908kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paz

Noticiário

10h. Três detidos na Cova da Moura e no Zambujal

As operações estão relacionadas com os desacatos que surgiram depois da morte de Odair Moniz. Ainda, à entrada para o Conselho Europeu Luís Montenegro reforça o apoio de Portugal à Ucrânia.
Gabinete de Guerra

Israel pode ganhar, mas conseguirá alcançar a paz?

Bruno Cardoso Reis explica que o conflito na Palestina se tornará vantajoso para Israel, mas sublinha: o histórico não antevê um cenário de paz. Na Ucrânia, vai ser mais difícil do que Trump faz crer.
Gabinete de Guerra

"Apoio russo a Órban é estratégia, não paz"

Pedro Nascimento, investigador de História Militar, diz que a Rússia quer dividir a União Europeia ao apoiar Hungria. Ainda, os "desafios monumentais" que a Síria enfrenta e o papel dos EUA e Israel.
Noticiário

23h. Poluição de plásticos: falhou acordo global

Representantes de mais de 170 países estiveram reunidos para tentarem encontrar uma solução para o problema. O fracasso deve-se à oposição de um grupo de países produtores de petróleo.
Gabinete de Guerra

Líbano. "Cessar-fogo não deve durar os 60 dias"

José Filipe Pinto sublinha o interesse do Irão no cessar-fogo entre Israel e o Líbano para completar o seu projeto nuclear, numa altura em que, considera, a paz não deverá durar os 60 dias.
Noticiário

8h. Hamas disponível para negociar a paz em Gaza

O Hamas indica que informou os mediadores do Egito, Qatar e Turquia que o grupo está pronto para um cessar-fogo no enclave palestiniano. Ainda neste jornal, há um acidente na Ponte Vasco da Gama.
Resposta Pronta

Cessar-fogo absoluto? "Pode ser desvio de guerra"

Com a paz entre Israel e o Líbano aprovada e o mandato de Trump à porta, a especialista em RI Joana Ricarte sublinha poder não se tratar de um cessar-fogo absoluto, mas um desvio de frente de guerra.
Noticiário

18h.G20. PM reforça compromisso com paz na Ucrânia

Luís Montenegro anuncia ainda que Portugal vai contribuir com 300 mil dólares anuais para a nova Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ainda, PGR que trabalhar para uma justiça mais rápida.
Noticiário

19h. Ucrânia vai poder atacar a longa distância

Joe Biden deu luz verde ao pedido de Volodymir Zelensky. Ainda neste jornal, a embaixadora da Ucrânia em Portugal apela ao Ocidente que se una numa frente diplomática para acabar com a guerra.
Comissão de Inquérito

"Não pode ficar pela lei, ordem e repressão"

João Paulo Correia considera que o Chega se está a aproveitar do cenário de violência na Grande Lisboa. O socialista sublinha que os discursos "humanistas" essenciais para a coesão social.
Paz

Novos Tempos

“Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, o mundo mudará”.
Guerra na Ucrânia

Biden, Macron, Scholz e Starmer querem "paz justa"

Numa declaração conjunta, os líderes dos EUA, França, Alemanha e Reino Unido comprometeram-se a continuar a apoiar a Ucrânia "para garantir paz justa e duradoura assente no direito internacional".
Resposta Pronta

Morte do líder do Hamas: "Machadada muito forte"

Major General João Vieira Borges analisa a morte do líder do Hamas. O especialista acredita que talvez Israel dê mais contributos para a paz agora que cumpriu um dos objetivos.
Israel

Quem tem medo do perdão e do amor?

A partir de determinado momento, e esse momento neste caso já passou há muito tempo, já não importa quem tem razão nem sequer quem ganha ou perde. Apenas a paz é necessária, desejável e exigível.
Noticiário

13h. Governo sobe salário mínimo na função pública

São mais 4 euros e meio do que a proposta inicial, no entanto, a Frente Comum acusa o Executivo de "não estar disposto a negociar". Ainda, António Costa distinguido com prémio da UNESCO para a paz.
Guerra

Fátima. Cardeal apela ao silêncio das armas

O arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, pediu em Fátima pelo silenciar das armas "que geram a morte", apelando aos governantes que trilhem "as sendas da fraternidade, da paz".
Guerra na Ucrânia

Zelensky diz que quer o fim da guerra em 2025

Presidente ucraniano assumiu o objetivo de que guerra acabe no próximo ano. Para isso, e ao lado do chanceler Olaf Scholz, deixou um apelo: é "muito importante que a ajuda não diminua no próximo ano".
Paz

Reitor de Fátima apela para "orações pela paz"

"Reunimo-nos para pedir a ajuda e proteção de Nossa Senhora, concretamente nesta situação em que vivemos, uma situação que exige que rezemos pela paz", afirmou Carlos Cabecinhas.
Comentário

"Nobel é aviso contra o uso de armas nucleares"

A editora da secção de internacional do Observador, Cátia Bruno, considera a escolha da organização de sobreviventes dos ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki como vencedora uma mensagem política.
Igreja Católica

Cardeal Américo Aguiar apela a oração pela paz

Américo Aguiar apelou à participação numa oração pela paz convocada pelo Papa Francisco, dizendo que "é urgente" que os cristãos saiam do seu "conforto e segurança" e sejam "solidários".
Noticiário

9h. Qatar acusa Israel de "genocídio coletivo"

O emir do Qatar volta a pedir um cessar-fogo e avisa que a paz só será possível com o fim da agressão de Israel, numa altura em que Israel voltou a bombardear os subúrbios de Beirute.
Papa Francisco

Papa convoca jornada de oração pela paz no dia 7

Papa Francisco vai deslocar-se, no domingo, à Basílica de Santa Maria Maggiore para rezar o terço e invocar a paz. Convocou também para o dia 7 a jornada de oração e jejum pela paz no mundo.
Nações Unidas

Presidente do Senegal defende novo contrato social

O Presidente do Senegal discursou na ONU e disse que é preciso um "novo contrato social baseado na solidariedade" e que "a paz não é apenas a ausência de guerra", mas sim "viver em dignidade".
País

Associações lusófonas organizam marcha pela paz

Marcha "pela paz e tolerância religiosa" vai realizar-se no próximo sábado entre o Rossio e a Igreja de Santo António, em Lisboa. Associações preveem adesão de mais de mil pessoas.
Colômbia

Processo de paz suspenso na Colômbia

O Governo da Colômbia e o ELN iniciaram conversações de paz em novembro de 2022. Mas o principal sucesso do diálogo, um cessar-fogo bilateral que vigorou durante um ano, terminou sem novo acordo.
O Domínio da Guerra

Olaf Scholz quer ser o “chanceler da paz”

Para o Major-General Arnaut Moreira, agosto foi um “bom mês” para a Rússia porque conquistou território. Explica que Olaf Scholz quer deixar um “legado para a história” ao alcançar um acordo de paz.
Noticiário

11h. Raimundo não descarta corrida presidencial

O secretário-geral do PCP afirma que pode ser uma hipótese, mas para já vai refletir sobre o assunto. Ainda, Robert F. Kennedy Jr. suspendeu a campanha para as eleições presidenciais.
Resposta Pronta

"Estratégia de Blinken para a paz não funciona"

Tiago André Lopes, especialista em Relações Internacionais, considera que a dramatização quanto à aceitação de Israel do acordo de cessar-fogo proposto pelos EUA é uma estratégia que não funciona.
Gabinete de Guerra

Cessar-fogo em Gaza? Ainda não é certo

Francisco Pereira Coutinho sublinha que embora Israel aceite o acordo proposto pelos EUA, não significa que o Hamas, ainda que pressionado, o faça. Ainda, o avanço da Ucrânia no território russo.
Resposta Pronta

"Abertura de Maduro para negociar é bom sinal"

Raquel Patrício, especialista em América Latina, antevê manifestações de grandes dimensões na Venezuela, numa altura em que o único bom sinal é a disponibilidade de Maduro para negociar.
Conflitos

Lourenço apresenta plano para paz Ruanda-RDCongo

Os dois países têm oportunidade de analisar a proposta para, nos próximos dias em data a acordar entre Angola, RDCongo e o Ruanda, a mesma começar a ser discutida em Luanda ao nível ministerial.
Gabinete de Guerra

Paz no Médio Oriente? Cabe ao Irão decidir

Bruno Cardoso Reis explica que a paz no Médio Oriente depende do Irão. Ainda, não há dúvidas de que houve uma falha de informações grave por parte da Ucrânia, até porque, diz, "é difícil disfarçar". 
Guerra na Ucrânia

Melo: "Para paz duradoura, é preciso NATO forte"

Nuno Melo sustenta que para garantir paz duradoura é preciso garantir que "a NATO é operacionalmente forte". O ministro da Defesa Nacional acrescentou ainda necessidade de investir nas Forças Armadas.
Causa Própria

Foi Kamala Harris boa escolha para os democratas?

Nuno Gouveia não tem dúvidas: "Kamala é, atualmente, a única opção possível do partido". Não obstante às fragilidades de Kamala Harris, Tiago André Lopes sublinha a "leveza" da candidata democrata.
5 Continentes

China quer paz ou protagonismo?

Por mais que a imprensa chinesa assim queira fazer parecer, nem com o apoio de Pequim estamos perto da paz. Ainda, não há dúvidas de que Joe Biden era internacionalmente visto como um aliado seguro.
Gabinete de Guerra

Paz no Médio Oriente? Depende de eleições nos EUA

Major-General Isidro Morais Pereira diz ser impossível antever quem será o próximo presidente dos EUA. Como irá a escolha influenciar a paz em Gaza? Ainda, a Ucrânia ficará mais forte e a Rússia sabe.
Gabinete de Guerra

Pode a morte ter impacto nas negociações de paz?

Vítor Gabriel Oliveira explica que a Ucrânia sabe que tem de equilibrar o tabuleiro internacional face a uma possível vitória de Trump nos EUA. No Médio Oriente, é desta que pode haver paz?
Jogos Olímpicos

Aldeia Olímpica. Centenas de atletas apelam à paz 

O presidente do Comité Olímpico espera que a mensagem inspire "os líderes políticos de todo o mundo a agirem em função da paz", um dos objetivos do fundador que reavivou os Jogos há 130 anos.
Gabinete de Guerra

A Ucrânia e o "sonho": o que falta para a paz?

O que quer, realmente, a Ucrânia? Poderá a Rússia permitir o "sonho"? Luís Tomé sublinha: "Afinal, todos os avisos devem ser levados a sério". Em Gaza, permanece desconhecido o número de reféns.
Guerra

Trump será um pacificador?

A verdadeira paz tem de assentar num acordo tido por justo e legítimo, sobretudo pelas partes diretamente envolvidas na guerra, mas também pelos países vizinhos e pelo máximo da comunidade de Estados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.