Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paz

Gabinete de Guerra

A Ucrânia e o "sonho": o que falta para a paz?

O que quer, realmente, a Ucrânia? Poderá a Rússia permitir o "sonho"? Luís Tomé sublinha: "Afinal, todos os avisos devem ser levados a sério". Em Gaza, permanece desconhecido o número de reféns.
Guerra

Trump será um pacificador?

A verdadeira paz tem de assentar num acordo tido por justo e legítimo, sobretudo pelas partes diretamente envolvidas na guerra, mas também pelos países vizinhos e pelo máximo da comunidade de Estados.
5 Continentes

Como se constrói uma paz duradoura?

Bruno Cardoso Reis diz que é necessário que todas as partes achem que não vão alcançar os objetivos pela via militar. O historiador refere que nem todos os conflitos terminam em negociações de paz.
Gabinete de Guerra

Grupo euro-asiático liderado pela Rússia e China?

A Organização para a Cooperação de Xangai é forma de Putin mostrar que não está isolado. E novos rumores de paz no Médio Oriente. Netanyahu disposto a arriscar choque os seus ministros mais radicais?
China

Pequim. China tem "papel construtivo" para a paz

Presidente garantiu o compromisso da China com a prosperidade comum e a cooperação amigável e sobretudo com a criação de uma "ordem internacional mais justa", onde "o mais forte" não se impõe.
Gabinete de Guerra

Trump quer paz. Mas com que linhas vermelhas?

Donald Trump apresenta um plano para a paz, com esforço de coerção estratégica, através do fornecimento de armas. Ainda o TPI pede captura de mais dois nomes russos e o agravar de crise no Quénia.
Guerra na Ucrânia

ONU denuncia Moscovo por forçar cidadania russa

Subsecretária-geral da ONU revelou, além da questão da cidadania, que prisioneiros de guerra relataram tortura e maus-tratos sistemáticos e generalizados, incluindo violência sexual.
Noticiário

12h.Conselho Europeu.Costa não comenta candidatura

O antigo primeiro-ministro adiou os comentários sobre a candidatura à presidência do Conselho Europeu, no canal Now. Ainda neste jornal, a urgência pediátrica de Viseu está reservada a casos urgentes.
Noticiário

15h. Zelensky aponta a nova cimeira

Volodymyr Zelensky afirma que há vários países interessados em reunir-se para deliberar medidas para a paz. Ainda neste jornal, Polónia e Países Baixos empatados no jogo do Euro 2024.
Noticiário

11h. Começa o Conselho Nacional da IL

O objetivo dos liberal para este Conselho Nacional é o de analisar as eleições na Madeira e também o resultado das europeias. Ainda neste jornal, continuam a surgir novos apoios a Kiev.
Noticiário

20h. PR. Opiniões convergentes a favor da Ucrânia

Marcelo Rebelo de Sousa defende que este encontro pode abrir caminho para a paz em território ucraniano. Ainda neste jornal, PJ aprende 800 quilos de cocaína no Porto de Setúbal.
Noticiário

19h. EUA anunciam nova ajuda à Ucrânia

Os EUA vão fornecer mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia a responder a necessidades humanitárias e reforçar a segurança. Ainda, Presidente da Colômbia cancela participação na Cimeira para a Paz.
Noticiário

14h. Paz na Ucrânia. Zelensky já está na Suíça

Zelensky falou antes do início da conferência, em Lucerna e agradeceu aos países que se juntaram à Cimeira. Ainda neste jornal, François Hollande vai ser candidato às eleições legislativas de França.
Mundo

Islândia é o país mais pacífico do mundo 

Portugal ocupa o 7º dos países mais pacíficos do mundo entre as 163 nações que constam do estudo. O conflito em Gaza fez Israel e Palestina caírem de posição e a Ucrânia e Rússia também.
Gabinete de Guerra

Cessar-fogo em Gaza? “O diabo está nos detalhes”

Major-General Isidro Morais Pereira explica que, numa altura em que as palavras de Blinken parecem não ter significado, resta esperar pela paz no Médio Oriente. Já a Ucrânia está no "bom caminho".
Direto ao Assunto

João Oliveira: PCP "pôs partidos a discutir a paz"

O cabeça-de-lista da CDU às europeias queixa-se de que os restantes partidos focam-se na divergência de opinião face à Ucrânia, mas sublinha que a posição do PCP "pôs partidos a discutir a paz".
Noticiário

9h. Michel está otimista sobre a cimeira da paz

Charles Michel pede que a adesão da Ucrânia à UE comece a ser negociada e está otimista sobre a cimeira da paz. Ainda, Governo apresenta hoje plano de emergência para a saúde.
Noticiário

6h. Governo volta a receber professores esta manhã

Professores e o Governo arrancam hoje negociações sobre tempo de serviço congelado. Ainda, Rita Júdice reúne-se com as diversas estruturas sindicais representantes dos oficiais de Justiça.
Guerra na Ucrânia

China apoia conferência de paz 

"A paz e a estabilidade devem ser procuradas e os interesses egoístas devem ser postos de lado", defendeu o Presidente chinês que reiterou a importância de reduzir o impacto económico do conflito.
México

México. Candidatos assinam acordo para a paz 

No documento preparado pela Conferência Episcopal do México, os candidatos às presidenciais de dia 2 de junho, mostraram-se cooperantes para um país com menos violência.
Conflito Israelo-palestiniano

Acordo só se Hamas abandonar ideias "delirantes"

"Se o Hamas renunciar às suas exigências delirantes e se consciencializar da realidade, então teremos o progresso que todos desejamos", afirmou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Almada

Almada: caminhada pela "Paz no Bairro" este sábado

Uma caminhada pela "Paz no Bairro" irá percorrer, no sábado, vários bairros do concelho de Almada. Participante devem vestir uma peça de roupa branca.
Conflito Israelo-palestiniano

Irão: ataque dos EUA é "ameaça à paz e segurança"

Um ataque com um drone dos EUA atingiu na noite de quarta-feira uma viatura em Bagdade, matando três membros da poderosa milícia Kataib Hezbollah, incluindo um comandante de topo, acusa a milícia.
Noticiário

17h. UE cria plano de paz para Faixa de Gaza

Conferência internacional é um dos dez pontos para uma "solução crédivel" com objetivo de estabelecer a paz na Faixa de Gaza. E ainda, base área dos EUA no Iraque foi alvo de ataque.
Resposta Pronta

Resolução aprovada. "Trabalho enorme dos EUA"

Na análise de Diana Soller, as Nações Unidas atingiram um "triunfo diplomático" num passo importante em direção à paz e a um cessar fogo definitivo. Resolução inicial "não fazia qualquer sentido".
Nobel da Paz

Ativista premiada com Nobel faz greve de fome

A ativista iraniana Narges Mohammadi, atualmente detida, vai iniciar uma nova greve de fome no domingo, dia em que recebe o Prémio Nobel da Paz. Os filhos estarão em sua representação em Oslo
Gabinete de Guerra

"Zelensky está a perder popularidade"

Para José Filipe Pinto a visita de Putin aos países do Médio Oriente "prova o sucesso da ofensiva militar russa na Ucrânia". Destaca que "discurso de paz de Zelensky passou agora a ser um ultimato".
Conflito Israelo-palestiniano

Blinken pede oitavo dia de trégua e "mais ainda"

O secretário de Estado norte-americano pediu a prorrogação da trégua entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza por "um oitavo dia e mais ainda". Anthony Blinken pediu também zonas seguras para civis.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: Abbas pede conferência internacional de paz

Presidente da Autoridade Palestiniana apelou para que se "rejeite a intransigência de Israel" e defendeu que "a atual agressão" na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada "deve cessar imediatamente".
Resposta Pronta

"Em cima da mesa está a trégua, não o cessar-fogo"

A trégua implica a "entrada massiva de ajuda humanitária e a troca de reféns". No entanto, Joana Ricarte, explica que "há sempre atores nos dois lados que vão tentar minar o acordo de paz".
Guerra

O Direito Internacional e a paloma de Picasso 

Entre a descrença e a fé, mergulhou num sono profundo, augurando que, quando despertasse, a Paloma de Picasso já tivesse resgatado o ramo de oliveira que ficou esquecido.
Paz

Do pacifismo

Os europeus mais esquerdistas diziam mal dos “polícias do mundo”, mas podiam dar-se ao luxo de apregoar o pacifismo e manifestar egoisticamente a objeção de consciência porque os americanos existiam.
Criptomoedas

A paz e a nova inteligência do dinheiro

Graças a moedas digitais que devem ser suficientemente descentralizadas para garantir o escrutínio democrático dos valores que as regem, será possível tornar o mundo mais justo e pacífico.
Noticiário

00h. EUA e Israel pensam força de paz em Gaza

Está a ser equacionada possibilidade caso as forças israelitas consigam expulsar o Hamas. Trata-se de uma força multinacional, que poderia incluir tropas americanas, britânicas e francesas.
Noticiário

Israel. Negociações para libertar reféns continuam

Ainda assim, várias fontes admitem que as negociações, que estão a ser mediadas pelo Qatar, prosseguem a um “ritmo muito mais lento” do que antes de Israel começar incursões em Gaza.
Fora do Baralho

O choque desabrido do “vácuo” de Guterres

Foi imprudente o secretário-geral da ONU? Entrámos na loucura de não poder criticar Israel como se fosse um país sem mácula? Ainda o caso de Cosgrave, BCE e aumento das rendas e provas de aferição
Resposta Pronta

"Desde 2006 que a guerra não esteve tão perto"

João Sousa, fotojornalista português que vive em Beirute descreve um "sentimento de tragédia e impotência" na população: "se o conflito se tornar global, não temos muitos sítios para onde fugir".
Resposta Pronta

"Macron tem função de pressionar solução política"

Francisco Pereira Coutinho defende que a visita do presidente Francês a Telavive "deve servir de bússola" para Israel: "por um lado combater o Hamas, por outro evitar a eternização do conflito".
Nações Unidas

ONU: é precisar investir mais na paz

Jorge Moreira da Siva, subsecretário-geral da ONU defendeu que é necessário um maior investimento na prevenção de conflitos e é preciso enfrentar as fragilidades individuais, para alcançar a paz.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada