Maria Luís Albuquerque
Maria Luís Albuquerque

A esquerda "nunca assume responsabilidade de nada"

597
Ex-ministra das Finanças critica a esquerda portuguesa, a "que conhece melhor" por não assumir responsabilidades da crise de 2011. Em apresentação de livro, Maria Luís Albuquerque evitou falar do PSD.
Ensaios do Observador

PE: a mesma estratégia de 2015, uma nova tática /premium

A estratégia orçamental de Mário Centeno é sustentável? E quais as verdadeiras diferenças em relação de Maria Luís Albuquerque no anterior governo? Respostas (e algumas revelações) neste ensaio.
PSD

Maria Luís. "A confiança não depende dos afetos"

Ex-ministra das Finanças diz que os portugueses precisam "de ter uma alternativa", não precisam necessariamente de "afetos". Em entrevista ao Público e Renascença, diz que ter défice zero é positivo.
Orçamento do Estado

Governo avisou que prevê desaceleração da economia

A dirigente e deputada do PSD Maria Luís Albuquerque revelou que o Governo lhe transmitiu que está a prever uma desaceleração da economia em 2018.
Autoeuropa

Conflito na Autoeuropa é "reflexo da geringonça"

1098
Ex-ministra das Finanças diz que conflito laboral na fábrica de Palmela é mais um preço a pagar para manter o Governo de António Costa e garantir a aprovação de orçamentos, dando mais poder à CGTP.
Maria Luís Albuquerque

Que Schaüble possa continuar a elogiar Portugal

248
Maria Luís Albuquerque, expressou hoje o desejo de que o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, continue com "razões para elogiar Portugal" por isso ser "o melhor "para o país.
Eurogrupo

O dia em que Varoufakis derrotou Schäuble

234
Em livro, Yanis Varoufakis conta como Merkel celebrou um acordo com os gregos à revelia do seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble. O alemão acabou isolado, ao lado de Portugal e de Espanha.
Maria Luís Albuquerque

Offshores. Não publicar foi "má decisão política" - como aconteceu

Ex-ministra das Finanças admite que não publicar estatísticas de operações para offshores foi uma "má decisão política", mas só. Maria Luís pede urgência na auditoria da IGF ao fisco.
Maria Luís Albuquerque

Bom crescimento? Maria Luís fala em "boa herança"

841
Citada pelo Público, ex-ministra das Finanças diz que crescimento divulgado pelo INE se deve a uma "boa conjuntura externa" e a uma "boa herança". E avisa que se a conjuntura externa virar, será pior.
Caixa Geral de Depósitos

É "abusivo" dizer que PSD quer privatizar CGD

A vice-presidente do PSD considera abusiva a acusação de que o seu partido quer a privatização da CGD, alegando que os social-democratas não tomaram "uma única iniciativa" para o fazer.
PSD

Maria Luís critica Marcelo por avaliar contas

755
Em entrevista à TSF, a ex-ministra das Finanças do PSD afirma que o Presidente da República "não é uma entidade independente e técnica", como a UTAO ou o FMI, para avaliar contas do Governo.
Offshores

Offshores. Adiada audição de Maria Luís

Maria Luís Albuquerque já não vai ser ouvida esta terça-feira no Parlamento sobre o caso das offshores. A audição foi adiada por "motivos pessoais", mas audições de Núncio e Paulo Ralha mantém-se.
Novo Banco

Maria Luís. Contribuintes vão pagar parte do NB

589
Ex-ministra das Finanças diz que não percebe porque é que se ficará com 25% do capital do Novo Banco e defende que, ao contrário do que fez em 2014, agora irá haver custos para o contribuinte.
Maria Luís Albuquerque

Carlos Costa teve "atitude correta"

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque defendeu que o governador do Banco de Portugal teve uma "atitude correta", alertando que "nunca pode ser posta em causa" a independência da instituição que dirige.
Offshores

Offshores. Maria Luís disponível para falar

377
A ex-ministra das Finanças disse estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais.
Offshores

BE estranha "silêncio ensurdecedor" de Maria Luís

A coordenadora do Bloco de Esquerda estranhou o "silêncio ensurdecedor" da anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, no caso das transferências de dinheiro para paraísos fiscais.
Finanças

Manutenção do rating é "má notícia"

278
Maria Luís Albuquerque considera uma "má notícia" a Fitch ter mantido o rating de Portugal, atribuindo a decisão à falta de "confiança" e de "resultados macroeconómicos" nacionais.
Juros

Maria Luís: juros perto de "níveis insustentáveis"

565
A ex-ministra das Finanças acusa o Governo de estar a ignorar "avisos" vindos de "todos os lados" e a fazer "orelhas moucas". Maria Luís Albuquerque diz que só BCE evitou regresso ao "abismo".
PS

PS exige que Maria Luís Albuquerque se retracte

O porta-voz do PS, João Galamba, exige que Maria Luís Albuquerque se retracte, defendendo que os dados até novembro apontam para o cumprimento da meta do défice, sem qualquer medida extraordinária.
PSD

PSD acusa Governo de usar plano C para o défice

430
Ex-ministra diz que Governo precisou de medidas extraordinárias, como o perdão fiscal, colocar o investimento público abaixo dos anos 50 e desrespeitar programa para cumprir metas do défice.
Caixa Geral de Depósitos

Situação não era urgente porque não aconteceu nada

562
Ex-ministra das Finanças responde a acusações ao anterior Governo de ter atrasado uma solução para a Caixa. Recapitalização não podia ser urgente, porque já passou um ano e não aconteceu nada, diz.
Caixa Geral de Depósitos

Passos nega falha na transparência da CGD

O ex-primeiro-ministro e a sua ministra das Finanças já vieram fazer a defesa do Governo que integraram, garantindo que houve uma auditoria à Caixa "com profundidade e exigência".
PSD

"Qualquer militante é livre de avançar"

A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque disse que qualquer militante pode concorrer à liderança do partido, mas escusou-se a comentar a eventual candidatura de Rui Rio.
Justiça

Marido de ex-ministra vai ter de pagar 3 mil euros

763
Marido da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque vai ter de pagar uma indemnização ao jornalista que ameaçou por SMS em 2014.
Luís Montenegro

Quem quiser liderança do PSD, "chegue-se à frente"

Luís Montenegro diz que o PSD é um partido "aberto e plural". Fala-se de Rui Rio? Montenegro diz que "nunca foi tornada pública qualquer intenção nesse sentido".
Orçamento do Estado

Maria Luís: Orçamento reforça injustiça social

1036
A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque (PSD) considerou que a proposta de Orçamento de Estado para 2017 "assenta muitíssimo num aumento de impostos generalizado", afastando a poupança e o investimento e aumentando a "injustiça social".
Dívida Pública

Só a taxa de juro portuguesa subiu na zona euro?

273
Maria Luís Albuquerque garante que Portugal está isolado no campeonato da dívida pública, já que foi o único país em que a taxa de juro cobrada pelos investidores subiu nos últimos nove meses. Foi?
Maria Luís Albuquerque

Mais impostos ou menos despesa?

O anterior Governo baseou o grosso do ajustamento na redução da despesa, como defende Maria Luís Albuquerque? Ou terão sido os impostos a salvar as contas?
Finanças Públicas

Maria Luís. Segundo resgate é "inimaginável"

239
"O Governo não estabilizou as contas públicas. Mas não há, de todo, a iminência de um segundo resgate", afirmou esta quarta-feira a vice-presidente do PSD na SIC Notícias.
Venda do Novo Banco

Novo Banco. Maria Luís queria vender em 2015

A ministra das Finanças de Passos Coelho assume que defenfeu a venda do Novo Banco em setembro de 2015. Em entrevista ao Negócios, Maria Luís Albuquerque é contra o adiamento da operação.
PSD

PSD. Dados da economia provam "estratégia errada"

166
Maria Luís Albuquerque considerou que os dados revelados esta quarta-feira pelo INE sobre o crescimento da economia mostram que o modelo económico seguido pelo governo é "errado".
PSD

Políticas do PS vão levar a "penoso ajustamento"

501
Maria Luís Albuquerque já viu este filme: aposta no consumo já foi testada e só resulta no aumento das importações. Numa aula dada a jovens do PSD, ex-ministra recusa falar na sucessão de Passos.
PSD

PSD. Após estagnação económica vem austeridade

674
Maria Luís Albuquerque alerta que fraco crescimento económico põe em causa metas do crescimento económico e metas do défice, e que a seguir à estagnação económica só há um caminho: austeridade.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís alerta: "É muitíssimo perigoso"

138
A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, classificou como "muitíssimo perigosa" a forma como o Governo socialista de António Costa está a lidar com o sistema financeiro, a propósito de uma questão relativa ao Novo Banco.
Sanções

PSD. Governo com "falta de vontade política"

529
Maria Luís Albuquerque, do PSD, diz que Governo tinha "argumentos técnicos" para evitar sanções, faltou-lhe foi "vontade política" de defender o défice relativo a 2015, quando governava o PSD/CDS.
PCP

Jerónimo de Sousa. Sanções? "Era o que faltava"

298
O secretário-geral do PCP considera "inaceitáveis" as ameaças de sanções a Portugal e acusa os responsáveis europeus de quererem a penalizar um país que seguiu as orientações da própria União.
João Galamba

PS: Sanções a Portugal? São culpa de Maria Luís

839
O PS acusa a vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque e os seus "falhanços" de estarem na origem da questão de eventuais sanções europeias a Portugal.
Sanções

Governo "pode e deve evitar sanções económicas"

A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque afirma que o atual Governo "pode e deve evitar quaisquer sanções económicas". E diz que se ainda fosse ministra não haveria "preocupações" de Bruxelas.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís: "Cabe ao Governo corrigir trajetória"

245
Ex-ministra das Finanças critica "estratégia deculpabilizante" de Mário Centeno para explicar menor crescimento da economia. E diz que a culpa não é do Brexit. "Governo tem de corrigir trajetória".
Maria Luís Albuquerque

"Há rumores" de nacionalização do Novo Banco

149
A ex-ministra e vice-presidente do PSD, Maria Luís Albuquerque, fala dos rumores de nacionalização do Novo Banco e defende comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos.
Parlamento

Arquivada petição que pedia demissão de Maria Luís

O parlamento decidiu arquivar a petição que solicitava "a "demissão de Maria Luís Albuquerque como deputada", alegando que já foram afastadas incompatibilidades e impedimentos.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís é uma das convidadas do Bilderberg

452
A ex-ministra das Finanças vai juntar-se a Durão Barroso e a Carlos Gomes da Silva na reunião do grupo Bilderbeg, que começa esta quinta-feira em Dresden, na Alemanha.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Bruxelas fez muita pressão para decisão em 2015 - como aconteceu

Maria Luis Albuquerque esclarece que não houve uma imposição formal, mas sim "muita pressão" de Bruxelas para Portugal tomar uma decisão ou chegar a um acordo para o Banif ainda em 2015.
PSD

PSD diz que Governo é "irrealista e irresponsável"

280
Comentando os dados do crescimento económico, Maria Luís Albuquerque diz que Portugal não vai cumprir metas e que está a crescer "abaixo da média Europeia". PSD culpa políticas do Governo.
Comissão Europeia

Sanções seriam "injustiça contra Portugal"

Maria Luís Albuquerque disse ainda que os últimos dias do ano, com um novo Governo, "fizeram a diferença", nomeadamente a resolução do Banif.
Défice

Maria Luís espera "medidas adicionais"

A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque considerou que é de "esperar que haja medidas adicionais algures ao longo deste ano" ao comentar as previsões da Comissão Europeia, segundo as quais o défice será de 2,7% do PIB.
PSD

Maria Luís a líder? No PSD fala-se em "aselhice"

105
Maria Luís Albuquerque não excluiu uma eventual candidatura à liderança do PSD. Marques Mendes classificou-o como um "erro". No PSD, há quem diga que foi uma "aselhice".
Luís Marques Mendes

Liderança do PSD? Maria Luís devia ter esperado

142
Marques Mendes diz que foi um erro admitir já possibilidade de suceder a Passos Coelho. Maria Luís devia ter esperado pelas autárquicas. Rui Rio e Luís Montenegro também podem ser candidatos.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís voltaria a aceitar o convite da Arrow

Ex-ministra das Finanças acha que a contratação foi discutida em termos demagógicos e populistas. Em entrevista ao DN, quando questionada sobre a liderança do PSD, diz que nunca se deve dizer nunca.
Programa de Estabilidade

Maria Luís é a escolhida para enfrentar Centeno

É a estreia da ex-ministra das Finanças nas intervenções em plenário desde que deixou o Governo e assumiu lugar de deputada. Maria Luís vai interpelar hoje Mário Centeno no debate sobre o PEC.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Banif. Tiro ao alvo na comissão de inquérito

Quando Mário Centeno e Carlos Costa voltarem esta terça-feira à sala 1 do Parlamento, os partidos vão afinar a pontaria. Todos sabem que, numa comissão de inquérito, quem não marca pontos, sofre.
BPI

Maria Luís: Governo não se devia ter envolvido

Em declarações ao Expresso, a ex-ministra das Finanças defendeu que "o Governo não deve envolver-se em negociações entre acionistas privados, porque pode ter de vir a intervir".
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís pode acumular novo emprego com AR

470
Maria Luís Albuquerque pode acumular funções na Arrow Global com as funções de deputada no Parlamento. Subcomissão de ética aprova relatório, com a abstenção do Partido Socialista.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Banif. As respostas que já há para dez dúvidas

Quase 40 horas de audições e centenas de documentos depois, já há respostas para dez perguntas essenciais sobre o último banco a cair em Portugal. Ainda que as respostas não sejam iguais.
Maria Luís Albuquerque

PCP quer MP a investigar "Caso Maria Luís"

PCP quer o Ministério Público a investigar a contratação de Maria Luís, alegando não estar na posse de toda informação. Decisão sobre o caso da ex-ministra adiada para quarta-feira.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Carta decisiva de Bruxelas liga Banif e Novo Banco

Carta da concorrência europeia que marca "retrocesso", segundo Maria Luís, aponta final de 2015 como o prazo para resolver o Banif, antes das novas regras de resolução, e fala também no Novo Banco.
Maria Luís Albuquerque

Contratação de Maria Luís não é incompatível

282
Relatório entregue à Subcomissão Parlamentar de Ética vai ser discutido sexta. Mas revela que não há impedimento ou incompatibilidade na contratação de Maria Luís pela Arrow.
Comissão De Inquérito Ao Banif

"Um ministro das Finanças não gere bancos" - como aconteceu

Maria Luís Albuquerque seguiu desde início o processo do Banif. Como secretária de Estado de Vítor Gaspar e depois como ministra das Finanças. Mas deixou a resolução para o novo governo. Siga aqui.
Parlamento

Nova informação do Governo também iliba Maria Luís

A subcomissão de Ética recebeu os dados que faltavam para decidir sobre incompatibilidade entre contratação da ex-ministra pela Arrow e o antigo e actual cargos políticos. Decisão será tomada sexta.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Banif. Maria Luís passou solução para novo governo

Em carta à comissária da Concorrência, ex-ministra das Finanças assume em setembro que já não havia tempo para dar os passos necessários a uma solução antes das eleições. E remete para novo governo.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís, a mulher que atrai polémicas

A ex-ministra é ouvida esta quarta no caso Banif. Antes, já tinham sido os swaps, o BPN e o mais recente "caso Maria Luís". Foi por ela que Portas ameaçou demitir-se. Agora foi promovida por Passos.
Maria Luís Albuquerque

Europa deve ser "acutilante" em questões fiscais

636
Maria Luís Albuquerque disse que a "Europa devia ser acutilante" na "concorrência desleal relacionada por diferenciais fiscais" e que tem que haver preocupações com fraude e ligações ao terrorismo.
Congresso do PSD

Escolha de Maria Luís criticada em surdina

1100
Uns falam em "loucura". Outros em "teimosia". Pedro Passos Coelho gosta de fazer demonstrações destas. Um deputado acha que o líder está a desafiar o partido mas também o país. A abertura foi nula.
Congresso do PSD

Passos resgata Maria Luís para vice

A nova direcção de Pedro Passos Coelho tem mais mulheres do que homens, uma delas e a ex-ministra das Finanças que é promovida numa altura tensa. Marques Guedes vai presidir ao Conselho Nacional
Maria Luís Albuquerque

Maria L. Albuquerque:caso "Arrow Global" encerrado

Maria Luís Albuquerque afirmou esta sexta-feira que o assunto relacionado com a sua empregadora Arrow Global "está encerrado" e que "de maneira nenhuma" a sua posição no partido saiu fragilizada.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís "nunca tinha ouvido falar" da Arrow

156
Críticas são baseadas em "populismo e má-fé", disse Maria Luís Alburquerque em entrevista à RTP na noite de quinta-feira. Ex-ministra das Finanças diz que "ética não é questão de número de anos".
Maria Luís Albuquerque

Caso Maria Luís. PS, PCP e BE com mais questões

Os deputados de PS, PCP e BE querem esclarecimentos adicionais sobre outras empresas que integram o grupo financeiro britânico Arrow Global, empregador da deputada do PSD e ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque.
Maria Luís Albuquerque

Audição de Maria Luís reagendada para quinta-feira

Maria Luís Albuquerque era esperada esta quarta-feira no Parlamento, mas o PS alegou que não havia tempo para preparar a audição da ex-ministra. Partidos concordaram em reagendá-la para quinta-feira.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís Albuquerque explica-se no Parlamento

Maria Luís Albuquerque apresenta-se esta quarta-feira à subcomissão de ética no Parlamento para avaliar se há incompatibilidade na sua contratação para a administração da Arrow Global.
Banif

5 Coisas - 29.mar.2016

Orçamento, Benefícios, Despedimento, Sequestro, Banif.
Maria Luís Albuquerque

Relatório do Governo descansa Maria Luís

194
O Governo diz que não houve benefícios fiscais contratualizados entre Maria Luís Albuquerque e a empresa para onde foi trabalhar. Mas houve benefícios automáticos de mais de 400 mil euros.
Maria Luís Albuquerque

Avaliação segue mesmo sem resposta do Governo

Deputados decidem na quarta-feira se vão esperar mais tempo por uma resposta do Governo ou se avaliam caso de Maria Luís Albuquerque mesmo sem documentação pedida.
Parlamento

Governo sem resposta sobre empresa de Maria Luís

Deputados pediram informações ao Governo sobre eventuais benefícios fiscais concedidos à Arrow Global, ou filiais, mas ainda não há resposta. Comissão de Ética reúne sem novidades do caso Maria Luís.
PSD

Passos incentivou Maria Luís a ir para a Arrow

501
Jornal "Expresso" diz que ex-ministra das Finanças teve várias ofertas de trabalho mas, também, dúvidas sobre se devia aceitar. Terá consultado Passos, que a aconselhou a avançar.
Maria Luís Albuquerque

Porque foi contratada Maria Luís?

113
O grupo Arrow Global responde às dúvidas sobre a contratação. E justifica a escolha da ex-ministra com a sua "vasta experiência e conhecimento dos mercados financeiros internacionais".
Presidência da República

5 Coisas - 09.mar.2016

Martin, Madeira, Benefícios, Medidas, Marcelo.
Banif

Os novos patrões de Maria Luís tiveram benefícios?

197
Empresas da Arrow em Portugal receberam benefícios fiscais de mais de 400 mil euros entre 2011 e 2014, mas apoios foram dados antes das sociedades serem compradas pelo grupo que contratou ex-ministra.
Maria Luís Albuquerque

Caso Maria Luís. PSD reage com cautelas

376
Os sociais-democratas dizem estar à espera das conclusões da subcomissão parlamentar de Ética para ver se "subsistem dúvidas" ou não sobre contratação da ex-ministra por financeira britânica
Maria Luís Albuquerque

BE e PCP exigem saber se houve benefícios fiscais

Comissão de Ética reuniu-se para decidir caso de Maria Luís Albuquerque. BE e PCP apresentaram requerimentos para pedido de informações adicionais ao Governo. Exigem saber se empresa foi beneficiada.
Swaps

Só em advogados os swaps já custaram 5 milhões

O Estado despendeu, desde outubro de 2012, quase 5 milhões de euros com as equipas de advogados que contratou para a defesa das empresas públicas no caso dos "swaps"
Maria Luís Albuquerque

Parlamento analisa situação de Maria Luís

A subcomissão parlamentar de ética reúne-se esta terça-feira para analisar a contratação, pelo grupo britânico de gestão de crédito Arrow Global, da ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.
Maria Luís Albuquerque

Quando Ferreira Leite esteve na pele de Maria Luís

527
A contratação de Maria Luís Albuquerque pela Arrow Global tem merecido duras críticas, mas o caso da ex-ministra das Finanças não é único. Manuela Ferreira Leite e Carlos César que o digam.
Maria Luís Albuquerque

38 deputados têm rendimentos extra

230
Na Assembleia, 38 deputados declararam rendimentos extra, que acumulam com o vencimento mensal que recebem como membros do Parlamento.
Maria Luís Albuquerque

Uma semana de trabalho por mês rende 5 mil euros

1086
A ex-ministra das Finanças irá receber cinco mil euros por "2 a 4 dias de trabalho" por mês. A estes somam-se os 3.400 euros que recebe como deputada. Impostos sobre os rendimentos pagos em Portugal.
PSD

Também tu, Maria Luís?

1875
O problema com Maria Luís Albuquerque não é legal, porventura nem é ético. O problema é político, pois em política o que parece, é. E, em tempos difíceis, parece mal e promíscuo. Isso não tem desculpa
Maria Luís Albuquerque

BE: contratação de Maria Luís "não é aceitável"

Catarina Martins afirmou que a contratação de Maria Luís Albuquerque pelo grupo Arrow Global "não é politicamente aceitável" e voltou a defender uma mudança na lei.
Maria Luís Albuquerque

Arrow responde à polémica e iliba Maria Luís

550
A financeira britânica que contratou a ex-ministra das Finanças veio negar a influência de Maria Luís Albuquerque nas operações que ligam a sociedade ao Banif.
Maria Luís Albuquerque

Passos Coelho: "Estão a fazer chicana política"

Líder do PSD diz que não existe nenhum problema de incompatibilidade ou de ética na contratação da ex-ministra das Finanças e felicitou-a pelo emprego na Arrow, "uma empresa com prestígio".
Maria Luís Albuquerque

PS chama responsáveis da empresa de Maria Luís

No inquérito ao Banif, os socialistas querem ouvir dois gestores da Whitestar Asset Solutions, que comprou dívida ao banco e foi comprada pela empresa que contratou Maria Luís
Caso Lava Jato

5 Coisas - 04.mar.2016

Portugal, Schengen, Ex-ministra, Swaps, Lula da Silva.
Maria Luís Albuquerque

Bloco quer alargar período de nojo para seis anos

BE quer aumentar para seis anos o período de nojo previsto no regime de incompatibilidades e alargar as restrições da lei. PSD descarta alterações à lei. PS está disposto a participar no debate.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís envia carta à subcomissão de ética

Maria Luís Albuquerque pediu hoje à subcomissão de ética que avalie se existe alguma incompatibilidade entre a sua contratação pela Arrow Global com os atuais e antigos cargos políticos.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís. PSD repudia "aproveitamento político"

300
O vice-presidente do PSD acusou a esquerda de "tentativa baixa e inaceitável de aproveitamento político" no caso Maria Luís Albuquerque. "Esta contratação em nada belisca a lei portuguesa", garante.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís pode mas não deve

520
A porta giratória entre altos cargos públicos e interesses privados é um assunto que tem que ser resolvido. A questão é definir quanto é que estamos dispostos a pagar para termos um país mais decente.
PSD

Maria Luís não tem "um bocadinho de bom senso"

5738
Manuela Ferreira Leite não poupa Maria Luís. Acusa-a de falta de "transparência" e de falta de "bom senso", por ir para uma empresa que causou "prejuízos" ao país, "quase sem tempo nenhum de nojo".
Maria Luís Albuquerque

Caso Maria Luís: BE quer proibição, PS descarta

789
O presidente do PS, Carlos César, diz que é importante "clarificar" se "há ou não alguma perversidade" na relação entre Maria Luís Albuquerque e a gestora Arrow Global. Alteração da lei descartada.
Detenções

5 Coisas - 03.mar.2016

Cancro, Mexia, Legionella, Contratação, Detenção.
PSD

Maria Luís recusa ter favorecido empresa britânica

1275
Maria Luís Albuquerque nega ter tido "influência" em qualquer decisão tomada pela empresa financeira britânica Arrow Global. E rejeita "impedimentos legais" nas funções não executivas que vai assumir.
Maria Luís Albuquerque

PCP com "sérias dúvidas", BE pede lista

PCP lembra regime de incompatibilidades e período de nojo dos titulares de cargos políticos. E diz ter "sérias dúvidas" sobre contratação de ex-ministra. Comissão de ética deve pronunciar-se.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís contratada por gestora britânica

1091
A ex-ministra das Finanças vai tornar-se diretora não-executiva de uma financeira de Londres, a Arrow Global. A mesma empresa que tem como clientes o Santander, o Banif, o BCP, entre outros.
Caso Banif

Banif. PCP quer ouvir Passos, PSD chama Costa

423
O PCP exige a audição de Passos Coelho, Durão Barroso, Maria Luís Albuquerque e Mário Centeno na comissão de inquérito ao Banif. Do lado do PSD, deputados chamam António Costa.
Parlamento

Maria Luís e Pires de Lima vão dar explicações

Maria Luís Albuquerque e António Pires de Lima vão ser ouvidos sobre os salários dos administradores da Autoridade Nacional de Aviação Civil (INAC) que aumentaram 150% noticiou o Jornal de Negócios.
Orçamento do Estado

Como o Governo explica o 'buraco' de 800 milhões

208
Uma contribuição para o fundo de resolução europeu que não foi transferida. Despesas adiadas no IRS e IRC. Uma lei que mudou com efeito diferido. Como o Governo explica o dito buraco no OE.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís responde: se não viu, é "incompetência"

331
Ex-ministra reagiu esta sexta-feira à acusação de Centeno de que o anterior executivo teria antecipado receitas fiscais deixando um buraco de 800 milhões. Maria Luís diz que política fiscal é "clara".
Banif

Bruxelas propôs solução para Banif ainda em 2014

"Diário Económico" avança carta enviada por Bruxelas a Maria Luís Albuquerque, em dezembro de 2014, em que a Comissão Europeia dava o mapa para a solução do problema Banif.
Banif

Banif: Gestores estão com contas congeladas

119
Como aconteceu no colapso do BES, os administradores do Banif também veem as suas contas congeladas. Maria Luís Albuquerque recusou pedido de ajuda do Banco de Portugal, em novembro.
Instituto Nacional Estatística

Défice orçamental até setembro situou-se em 3,6%

O saldo global das Administrações Públicas fixou-se em -4.843,7 milhões de euros no conjunto dos três primeiros trimestres de 2015, correspondente a um défice de 3,6% do PIB.
Banif

Havia um nome para liderar o Banif. Mas recusou

Jornal de Negócios avança parte da carta de resposta de Maria Luís Albuquerque à Comissão Europeia, em março de 2015. Chinês Haitong e um fundo privado estavam interessados no banco.
Banif

Maria Luís defende-se, desconfia e critica BdP

687
Ex-ministra das Finanças garantiu na TVI que fez tudo para vender o Banif, diz-se surpreendida com montante da resolução e critica supervisão do Banco de Portugal. A banca está melhor, garante.
Execução Orçamental

Contas do Estado. O que está a correr mal?

228
Receita a crescer menos que o previsto e despesas com salários a absorver a almofada orçamental. Cumprir défice é exigente e de difícil concretização, ainda mais num ciclo de mudança política.
Economia

Inspetor-geral aumentado com base em norma anulada

608
Maria Luís Albuquerque autorizou, já depois das eleições, que o inspetor-geral do Fisco optasse pelo seu anterior salário, superior em 1.100 euros mensais, com base numa norma entretanto revogada.
Governo

Diz-me com que caneta assinas, dir-te-ei quem és

344
Sabe quem usou uma caneta de 2 euros na tomada de posse? E quem escolheu canetas douradas? Veja na fotogaleria as escolhas dos 16 ministros e do Presidente da República e o que isso pode revelar.
Legislativas 2015

Maria Luís estende última ponte a António Costa

443
Soou quase a ultimato: é urgente que o PS "diga o que quer" e se volte a sentar à mesa das negociações, mas desta vez com "boa-fé". Ou isso, ou as contas públicas vão derrapar outra vez.
Legislativas 2015

PSD exclui informações "passíveis de gerar alarme"

O PSD atualizou o documento assinado pela ministra das Finanças em exercício para especificar que não transmitiu ao PS informações "passíveis de gerar alarme público" sobre a TAP ou o Banif.
Legislativas 2015

PS: Maria Luís Albuquerque não esteve nas reuniões

Socialistas dizem, em comunicado difundido pelo gabinete de imprensa, que não compreendem o esclarecimento de Maria Luís Albuquerque porque esta não esteve nas reuniões em causa.
Legislativas 2015

Maria Luís: não há razão para "alarme"

360
Maria Luís diz que a situação das finanças é "transparente" e que as correções do cenário macro têm a ver com "a atualização das hipóteses externas e a evolução mais positiva no desemprego".
Comissão Europeia

Bruxelas quer plano do OE para 2016 "sem demoras"

A Comissão Europeia instou Portugal a apresentar sem mais demoras um projeto provisório de orçamento de Estado para o próximo ano, a ser atualizado pelo futuro executivo.
Comissão Europeia

Governo pediu para entregar Orçamento mais tarde

Dois dias antes das eleições, Maria Luís Albuquerque indicou a Bruxelas que havia uma revisão das previsões macroeconómicas feitas em abril e que devia ser próximo governo a fazer as novas contas.
Explique Isso Melhor

As contas alteradas da Parvalorem e o défice

Maria Luís Albuquerque sugeriu uma estimativa menos pessimista das perdas da empresa que gere os ativos do BPN. Alteração teve impacto no défice? Não, na altura. Mas as perdas ainda não pararam.
Legislativas 2015

Maria Luís fez "ajustamentos" ao orçamento da EP

1053
Em 2012, quando era secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque pediu alterações ao orçamento da Estradas de Portugal: mais 35 milhões de receita e menos 84 milhões de despesa.
Maria Luís Albuquerque

Governo nega manipulação das contas da Parvalorem

539
Foi a própria ministra das Finanças, à data secretária de Estado, que deu ordem à administração da Parvalorem para rever as imparidades. Ministério nega que haja "manipulação ou ocultação" de números.
Economia

Particulares vão poder negociar dívida pública

113
Governo vai lançar um novo produto de financiamento do Estado. As Obrigações do Tesouro de rendimento variável serão subscritas em bancos, mas podem ser negociadas em bolsa por particulares.
Legislativas 2015

O supersónico Portas e a "simplesmente Maria"

O vice-primeiro-ministro teve a sua primeira ação de campanha - em período oficial - a solo. Chegou atrasado, cumprimentou meio mundo e tentou não deixar para trás Maria Luís Albuquerque.
Dívida Pública

Novo Banco. Adiamento não preocupa governo

A ministra das Finanças lembra a estratégia de manter os "cofres cheios" e garante que um eventual adiamento da venda do Novo Banco é "perfeitamente acomodável na nossa estratégia."
Desemprego

Desemprego é "desafio mais imediato" do novo ciclo

Maria Luís Albuquerque acredita que Portugal está perante um "novo ciclo económico" em que "o desafio mais imediato" é "o combate ao desemprego".
Legislativas 2015

Maria Luís critica mas não leu promessas do PS

618
Ministra das Finanças interroga-se sobre "como é possível que [o PS] se apresente com propostas que falharam tão rotundamente no passado? Porque haveriam os portugueses de acreditar?".
Justiça

Marido de Maria Luís julgado por 5 crimes

301
Cinco crimes de injúria, difamação e tentativa de coacção: esta é a acusação que cai sobre António Albuquerque - o ex-jornalista que lidou mal com o se escreveu sobre a mulher, ministra das Finanças.
Legislativas 2015

Governo: Devagarinho, o cinto vai desapertando

140
Rumo às legislativas, de forma discreta, vários ministérios têm anunciado medidas que mostram um ligeiro desaperto do cinto. O custo é controlado, para bem da mensagem, mas a lista já é extensa.
Futuro da Grécia

"É uma situação nunca vivida antes"

No final da reunião do Eurogrupo sem a presença da Grécia, Maria Luís Albuquerque referiu que a saída da Grécia do euro não foi discutida, mas admite que tenha de haver um controlo de capitais.
Futuro da Grécia

Governo preparado para rutura com a Grécia

2920
Uma reunião decisiva marcada para um fim de semana é mau indicador, considera o Governo português. E a recusa de Atenas em cumprir medidas de curto prazo também. Passos não acredita em solução.
Futuro da Grécia

Grexit. Governo vai repensar pagamentos ao FMI

210
Se a Grécia entrar em default, o Governo português admite desviar a almofada financeira para fazer face a meses sem ir ao mercado, em vez de antecipar mais o pagamento ao FMI.
Futuro da Grécia

Maria Luís: a Grécia está a pôr a UE em causa

143
A ministra das Finanças diz que a Europa não pode ser posta em causa por um país entre 28, numa referência à Grécia, e que é “preciso fazer mais” para levar o “barco a bom porto”.
Legislativas 2015

“O pedregulho que temos às costas é pesado"

“No momento em que as coisas começam a melhorar é quando corremos os maiores riscos”, avisou Maria Luís Albuquerque, num debate em Matosinhos. Dívida pública e privada pesa muito.
Manuela Ferreira Leite

"A Segurança Social está absolutamente selvática"

1496
A antiga ministra das Finanças arrasa Maria Luís Albuquerque por causa das pensões e diz que o anexo da Segurança Social é uma "fórmula e uma fonte de cobrar multas"
Governo

Pensões: Ministra chama PS para o corte

Maria Luís Albuquerque reformula declarações e diz que não há solução para corte de 600 milhões na segurança social. E pede consenso com o PS.
Legislativas 2015

Maria Luís: Constituição precisa de evoluir

132
A ministra das Finanças foi a Rio Maior avisar os militantes do PSD de que o país não pode cair na tentação de que há facilidades. "Poderemos ter uma situação verdadeiramente trágica", disse.
Maria Luís Albuquerque

PSD traduz palavras da ministra das Finanças

316
Marco António Costa pede "serenidade" sobre corte de 600 milhões de euros nas pensões e contextualiza declarações polémicas de Maria Luís Albuquerque. CDS também já veio corrigir mensagem que passou.
Comentário Político

Marcelo critica ministra das Finanças

294
A propósito das declarações da ministra sobre as pensões, Marcelo criticou Maria Luís Albuquerque: "A ministra das Finanças todos os dois meses diz uma coisa que é um pontapé na cabeça da coligação".
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís admite cortes das pensões atuais

599
Maria Luís Albuquerque diz que o processo de garantia da sustentabilidade da Segurança Social pode passar por reduções nas atuais pensões. E conta que viu um cartaz "extraordinário" do PS na estrada.
Maria Luís Albuquerque

FMI. Relatório é "muito enviesado"

A ministra das Finanças afirmou que o Governo é "frontalmente contra" vários aspetos do relatório do Fundo Monetário Internacional conhecido na segunda-feira.
Governo

Novo Banco já tinha direito a benefícios fiscais

Maria Luís Albuquerque admite que clarificação à lei que permite benefício fiscal ao Novo Banco só foi aprovada mais tarde por "lapso", mas que o banco já tinha direito a não pagar.
Futuro da Grécia

Maria Luís: "Nada de pessoal" contra Varoufakis

Ministra recusa que o Eurogrupo esteja a querer "humilhar" a Grécia e defende que Atenas deve fazer mais por se aproximar das reformas pedidas por Bruxelas. "Solidariedade implica responsabilidade".
Legislativas 2015

Maria Luís: "Empregos não se criam por decreto"

"Valeu a pena" o esforço de ajustamento da economia, diz Maria Luís Albuquerque, em entrevista à BBC. Mas ainda há um "longo caminho a percorrer" porque os "empregos não se criam por decreto".
Futuro da Grécia

Saída da Grécia seria "preocupante para todos"

Maria Luís Albuquerque garante que não existe um "plano B" para a Grécia, porque "quando se começa a falar em planos B eles tendem a transformar-se em planos A".
Maria Luís Albuquerque

Ministra: "Não são válidas" as críticas ao governo

Maria Luís Albuquerque rejeita as acusações feitas por algumas instituições e analistas de que o governo está a tirar o pé do acelerador nas reformas face a aproximação às eleições.
Presidenciais 2016

Maria Matias acusa ministra de mentir sobre dívida

A eurodeputada Marisa Matias acusa a ministra das Finanças de ter mentido no parlamento quando disse que não há dívida nova, acusando a governante de estar a garantir os seus interesses futuros.
Ministério das Finanças

Europa "mais robusta e capaz de enfrentar crises"

Ministra das Finanças disse esta sexta-feira que é preciso avaliar o que correu menos bem e foi mal desenhado aquando da criação da moeda única. E que desde o início da crise já houve progressos.
Programa de Estabilidade

Maria Luís chama partidos para discutir reformas

Anúncio foi feito pela ministra das Finanças no Parlamento. Objetivo é chamar os partidos a contribuir para a elaboração do Programa de Estabilidade que o Governo tem de enviar a Bruxelas este mês.
Transportes

É o fim. Oeiras extingue SATU em maio

3599
Paulo Vistas, presidente da Câmara de Oeiras, confirma que o SATU, metro urbano de superfície que liga Paço de Arcos a Oeiras, vai deixar de existir em maio.
Comissão de Inquérito BES

Ministra: BCE podia ter dado mais tempo

Ministra das Finanças regressa à comissão de inquérito ao "caso" BES/GES para prestar declarações. Siga aqui em direto.
Luís Marques Mendes

Lista VIP "é novela de má qualidade"

Ex-líder do PSD diz que Paulo Núncio está "politicamente fragilizado", pede sistema de alarme para todos os contribuintes e acusa Maria Luís Albuquerque de andar "deslumbrada".
Maria Luís Albuquerque

Dos "cofres cheios" ao "jovens, multipliquem-se"

480
Portugal pode estar "tranquilamente durante um período prolongado sem precisar de ir ao mercado" caso exista algum período de turbulência nos mercados. Maria Luís diz aos jovens: "multipliquem-se".
Swiss Leaks

PSD e CDS-PP recusam audição de Maria Luís

A maior parte do PSD/CDS-PP recusou a audição da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, no parlamento sobre a fiscalidade de grandes empresas, no âmbito de escândalos como o Swissleaks.
Lista VIP

Sistema de alarme informático existe no Fisco

253
Na carta enviada a Maria Luís, o chefe demissionário do Fisco confirma sistema de alarme interno para proteger determinados contribuintes, mas garante que tutela política não estava informada.
Economia

Reformas. Ministra diz o que Bruxelas quer ouvir

Os benefícios do Plano Juncker só serão visíveis se todos os Estados da UE, "sem exceção", contribuírem com reformas estruturais, diz Maria Luís. Portugal fez a sua parte e vai continuar a fazer.
Pedro Passos Coelho

Governo escreveu aos partidos sobre novas reformas

Ministra das Finanças escreveu dia 6 de março a todos os partidos para pedir contributos sobre Programa Nacional de Reformas. Passos reforçou apelo ao PS, que está a preparar estudo macro-económico.
Futuro da Grécia

Yanis não cumprimenta Maria Luís? É a "geografia"

116
Há uma "explicação geográfica" para o facto de Yanis Varoufakis e Maria Luís Albuquerque não se terem cumprimentado na reunião de segunda-feira do Eurogrupo, diz o ministro grego.
Governo

Mendes: María Luís prestou vassalagem à Alemanha

1162
Luís Marques Mendes acusou este sábado Maria Luís Albuquerque de andar a fazer "vassalagens" à Alemanha e à Europa. E avisou: "quem não se dá ao respeito, não é respeitado".
Maria Luís Albuquerque

Mais dívida deve-se a reembolso antecipado ao FMI

509
Maria Luís Albuquerque justificou o aumento da dívida pública em 2014 com o reforço do financiamento no mercado no final do ano para antecipar os reembolsos ao Fundo Monetário Internacional.
Dívida Pública

Portugal poupa 500 milhões com reembolsos ao FMI

482
Nota da agência de rating Moody's considera que o reembolso antecipado de 14 mil milhões de euros ao FMI reflecte a posição "sólida" de Portugal perante os mercados e gerará poupanças de 500 milhões.
A página está a demorar muito tempo.