910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crise humanitária

Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. ONU pede fundos para crise humanitária

Entre as preocupações estão as condições de educação e de saúde, assim como a distribuição de alimentos frescos e o estado do sistema hospitalar, "com graves défices de medicamentos".
Noticiário

5h. Gaza. ONU alerta para situação apocalíptica

As Nações Unidas alertam que toda a população palestiniana da região está em risco iminente de morte por doença, fome e violência. Ainda neste jornal, um morto e mais de 40 feridos num ataque russo.
Sudão

Número de deslocados no Sudão chega a 11 mihões

"Conflito pouco relatado" e a "crise mais negligenciada": a ONU voltou a alertar para crise global no Sudão, que já deslocou 11 milhões de pessoas, mais de metade mulheres e um quarto crianças.
Noticiário

20h.OE2025. Chega diz querer evitar crise política

André Ventura mantém todos os cenarios em cima da mesa quanto ao Orçamento do Estado mas avisa que esta proposta é do PSD e do PS. Ainda, 300 trabalhadores humanitários já morreram em Gaza.
Crise humanitária

Fundo de 90 milhões para crises humanitárias

Um fundo especial de 90,2 milhões de euros vai ser utilizado pela ONU para que se possa financiar crises humanitárias negligenciadas. "É um fundo de emergência de último recurso para salvar vidas".
Fact Check

Ronaldo partilha mensagem para "crianças de Gaza"?

Um vídeo de Cristiano Ronaldo partilha uma mensagem "de esperança" para crianças da Faixa de Gaza? Vídeo existe, mas o áudio é manipulado. Não há nenhuma referência do jogador ao enclave palestiniano.
Haiti

Haiti cria órgão para apoiar missão internacional

O Conselho Presidencial disse que o novo órgão terá de "definir e supervisionar as disposições relativas à assistência à segurança internacional" e "garantir a segurança e a estabilidade" do Haiti.
Direitos Humanos

Vistos humanitários: um conceito que nos faz falta

Um visto humanitário – conceito que ainda não existe em Portugal – é destinado a pessoas que precisam de proteção sobretudo nacionais de estados que os ameaçam de repressão por causa da sua actividade
Conflito Israelo-palestiniano

Mais de 20 ONG exigem ajuda humanitária em Gaza

Apesar do envio de ajuda por via aérea para a Faixa de Gaza, apela-se para as entregas de mantimentos terem "um rosto humano". ONG alertam que 2,3 milhões de palestinianos sobrevivem em catástrofe.
Moçambique

Moçambique. UE admite crise humanitária agravada

Comissário Europeu para a gestão de crises sublinhou a influência das alterações climáticas no acentuar das crises humanitárias, algo que se tem verificado em Moçambique.
Nações Unidas

RDCongo. Crise humanitária sem precedentes

Há muito que mais de 120 grupos armados lutam por ouro e outros recursos naturais e efetuam assassínios em massa na região leste da RDCongo. Forças da ONU foram convidadas a abandonar o país.
Crise humanitária

Provedor etíope denuncia 400 mortos por fome

O Provedor de Justiça da Etiópia afirmou que cerca de 400 pessoas morreram de fome nas regiões de Tigré e Amhara, contrariando o governo federal, que insiste que relatos estão "completamente errados".
Etiópia

Tigré. 91% da população em risco de fome e morte

Região de Tigré, norte da Etiópia, está numa "situação humanitária de pesadelo" devido aos efeitos da guerra civil, uma seca severa, e uma praga de gafanhotos, que deixou 91% da população vulnerável.
Guerra Civil

Sudão tem a maior crise de deslocados do mundo

Porta-voz da ONU declarou que combates no Sudão provocaram "maior crise de deslocados do mundo", com 7,1 milhões de refugiados. A Cruz Vermelha e agências humanitárias alertam para situação no país.
Sudão

ONU suspende missões humanitárias em Al Jazira

A ONU anunciou a suspensão de "todas as missões humanitárias no estado de Al Jazira, a sul da capital sudanesa, Cartum, devido aos combates entre o exército e paramilitares das Forças de Apoio Rápido
Timor-Leste

Banco Mundial alerta para crise em Timor-Leste

Relatório do BM indica que só 45% das crianças timorenses alcançarão o seu potencial produtivo na vida adulta. O mesmo relatório adverte para o Fundo Petrolífero que esgotará dentro de uma década.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres: Gaza é um “cemitério de crianças"

Secretário-geral da ONU apontou o dedo às "claras violações do direito internacional" a que se têm assistido em Gaza. "O caminho a seguir é claro: um cessar-fogo humanitário", disse.
Resposta Pronta

Rafah. "É um primeiro sinal de esperança"

Vinte camiões entraram em Gaza. Diretora executiva da UNICEF Portugal reconhece que é insuficiente, mas fala em "esperança". Beatriz Imperatori adianta que há mais material pronto a ser entregue.
Noticiário

10h. Gaza. Médicos do Mundo descreve "catástrofe"

Milhares de palestinianos estão sem acesso a água e luz e os medicamentos começam a esgotar-se. Neste jornal, o relato da organização Médicos do Mundo. E, Israel evacua cidade junto ao Líbano.
Sudão

Sudão. ONG alertam para "desastre" e criticam ONU

Mais de 50 organizações emitiram uma declaração a pedir "resposta firme" às Nações Unidas, que acusam de "negligência". Conflitos no Sudão já fizeram mais de 4.000 mortos e violência está a aumentar.
Nações Unidas

ONU reúne de emergência sobre crise humanitária

O representante permanente da Arménia alertou para uma "grave escassez" de alimentos, medicamentos e combustível em Nagorno-Karabakh, região com cerca de 120 mil pessoas.
Crise humanitária

ONU recebeu 20% dos fundos para ajuda humanitária

De forma a chegar às mais de 362 milhões de pessoas em diferentes crises em todo o mundo a ONU solicitou 50 mil milhões de euros, mas apenas recebeu "cerca de 20% do total".
África

Corno de África. "Situação dramática", diz ACNUR

Há um "número recorde de pessoas" refugiadas e deslocadas internamente. Fome, seca e conflitos agravaram crise humanitária. Portugal com ACNUR lança campanha de sensibilização e recolha de donativos.
Nigéria

ONU pede ajuda para evitar "catástrofe" de fome

"Taxas extremamente altas de desnutrição aguda e mortalidade" fazem soar alarmes e ONU faz apelo para que haja efetivamente uma ajuda para o povo da Nigéria.
Moçambique

Moçambique: violação de direitos humanos aumentou

O grupo "Al-Shebab" continua a "incendiar aldeias, a decapitar pessoas e a raptar mulheres e raparigas". A Amnistia Internacional confirma que 1,5 milhões de pessoas necessita de ajuda humanitária.
Afeganistão

Afeganistão. Necessidades humanitárias sobem 350%

De acordo com a ONU, o Afeganistão representa a maior crise humanitária do mundo em 2023, com 28,3 milhões de pessoas a precisarem de assistência humanitária este ano, mais 350% do que há cinco anos.
UNICEF

UNICEF pede 100 mil milhões para ajuda humanitária

Este financiamento de emergência será dirigido a pessoas afetadas por crises humanitárias, efeitos prolongados da pandemia da Covid-19 e pela crescente ameaça de graves fenómenos climáticos.
Gabinete de Guerra

Desastre humanitário levará a Ucrânia a negociar?

Opinião pública "pode pressionar a Ucrânia a negociar" se as mortes chegarem ao desastre humanitário. "Ninguém ganhará a guerra na totalidade." Análise de Diana Soller e do major-general Vieira Borges
Crise dos Refugiados

Moria. Número de refugiados acolhidos desconhecido

A 9 de setembro de 2020, o maior campo de refugiados da Europa ficou destruído. Portugal ofereceu-se para acolher migrantes, num esforço europeu. Mas, dois anos volvidos, não há dados concretos.
Noticiário

00h. Zelensky reconhece dificuldades em Mariupol

Presidente ucraniano confirma assim a chegada de 156 pessoas a Zaporíjia. Evacuação que decorreu no âmbito de um cessar-fogo temporário. Zelensky não vê esta retirada de pessoas como uma vitória.
Noticiário

18h. DGS revela norma para vacinação de refugiados

Sarampo, poliomielite, tuberculose, Covid-19 e gripe são os fármacos que a DGS considera prioritários. Ainda neste jornal, acompanhamos a chegada de cerca de 400 refugiados a Portugal.
Guerra na Ucrânia

ONU lembra crise de fome no Iémen

Segundo a ONU, cerca de 161.000 pessoas vão enfrentar, em breve, "uma insegurança alimentar catastrófica, prenúncio do que pode acontecer a 7,1 milhões de pessoas.
Guerra na Ucrânia

Os palhaços que recebem crianças na fronteira

Os médicos-palhaço que esperam na fronteira da Ucrânia com a Moldávia têm apenas uma missão: fazer com que as crianças esqueçam que tiveram de fugir de casa por causa de uma guerra.
Guerra na Ucrânia

Human Rights Watch: "A situação é dramática"

Organização não-governamental pede que países se unam no acolhimento e proteção dos civis. "É uma crise gigantesca e há muitas pessoas a procurar ajuda", diz diretor. Racismo nas fronteiras preocupa.
Gabinete de Guerra

22 refugiados "desejosos de chegar" a Portugal

Beatriz Nobre está nesta caravana a caminho de Portugal vinda da Polónia. Conta que dos 22 refugiados, 14 são adultos e oito são crianças. Há também 15 voluntários, "todos com profissões diferentes".
Resposta Pronta

ONG. Ucrânia tem a crise mais “idosa” do mundo

Organização independente de direitos humanos, no terreno no leste da Ucrânia, estima que 3 milhões de pessoas precisem de ajuda; idosos representam 30 por cento do total
Explicador

Donetsk. "Bombardeamentos" obrigaram a regressos

Miguel Cardoso, ex-treinador do Shaktar Donetsk, recorda a "cidade normal" que conheceu em 2013. Aumento da violência foi "gradual". Pessoas regressaram à cidade depois de verem "casas bombardeadas".
Animais

Morreu rato que recebeu medalha por salvar vidas

Na sua carreira de cinco anos, Magawa encontrou mais de 100 minas e outros explosivos no Camboja e cobriu mais de 141 mil metros quadrados de área, o equivalente a 20 campos de futebol.
Migrações

MSF critica Bruxelas face à crise na Bielorrússia

Polónia e Lituânia proibiram a entrada de organizações humanitárias e jornalistas em zonas restritas e a Médicos Sem Fronteiras criticou a tolerância que Bruxelas tem demonstrado perante esta crise.
Resposta Pronta

Crise migratória. UE "vai contra direitos humanos"

Há novos relatos de violência contra migrantes. Na Polónia, sofrem "práticas desumanas" e pedidos de asilo são "ignorados", diz diretor de comunicação da Amnistia Internacional Portugal, Paulo Fontes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.