909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

UTAO

Orçamento do Estado

Descida de IRC em dois pontos custa 841 milhões

A descida de IRC em dois pontos custa mais do que o projetado pela AD, estima a UTAO que contabiliza o impacto em 841 milhões. Já acabar com a derrama estadual, como quer a IL, custa 1.280 milhões.
Orçamento do Estado

Touradas. Menos IVA teria impacto de 100 mil euros

CDS tinha falado em impacto de um milhão de euros, mas UTAO diz que seria pouco mais de cem mil. Touradas parecem estar a arrecadar mais dinheiro, mas dados não são totalmente claros.
Noticiário

7h. Caso BES. Prescreveu mais um crime de Salgado

Ricardo Salgado vai passar a responder por 52 crimes no inicio do próximo ano, em vez dos 65 dos quais foi acusado. Ainda neste jornal, as celebrações do 25 de Novembro e a corrida a Belém.
Orçamento do Estado

Proposta do PS para as pensões custa 273 milhões

PSD pedira à UTAO que avaliasse impacto orçamental do aumento das pensões proposto pelo PS. Feitas as contas, está em linha com o que tinham anunciado os socialistas. Será "irrelevante" para excedente
Orçamento do Estado

Medidas de Sarmento deputado nas mãos dos partidos

Ministro não se compromete com nenhuma medida na especialidade, mas pede que partidos não desequilibrem as suas contas. Arranque da discussão do Orçamento teve "cavaleiros" e a bandeira do IRC.
Contas Públicas

Excedente de 2024 pode ser superior ao previsto

A UTAO admite que o excedente orçamental deste ano pode ser superior ao que está previsto, mesmo com as medidas tomadas que têm um impacto negativo.
E o vencedor é...

Faltam dados? A UTAO põe o dedo na ferida

A UTAO insistiu para que as contas fossem divulgadas, mas há medidas das quais continuamos sem saber o real impacto financeiro. A igreja e os passos na direção certa para ajudar as vítimas de abuso.
O Bom, o Mau e o Vilão

Afinal, os portugueses até gostam da nossa Justiça

Rui Baleiras (que é independente), Luís Montenegro (que admite ir à festa do PSD-Madeira) e os críticos radicais da Justiça (que são desmentidos por um relatório da OCDE) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Dívida Pública

UTAO mantém: a redução da dívida foi "artificial"

Rui Baleiras, coordenador da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, reitera o que escreveu no polémico relatório de 10 de abril. Porém, se pudesse voltar atrás, explicaria melhor o termo "artificial".
UTAO

Dívida das empresas pública caiu 9,9% em 2023

Os maiores contributos para esta redução do stock global de dívida surgiram das empresas públicas não financeiras (-2.662 milhões de euros) e das empresas públicas reclassificadas.
Contas Públicas

Excedente na mira apesar de défice e medidas extra

Miranda Sarmento acusou o anterior Governo de deixar as contas piores do que tinha anunciado. Agora revela que 41 medidas aprovadas não tinham cabimento orçamental. E o arranque do ano foi de défice.
Resposta Pronta

Professores: PS quer saber qual o impacto no OE

Socialistas entendem divergência entre contas da UTAO e Ministério da Educação sobre recuperação do tempo de serviço. Mas querem saber quanto ficaria se professores do 10.º escalão fossem abrangidos.
O Bom, o Mau e o Vilão

Afinal, Lacerda Sales pode autoincriminar-se?

A UTAO (que nos explicou como funciona o Estado), o presidente do Parlamento (que confunde deputados com juízes) e Lacerda Sales (que invocou o direito ao silêncio) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

1h. Costa. Ventura critica apoio de Montenegro

O líder do Chega reitera, mais uma vez, que não vai apoiar a candidatura do antigo governante. Ainda, cálculo da UTAO sobre recuperação do tempo de serviço dos professores é inferior ao do Governo.
Professores

Recuperar tempos aos professores custa 470 milhões

UTAO fez o estudo sobre o impacto orçamental da recuperação do tempo de serviço e já enquadrou o acordo alcançado pelo Governo. Ministro estimou em 300 milhões custo anual depois de reposição.
UTAO

Custo de reposição de tempo de serviço para breve

A avaliação orçamental da devolução do tempo de serviço foi pedida pelo PSD e aprovada em comissão em outubro. O documento “está numa fase muito avançada” e será apresentado em junho.
BPN

Sem "sorvedouro" do BPN, excedente teria sido 1,6%

Finanças (com Medina) registaram nas contas de 2023 encargo de mais de 900 milhões relacionado com o ex-BPN, quase tanto quanto se inscreveu no Orçamento do Estado para políticas de habitação.
IRS

UTAO: "Impossível" avaliar IRS em 15 dias 

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental afirma ser "missão impossível de concretizar" a avaliação do impacto do IRS no prazo definido, pela falta de meios informativos e os custos de oportunidade.
Noticiário

16h. "Redução de impostos é um risco orçamental"

A UTAO prevê que as principais medidas de política orçamental vão ter um impacto direto no saldo de menos 10 mil milhões de euros. E ainda, revelada a lista de árbitros para o Europeu.
Orçamento do Estado

UTAO: ponto de partida para 2024 "mais favorável"

A UTAO afirma que o excedente histórico de 1,2% do PIB apurado no ano passado "superou todas as previsões" do Ministério das Finanças, incluindo a apresentada na proposta de OE2024, de 0,8% do PIB.
Economia

UTAO alerta que redução da dívida foi "artificial"

A UTAO indica que "haverá casos em que este reforço resultou de meras opções de gestão e casos em que as opções de gestão financeira foram condicionadas por orientações do Governo".
Fact Check

UTAO está a concluir contas sobre professores?

Inês Sousa Real, líder do PAN, escudou-se na análise da UTAO sobre contagem de tempo de serviço dos professores para não se comprometer com a sua posição sobre o assunto.
UTAO

Orçamento em vigor dá à direita "imensa margem"

Rui Baleiras, coordenador da UTAO, acredita que prazos são apertados para um orçamento retificativo. Em entrevista, atira ainda: devolução de propinas é "peanuts" e IRS Jovem não fixa trabalhadores.
UTAO

Parlamento confirma à UTAO estudo dos professores

UTAO já obteve a confirmação de que estudo é para iniciar. Coordenador quer avançar mas precisa da "colaboração diligente" de ministérios e mais meios técnicos especializados.
Orçamento do Estado

De meia dúzia de artigos a um processo alucinante

Nem um exército de avaliadores competentes, que não existe, conseguiria perceber as implicações de quase 2.000 propostas. UTAO admite que, no limite, o Orçamento só precisava de 6 artigos e uns mapas.
Orçamento do Estado

UTAO. Receita de impostos mais alta que previsto

A UTAO estima que este ano a receita de impostos diretos será de mais 782 milhões de euros do que prevê o Governo e que em 2024 será de mais 681 milhões de euros.
UTAO

Descongelamento é de enorme sensibilidade pública

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental admite a importância do descongelamento do tempo de serviço dos professores e urge a uma avaliação orçamental do PSD rigorosa.
Impostos

UTAO questiona perda prevista nos combustíveis

Os técnicos do Parlamento consideram que a dimensão da perda de receita fiscal prevista pelo Governo para este ano não tem correspondência na evolução do preço do petróleo.
Orçamento do Estado

Até os técnicos do parlamento criticam alta do IUC

Parecer à proposta de Orçamento do Estado sublinha que os donos de carros comprados até 2007 não sabiam que iriam pagar a parte ambiental no imposto de circulação, ao contrário de quem comprou depois.
UTAO

UTAO avalia contagem do tempo dos professores 

A pedido do PSD, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental vai avaliar o impacto orçamental da contagem do tempo perdido para os professores e para as restantes carreiras da função pública.
UTAO

Estado. Os efeitos perversos do controlo de custos

Técnicos do parlamento descrevem "efeito perverso" de formas de controlo da despesa que amarram entidades públicas a tecnologias obsoletas e promovem a intervenção política na gestão corrente.
UTAO

Inflação. Governo não avalia eficácia de medidas 

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que Ministério das Finanças "nada relata" e não tem informação sobre a eficácia e resultados das medidas de apoio por causa da inflação adotadas no ano passado.
Economia

UTAO: cautela na interpretação dos resultados

A UTAO considera que os dados orçamentais do primeiro trimestre "são animadores face ao objetivo do ano", mas declara que "devem ser interpretados com cautela".
Contra-Corrente

Promessas por explicar, opacidade, exuberância...

O Conselho de Finanças Públicas criticou, a UTAO não perdoou: o Plano de Estabilidade 2023-2027 é um monte de palavras que pouco revelam ou explicam. É assim quando se governa em função das sondagens.
Programa de Estabilidade

UTAO. Medidas não podem ser consideradas credíveis

A UTAO crítica a falta de informação sobre intenções de medidas. O organismo diz que há medidas que não são consideradas credíveis e fala de opacidade sobre esses anúncios.
Economia

UTAO destaca 2,5 mil milhões de saldo orçamental

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental destaca o ponto de partida de 2,5 mil milhões de euros do saldo orçamental em 2023, algo acima do previsto no ano passado.
UTAO

UTAO alerta para divergência estrutural do país

A UTAO, no relatório sobre a Conta Geral do Estado de 2021, alerta para a divergência estrutural da economia portuguesa.
E o vencedor é...

PSD fez as perguntas certas? Pelo menos fê-las

PSD fez (e bem) 30 perguntas a Gomes Cravinho. A luta entre sindicatos de professores: "a minha manifestação é maior do que a tua". E o mau processo orçamental agravado pela pouca literacia financeira
Inflação

UTAO. 3.386 milhões em medidas "anti-inflação"

O impacto direto das medidas de política destinadas a mitigar as consequências económicas da inflação agravou o saldo global em 3.386 milhões de euros até ao final de outubro.
E o vencedor é...

Truss tornou real o filme "Nove Semanas e Meia"

45 dias no cargo, ou seja, seis semanas e meia. Mancha de Truss ficará sempre. Gato Larry é o vencedor: já vai no 5.º PM. Bancos em baixo no dia de receber 125 euros? Não, não somos um país precário.
O Bom, o Mau e o Vilão

Estão a esconder-nos alguma coisa sobre a TAP?

A UTAO (que faz um alerta orçamental), o bispo da Guarda (que fez uma má escolha) e Mariana Vieira da Silva (que devia olhar melhor para o Estado) são o Bom, o Mau e o Vilão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.