771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os Verdes

Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Fora do Baralho

Tiros no pé da AD e maus fígados entre BE e Livre

Não há "estados de alma" em campanhas. O que o CDS da AD afirma agora sobre o aborto quer dizer que a PAF andou a mentir sobre a IVG? E ainda a credibilidade de Passos, Livre/direita e Costa árbitro.
Fora do Baralho

PSD matou o tabu, mas Passos trouxe o "sim é sim"?

Ex-primeiro-ministro apareceu ao 2º dia de campanha da AD, em Faro. Ao falar de imigração, abriu a porta ao Chega? Ainda os "elogios mornos" a Montenegro. E a abrir, cartas para o debate das rádios.
Fora do Baralho

Passos Coelho é uma fragilidade na campanha da AD?

A ausência de Ventura mostra a sua visão sobre a democracia. PNS é cristalino quanto a um acordo à esquerda, Montenegro está fechado em copas. E há ainda um "fantasma" que paira no ar: Passos Coelho.
Fora do Baralho

PNS tirado a papel químico e a anedota de Mortágua

Taticismo do PS resvala para a "palhaçada"? A bagunça da viabilização de governos, o caso da avó da coordenadora do BE, Costa a fazer campanha pela AD e as boçalidades que Ana Abrunhosa não quis ouvir
Fora do Baralho

Justiça-choque: meia-razão de Rio e culpa de Costa

Costa queimou oportunidade única de 8 anos para reforma na Justiça. As dimensões do choque do caso judicial da Madeira. Marcelo e o silêncio de ouro. O "erro" de Pedro Nuno e os debates pós-debate.
Os Verdes

CDU: Heloísa Apolónia concorre por Setúbal 

A ex-deputada Heloísa Apolónia, jurista, 54 anos, integra a lista da CDU (PCP/PEV) em terceiro lugar por Setúbal, que pretende recuperar a voz ecologista na Assembleia da República.
Fora do Baralho

PSD adquiriu o CDS? A prenda "mistério" da AD

Há uma tentativa de jogada de longo prazo de Montenegro com a Aliança Democrática? E ainda a lata de Lacerda, Ornelas que mais valia estar calado, um piiiii no CES e prendas para Marcelo e Costa.
CDU

Paulo Raimundo ataca Governo e defende Palestina 

O líder do PCP criticou duramente o Governo e a maioria absoluta do PS e apelou ao voto na CDU, que afiança que irá crescer. Defendeu ainda a solidariedade com o povo palestiniano, "que vencerá"
Fora do Baralho

Adeus a Costa e Marcelo embrulhado na berlinda

O "timing" do caso das gémeas, a cumplicidade "podre" entre PR e PM que levou a esta crise de regime. E que herança, a de Costa? Naipes também para a campanha fraca no PS, o aeroporto e o PISA.
Fora do Baralho

PSD “desesperado” pôs PS à defesa nas pensões?

Proposta de Montenegro na jogada da semana, Carneiro a agarrar e PNS prudente. E Temido a lembrar o Pai Natal no caso das gémeas; JMJ afinal não bombou a economia; e copas (ou não) para Kissinger.
Política

PEV defende que reforço da CDU é crucial

O PEV considera que, além da atual crise política, o "PS já estava sobremaneira fragilizado, devido a opções políticas que tem vido a tomar" e que têm "gerado problemas gravíssimos em áreas fulcrais".
Fora do Baralho

Alunos amordaçados e um conselho pouco ético

Há ingerência na Justiça, estudantes detidos e uma assembleia geral do FCP negra. E ainda a candidatura de Pedro Nuno Santos num PS unido pelo poder.
Fora do Baralho

Extra. Quem fala verdade no convite a Centeno?

António Costa escolheu a residência oficial do primeiro-ministro para iniciar a sua defesa. E, afinal, quem convidou quem e quando para primeiro-ministro? A Crise Política não abranda.
Fora do Baralho

O pipi podia ser do PSD

Só que não. "Vitória política e orçamental do PS - e de Medina" no Orçamento. E o excedente? "Governo não sabe como fazer". Ainda o conflito Israel/Hamas e a falta de "decência" da esquerda, nem toda.
Fora do Baralho

25 Novembro. Não incluir é traição a Soares?

Carlos Moedas viu a baliza aberta e anunciou comemoração pela CML do 25 Nov, ao contrário da AR. A reação à esquerda "entristece". E ainda as lições do Mundial 2030. Só efemérides: 100º programa!
Os Verdes

PEV marca 16.ª Convenção Nacional para março

Verdes classificam, em comunicado, como "muito positivo o reforço da CDU" nas eleições legislativas regionais da Madeira, salientado "o crescimento de perto de 50% no número de votos".
Fora do Baralho

Censura e casa. Oposição - e Ventura - trunfam mal

Moção foi "imbecilidade" do líder do Chega? E o que é que a oposição queria para o crédito à habitação? Bancos "estão a contribuir". Mas há problemas nas medidas. Ainda IRS, profs, migração e Polónia.
Fora do Baralho

Travão às rendas é mau. E travão Passos em Belém?

Há três problemas em voltar a limitar a subida das rendas. A jogada da semana vai aos presidenciáveis na fila, mas há um, ainda em silêncio, que a concorrer esvazia as outras candidaturas à direita.
Ambiente

Os Verdes questionam Governo sobre poluição

Os Verdes afirmaram que se deslocaram ao local após denúncias da população de maus cheiros em Corredoura. Há suspeitas de alegadas descargas sem tratamento de um matadouro.
Fora do Baralho

Veto Habitação. Quem ganha e quem se sente gozado

Foi bem fundamentado o veto político de Marcelo Rebelo de Sousa? Como é que o PSD pode capitalizar mais este braço-de-ferro entre o Presidente e o Governo? Mini edição especial do Fora do Baralho.
Fora do Baralho

JMJ. Os ajustes diretos eram necessários?

A polémica em torno dos ajustes diretos na JMJ. Salgado vai a julgamento. E a recuperação das aprendizagens.
Fora do Baralho

Justiça poética ou justiça política?

Boaventura Sousa Santos, que culpa a América, Carlos Carreiras que diz que o rei vai nu na organização das Jornadas Mundiais da Juventude e Adão e Silva que regressou à função de comentador
Fora do Baralho

Medalha a Bethânia: ato de propaganda política

Atribuição de galardão a Bethânia no meio de um concerto foi ato de propaganda do ministro da Cultura, ao “melhor estilo soviético”. Sobre a CPI à TAP, o PS não tem noção da audiência das audições
Fora do Baralho

Fim da CPI à TAP. Quem se lixa é o mexilhão?

Ouros, espadas e copas para Pedro Nuno, os seus alvos, Costa e os bodes expiatórios. Que consequências vão ser retiradas desta comissão de inquérito: nada muda ou nunca fica tudo na mesma em política?
Fora do Baralho

Sabemos cada vez mais ou menos sobre a TAP?

Espadas, ouros e copas para Marcelo, Boaventura e Certificados de Aforro — não necessariamente por esta ordem. E o que nos dizem as audições de Pedro Nuno Santos e Mendonça Mendes sobre a TAP e o SIS.
Fora do Baralho

Eleições em Espanha têm paralelo por cá? Não

Neste Fora do Baralho há elogios ao Governo, parabéns ao Benfica de um portista e análise ao que aconteceu a PSOE, Podemos e Vox, que é muito diferente do Chega
Fora do Baralho

Galamba não é ministro, Eugénia é que é

Percebemos ontem que João Galamba não tem estado preocupado com a gestão da TAP, mas sim com "politiquices". Parecia a audição de um "garoto a esconder-se atrás de uma chefe de gabinete". Um absurdo.
Fora do Baralho

Quem está em causa não é Galamba, mas sim o PM

Se o que foi descrito sobre o SIS é verdade, quem está em causa é mesmo Costa. Do lado de Frederico Pinheiro, ficam coisas por explicar. Eugénia Correia tentou "afogar" os deputados com micro detalhes
Fora do Baralho

A história mal contada do SIS

Quem tomou a decisão de pedir a intervenção das secretas no caso do computador? Não se sabe, mas nenhuma resposta é boa. De que está à espera Marcelo?
Fora do Baralho

Os bastidores contados pelo próprio painel

Tal como o Governo este grupo debate-se com centenas de mensagens por dia no WhatsApp. O que irrita e o que une João Marques de Almeida, Jorge Fernandes, Luís Aguiar-Contaria e Susana Peralta?
Fora do Baralho

Frederico Pinheiro: Joker que pode resolver o jogo

Joker de ouros para Frederico Pinheiro: o grande ausente desta história. Quem ligou ao SIS? O mesmo passarinho que avisou a CEO da TAP da reunião? Marcelo está divertido, a gozar por antecipação.
Fora do Baralho

Temos um PM de "paróquia" que pensa pequeno

Costa segurou Galamba a pensar apenas na sobrevivência política. Qual a explicação? O PM sabe algo que não sabemos. A "jogada arriscada" por falta de alternativas coloca Marcelo contra a parede.
Fora do Baralho

Fernando Medina arrumou com a concorrência no PS?

Será que o ministro das Finanças não tem telefone para avisar os colegas de Governo que afinal não havia nenhum parecer? Ainda a ida do primeiro-ministro às compras, que podia ter acabado em cataplana
Fora do Baralho

As inimigas figadais dos aviõezinhos de Costa

PM é "culpado disto tudo" e TAP o maior sarilho do Governo. As audições da CEO e de Alexandra Reis, a leviandade de Hugo Mendes, o voo de Marcelo e o silêncio de Santos Silva sobre a reunião secreta.
Fora do Baralho

"Disparate" no IVA. É arroz carolino ou basmati?

"Até donos de Continente e Pingo Doce são apoiados". Há paternalismo e caridade nas novas medidas do Governo? Ainda o guarda-chuva em riste apontado por Marcelo a Costa e o pau para bater em Centeno
Os Verdes

Verdes defendem controlo das rendas

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) criticou o Governo por dar "uma gota de água a quem morre de sede" no pacote anunciado para a habitação.
Fora do Baralho

CEO da TAP caiu ou meteu-se numa argolada?

Há justa causa ou não? Jogada pouco inteligente do Governo? Fará ricochete? Discussão acesa dos 4 ases na jogada da semana. Ainda "copinhas" para padres afastados e a "irresponsável" IL nos Açores.
Fora do Baralho

1 ano de guerra, Ventura do lado certo, Lula não

Balanços aos 365 dias de guerra. E há naipes para ativistas anti-Putin; para o mais moderado ou “troca-tintas” líder do Chega; para a ala conservadora da Igreja e para as rendas congeladas para sempre
Fora do Baralho

Marcelo, o bom, Moedas, o franco e o novo analista

No Fora do Baralho, fala-se de como os políticos passam a comentadores; de um “serviço de urbanismo célere e transparente" e do Presidente da República que visitou um imigrante espancado em Olhão

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos