893kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Geopolítica

5 Continentes

Líder Hezbollah."Ataque de Israel sem precedentes"

Os principais dirigentes do Hezbollah estão mortos ou gravemente feridos. Na Ucrânia, condições para vitória implica revisão das linhas vermelhas da administração Biden e consenso com os republicanos.
Geopolítica

A loucura como hipótese

Como muitos de nós neste planeta dividido tenho as maiores angústias e as maiores dúvidas sobre o futuro. Possuo, todavia, a consciência da necessidade de evitar os extremos, estejam onde estiverem.
Taiwan

Taiwan diz estar pronto para trabalhar com China

Dois dias após o fim das manobras militares em torno de Taiwan, o Presidente taiwanês afirmou que Taipé está pronta para trabalhar com a China para alcançar a "compreensão mútua" e a "reconciliação".
China

Tensões com China preocupam empresas dos EUA 

As empresas norte-americanas queixam-se de o governo chinês impor "barreiras ao investimento e às operações", limitando o acesso ao mercado, face ao excesso de capacidade das indústrias chinesas.
Geopolítica

A equação iraniana, entre Kant e Hobbes

Continuamos a ouvir gente timorata para quem o sistema internacional é um condomínio kantiano e não o que é: um mundo hobbesiano onde os lobos fazem o que sempre fizeram aos que se portam como ovelhas
Geopolítica

Morrer por Ormuz!

Uma vez mais, nestes primeiros dias de primavera de 2014, Albuquerque The Great – como o vi designado num documento oficial no Omã – volta a justificar a sua genial visão estratégica.
Estados Unidos da América

"Síndrome de Havana" pode (mesmo) ser obra russa

Centenas de diplomatas sofreram fortes enxaquecas e até lesões cerebrais. Comissão norte-americana achou improvável ser ataque por outro país, mas agência russa pode ter ligação ao misterioso caso.
Resposta Pronta

Suécia na NATO. "É uma revolução estratégica"

Bruno Cardoso Reis destaca o fim da neutralidade do país nórdico. O historiador sublinha que a entrada da Suécia é uma derrota histórica dos interesses russos.
Ásia

China "não fará concessões" aos EUA sobre Taiwan

O exército chinês sublinhou que "não vai fazer quaisquer concessões ou compromissos" relativamente a Taiwan, e ambas as partes emitiram avisos quanto à situação nas Filipinas, onde crescem tensões.
Relações Internacionais

China-EUA: os equilíbrios intransponíveis

A Rússia e China são atuais parceiros não naturais. Por outro lado, os EUA e China têm demasiadas áreas de potencial colaboração e equilíbrios militares para estarem num choque iminente.
Agências de Rating

Moody's avisa Pequim: há limites para apoios

Agência ameaça cortar "rating", avisando que há limites para a política de apoio a setores que estão em apuros, como o imobiliário. Analistas não veem estouro mas, sim, uma agonia económica difícil.
Fact Check

Imagem mostra "o verdadeiro espírito israelita"?

Conjunto de 13 imagens simula vitória de Israel frente ao Hamas. Vários utilizadores partilham a galeria, com mensagens de apoio ao exército. Mas fotos foram criadas com inteligência artificial.
Noticiário

20h. Israel diz que dividiu Gaza em dois

As tropas israelitas falam em "ataques significativos" e avisam: vão continuar. Ainda neste jornal, o momento em que Marcelo é confrontado por manifestantes pró-Palestina.
Resposta Pronta

Saída Gaza. "Nomes vetados por razões políticas"

O especialista em assuntos humanitários aponta que saída de 82 feridos de Gaza é número pequeno. Bruno Neto explica que há nomes de cidadãos que a ser vetados por razões políticas por Israel e Egito.
Noticiário

20h. Israel. Rafah volta a abrir amanhã

É o que indicam as autoridades palestinianas, no dia em que já saíram mais de 400 pessoas de Gaza. Ainda neste jornal, as críticas do PSD e Chega ao processo e venda da Efacec.
Noticiário

18h. Israel. Netanyahu afasta cessar-fogo

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro israelita explica que o cessar-fogo é impossível tendo em conta os ataques do Hamas. Ainda os destaques do debate do OE no Parlamento.
PLMJ Podcast

O xadrez geopolítico do mundo pós Gaza e Ucrânia

Para analisar o impacto dos dois conflitos a que estamos a assistir, convidámos a investigadora Diana Soller e o Professor Miguel Morgado para uma masterclass de geopolítica no auditório PLMJ.
Noticiário

00h. Hamas. Governo analisa naturalização de refém

O cidadão está refém em conjunto com os filhos menores. O Ministério da Justiça explica que está a acompanhar este pedido com a "necessária urgência". E depressão Bernard originou 381 ocorrências.
Noticiário

21h. Mau tempo origina 381 ocorrências

Há registo de danos em viaturas e habitações, sendo que Faro foi o distrito mais afetado. Ainda neste jornal, a análise ao conflito em Israel.
Noticiário

20h. Macron vai a Israel esta semana

Para além do presidente francês, também o primeiro-ministro dos Países Baixos visitará o país no início desta semana. Ainda a polémica em torno da Web Summit e um ponto de situação do mau tempo.
Resposta Pronta

Rafah. "É um primeiro sinal de esperança"

Vinte camiões entraram em Gaza. Diretora executiva da UNICEF Portugal reconhece que é insuficiente, mas fala em "esperança". Beatriz Imperatori adianta que há mais material pronto a ser entregue.
Resposta Pronta

Egito. "Mínimo de consenso seria difícil"

A Cimeira de Paz do Cairo terminou sem acordo. Para Marcos Farias Ferreira, o desfecho era previsível. O especialista destaca também o "distanciamento" dos EUA. Ainda a análise à abertura de Rafah.
Noticiário

20h. Egito. Cimeira sem declaração conjunta final

Em causa, "divergências" entre as delegações sobre o conteúdo do documento. Ainda nesta edição, a análise à demissão de Paddy Cosgrave e a antevisão ao Olivais e Moscavide - Sporting.
Noticiário

19h. Israel. Alemanha proíbe manifestações

As autoridades alemãs consideram que existe o perigo de incitamentos antissemitas. Ainda neste jornal, os alertas da Proteção Civil sobre o mau tempo e a manifestação em Lisboa pela habitação.
A Sexta Coluna

Saudades da Guerra Fria?

Embora vejamos ordem num passado que acabou e caos no presente que ainda corre estamos face ao fim de um mundo relativamente ordeiro, dominado por duas grandes potências que controlavam os seus campos
Noticiário

16h. Israel diz ter eliminado unidade terrorista

Neste jornal, uma atualização do conflito em Israel, com destaque também para a condenação por parte do Parlamento ao Hamas. Ainda a festa da Taça de Portugal, com destaque para o Lusitânia - Benfica.
Resposta Pronta

Gaza. "Crise humanitária a tornar-se catástrofe"

Representante dos Médicos do Mundo em Gaza alerta para falta de material médicos nos hospitais. Felipe Noya descreve um cenário de crise humanitária e deixa um apelo: "Que se construa a paz".
Fact Check

Israel. Equipa da CNN "fingiu" ataque do Hamas?

"CNN apanhada a fingir um ataque do Hamas em Israel", lê-se nas redes sociais. As imagens são reais, mas o áudio não. A reportagem foi manipulada para incluir indicações falsas.
Comentário

"Pressão internacional estará a atrasar incursão"

A editora de Internacional do Observador destaca que papel de países como EUA ou França está a ter impacto e a permitir a saída de mais civis. Cátia Bruno analisa ainda posição de Egito e Líbano.
Resposta Pronta

Invasão a Gaza. "O pior está para vir"

O especialista em Relações Internacionais Luís Tomé não tem dúvidas: a incursão começa esta noite: "Campanha está a intensificar-se". Alerta ainda para alastrar do conflito a outros países.
Conflito Israelo-palestiniano

Ponto da situação: 24h para sair do norte de Gaza

No "Dia da Raiva" declarado pelo Hamas, que poderá estar ligado a dois incidentes (em França e na China), Israel diz a civis do norte da Faixa de Gaza para irem para sul. ONU diz ser "impossivel".
Nações Unidas

ONU "perto do abismo"? Líderes faltam à assembleia

Líderes de 4 países membros permanentes do Conselho de Segurança não estarão na Assembleia Geral da ONU, que começa terça. Zelensky estará presente — mas não agrada nem à Rússia, nem ao Sul Global.
Ocidente

Os aliados naturais de Vladimir Putin

Xi Jinping aguarda o momento de ser chamado à cena. Em nome de um Mundo pós-hegemónico. Oxalá que, na Terra do Tio Sam, a gerontocracia que luta pela liderança tenha um fugaz lampejo de clarividência.
Diplomacia

Xi. Visita dos EUA pode "estabilizar relações"

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, encontrou-se (mesmo) com o Presidente Xi Jinping em Beijing. Xi terá dito que visita pode ajudar a "estabilizar" as relações" entre as potências.
Geopolítica

Chefes da diplomacia da China e EUA em Pequim

Os chefes da diplomacia da China, Qin Gang, e dos Estados Unidos, Antony Blinken, reuniram-se em Pequim, no início da primeira visita de um secretário de Estado norte-americano em cinco anos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.