiada (e odiada) reforma da administração pública escancarou o elefante no meio da sala. E todos vamos pagar, todos os que pagam impostos.
Impostos

Senhas no Portal das Finanças com novas regras

Novas regras visam reforçar a segurança no acesso aos serviços e aos dados pessoais. Com mudança nas normas, os contribuintes são obrigados a alterar a senha no primeiro acesso ao Portal das Finanças.
Touradas

IVA das touradas. Governo não consulta Bruxelas

Numa resposta ao PAN, o Governo defende que não precisa da autorização do Comité do IVA para aplicar às touradas a taxa de 6%. PAN diz que taxa reduzida aprovada vai além do preço dos bilhetes.
Noticiário

22h. Martim Moniz: BE, PCP, Livre querem ouvir MAI

Operação especial de prevenção criminal realizada pela PSP na zona do Martim Moniz, em Lisboa, levou à detenção de uma pessoa que tinha uma arma branca e droga.
Noticiário

20h. Imposto sobre produtos petrolíferos aumenta

O imposto sobre os produtos petrolíferos vai aumentar a partir do início do próximo ano. Ainda neste jornal, Montenegro diz que a solução para a guerra tem de ser construída com a Ucrânia.
Combustível

ISP sobe para compensar baixa da taxa de carbono

Governo vai baixar taxa de carbono nos combustíveis em 2025 para cumprir lei. E sobe imposto petrolífero na mesma proporção, sem afetar preço. Desconto fiscal ainda em vigor deve ser revertido.
Impostos

Incentivo fiscal para estrangeiros com retroativos

A regulamentação que estava em falta no incentivo fiscal para estrangeiros vai ser publicada até final do ano. Pedro Reis garante que terá retroativos a janeiro para inscrições até março de 2025.
Síria

Como o tio de Assad lavou a fortuna na Europa

Conhecido pelo massacre em que 20 mil pessoas morreram, Rifaat al-Assad exilou-se em França e fez fortuna multimilonária apesar das sanções. Condenado por lavagem de dinheiro, está em parte incerta.
Banco de Portugal

Os choques de Centeno e Sarmento

Mário Centeno colocou em dúvida os números do Governo. Garante não estar a fazer oposição. Mas tão só a aconselhar. Há mais a separar governador e ministro das Finanças e não é só agora.
Segurança Social

Governo: "Estudo sobre TSU é complexo"

A ministra do Trabalho considera que a TSU "há muito tempo que não é revista", defendendo que o merece ser "com maior periodicidade". Sobre o estudo atual, diz que está numa fase "incipiente".
Política

É hora de reverter os cortes dos políticos?

Manter os cortes nos salários dos políticos é recordar os cortes causados a todos os portugueses pela receita fiscal que bate recordes.
Austrália

Imprensa. Austrália quer imposto para plataformas

Imposto será aplicado a partir de 1 de janeiro, a não ser que as grandes plataformas digitais e motores de busca aceitem partilhar receitas de conteúdos jornalísticos com a comunicação social
Subsídios

O tabu dos apoios sociais injustos

Apoios sociais injustos, insegurança e imigração são problemas que não podem ser ignorados. Alguns autarcas, felizmente, estão a tentar enfrentar essas questões.
Orçamento do Estado

OE2025- oportunidade perdida para reformar o fisco

Portugal, é o quarto país da União Europeia com maior esforço fiscal, ou seja, que menos ganha em relação aos impostos que lhe são cobrados.
Resposta Pronta

“Não se dá aos pensionistas a reforma dos jovens”

Filipe Charters de Azevedo, presidente da Associação Portuguesa de Contribuintes, considera "um erro" a atualização extraordinária de pensões. Fala, ainda, no défice que a Segurança Social vai ter.
Segurança Social

Associação de Contribuintes contra extra na pensão

A Associação Portuguesa de Contribuintes considera um erro o aumento extra das pensões por considerar que penaliza os mais jovens e rompe com o contrato social de solidariedade entre gerações.
Política

Entendam-se

Os amanhãs que cantavam há muito que estão roucos, afónicos mesmo. Impõe-se largar o caruncho ideológico. O povo eleitor está cansado de teatro.
Finanças

Interpretação da AT sobre IVA é "incoerente"

Provedora de Justiça considera “injusta” a aplicação diferenciada de IVA em serviços de saneamento e pediu que a Autoridade Tributária revise a sua posição,v que gera desigualdades entre consumidores.
Impostos

Pacotão para motos gera (quase) unanimidade na AR

Só as propostas do PSD foram discutidas e votadas na generalidade, mas o consenso foi quase geral para que o Parlamento reveja algumas regras para motociclos nomeadamente a abolição da inspeção.
Impostos

Montenegro diz que o Governo não desiste de IRC

Com a descida do imposto, o primeiro-ministro afirma que o Governo pretende que as empresas sintam mais incentivo a investir, a inovar e a pagar melhores salários.
Banco de Portugal

BdP. Baixa de IRC só ajuda se empresas investirem

Banco de Portugal, que usou modelo de análise macroeconómica para avaliar impacto de uma redução do IRC de um ponto (como a que está no OE), avisa que se empresas não reinvestirem será pior para PIB.
Trabalho

Os Coitadinhos

Os políticos de esquerda, do PSD ao Bloco, gostam de tratar os portugueses como coitadinhos. Acham que os portugueses são incapazes de se governar e o Estado todo o poderoso tem de tomar conta deles.
Cinema

Amigo de Harry Potter tem de pagar 2,1 milhões 

O Fisco britânico considerou que Rupert Grint tinha registado erradamente 4,5 milhões de libras provenientes dos filmes da saga Harry Potter. Rupert Grint fez o papel de Ron Weasley, amigo de Potter.
IMI

Termina prazo para pagar a última prestação do IMI

Quem tem IMI superior a 100 euros pode fracionar o pagamento do imposto. A última prestação tem prazo limite o dia 30 de novembro.
Orçamento do Estado

O que ficou no Orçamento que vai vigorar em 2025

Algumas coligações negativas resultaram num Orçamento com alterações face à proposta do Governo que ainda viu retiradas alguns artigos que tinha incluído. Como fica OE depois da maratona parlamentar?
Orçamento do Estado

Receita fiscal aumenta 4% até outubro

O IRC foi o grande fator de aumento da receita fiscal (mais 16,5%), enquanto as receitas do IRS sofreram uma quebra de 1,8%, devido às novas tabelas de retenção na fonte.
Noticiário

18h. Casa PM. PJ não encontra indícios de crime

Estavam em causa dois fatores: alegados indícios criminais na aprovação do processo de licenciamento de construção da casa de Montenegro e possível benefício fiscal em IVA de cerca de cem mil euros.
Orçamento do Estado

Parlamento aprova descida do IVA das touradas

Os deputados aprovaram, em sede de especialidade, a descida do IVA das entradas em touradas, que passarão assim a estar sujeitas à taxa mínima do imposto, de 6%.
Impostos

ISP. Bruxelas vai supervicionar Governo

Na terça-feira, Bruxelas divulgou que a proposta de OE2025 "não está totalmente em linha" com as recomendações da UE por continuar a prever reduções no ISP. Agora, avisou que vai supervicionar.
Noticiário

14h. 29 empresas do Estado em falência técnica

São dados do Relatório sobre o Setor Empresarial do Estado, publicado hoje. Ainda, o PM saúda a aprovação da proposta do governo para isentar de IRS os prémios de desempenho.
Noticiário

12h. PE. Aprovada nova Comissão Europeia

Vai ser presidida por Ursula von der Leyen que é assim reconduzida para um segundo mandato. Ainda, AD muda o sentido de voto para viabilizar a descida do IVA dos produtos alimentares para bebés.
Noticiário

7h. Acordo de cessar-fogo está a ser respeitado

Esta madrugada, não se registaram quaisquer bombardeamentos no Líbano. Ainda neste jornal, no segundo dia da maratona de votações a especialidade do Orçamento do Estado foram aprovadas 90 propostas.
Noticiário

6h. Ucrânia vai pedir armamento à Coreia do Sul

De acordo com a agência Reuters, Kiev quer pedir armamento a Seul. Numa entrevista a uma televisão sul-coreana, Zelensky terá dito que precisa de mais sistemas de defesa aérea e artilharia.
Noticiário

4h. População regressa ao sul do Líbano

Poucas horas depois de começar o cessar-fogo, a população deslocada regressa ao sul do Líbano. No entanto, Israel avisa que se mantêm as ordens de evacuação.
Noticiário

3h. Jair Bolsonaro investigado por conspiração

A polícia federal apresentou, esta terça-feira, evidências ao Supremo Tribunal Federal que apontam para um envolvimento de Jair Bolsonaro no golpe às eleições presidenciais de 2022.
Noticiário

2h. Líbano: cessar-fogo já começou 

Cessar-fogo vai durar dois meses. O exército israelita comprometeu-se a retirar-se do sul do Líbano. Já as forças do Hezbollah devem mover toda a artilharia pesada para o norte.
Noticiário

1h. EUA mediaram acordo de cessar-fogo no Líbano

Em conferência de imprensa, o presidente dos Estados Unidos avisa que se o Hezbollah quebrar os termos do acordo de cessar-fogo, Israel tem "direito à autodefesa".
Orçamento do Estado

Chega salva Governo de várias derrotas

O Chega salvou o Governo ao recuar nas votações sobre os prémios isentos de tributação e benefícios fiscais para empresas que paguem seguros de saúde aos trabalhadores. O IRC vai passar para 20%.
Noticiário

23h. Sporting perdeu por 5-1 contra o Arsenal

Em Alvalade, o Sporting chegou ao intervalo do jogo a perder por 3-0. Na segunda metade do jogo, Gonçalo Inácio marcou um golo. João Pereira, treinador dos leões, admite que a equipa não esteve bem.
Noticiário

17h. OE: PSD/CDS votaram contra a própria proposta

Está aprovada a descida da taxa máxima de IRC de 21 para 20%, com a abstenção do Chega e do PS. Ainda, Aguiar-Branco não exclui uma candidatura a Belém.
Orçamento do Estado

IRC desce para 20% com abstenção de PS e Chega

A descida da taxa máxima de IRC para 20% foi aprovada no parlamento com a abstenção do PS e do Chega. PSD e CDS votaram contra a sua própria proposta que previa a descida para 19%.
Noticiário

14h. BE desafia PS a chumbar a descida do IRC

Os socialistas já se comprometeram em viabilizar a descida de um ponto percentual do IRC mas o Bloco de Esquerda faz um esforço final para que o PS mude de posição.
Orçamento do Estado

Descida de IRC em dois pontos custa 841 milhões

A descida de IRC em dois pontos custa mais do que o projetado pela AD, estima a UTAO que contabiliza o impacto em 841 milhões. Já acabar com a derrama estadual, como quer a IL, custa 1.280 milhões.
Touradas

A Tauromaquia e o IVA: compreendo, mas não apoio

Reconhecendo a racionalidade da decisão sobre o IVA, continuo a acreditar que o verdadeiro progresso está na superação destas práticas, e não na sua perpetuação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.