816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Human Rights Watch

Myanmar

HRW acusa Myanmar de recrutar rohingya à força

Os rohingya no Myanmar têm sido "apanhados em rusgas noturnas", "coagidos" e "ameaçados" para combater ao lado da junta militar. Em Rakhine, 630 mil rohingya vivem "sob um sistema de apartheid".
Hong Kong

Lei da segurança. ONG pede sanções para Hong Kong

A traição ou a insurreição passam a valer uma pena perpétua em Hong Kong e o âmbito de aplicação excede o território nacional. A Human Rights Watch apela à proteção de ativistas no estrangeiro.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel acusado de não prestar ajuda humanitária

Israel está a cometer atos de "punição coletiva" que equivalem a "crimes de guerra" por incluírem a fome como arma de guerra, segundo a organização não-governamental com sede nos EUA.
Resposta Pronta

"2023 foi terrível para os direitos humanos"

É a conclusão do relatório da Human Rights Watch. A organização denuncia o aumento das atrocidades durante as guerras e o desrespeito pelos direitos humanos por vários governos. 
Ambiente

HRW alerta para "vigilância intrusiva" na COP28

A organização considera que a postura das autoridades do Dubai sobre os participantes constitui "uma violação dos direitos humanos e uma ameaça ao sucesso" da conferência sobre alterações climáticas.
Coronavírus

HRW pede libertação de críticos do governo chinês

A organização Human Rights Watch pediu ao governo chinês que "pare de censurar informação relacionada com os protestos nas redes sociais" e que liberte os presos políticos.
Noticiário

6h. Gaza. Apagão "arrisca encobrimento"

Organização não-governamental sublinha que o corte de comunicações contribui para a "impunidade das violações dos direitos humanos" na Faixa de Gaza.
Bielorrússia

Bielorrússia acusada de negar direitos de exilados

ONG critica "medida draconiana" do Governo e diz que "é uma aparente retaliação contra críticos no exílio". Há mais de 1.500 bielorussos exilados por motivos políticos.
Migrantes

Riade nega massacre de migrantes etíopes

A Arábia Saudita nega as acusações de ter matado centenas de migrantes da etiópia na fronteira com o Iémen. Na mesma nota, Riade acusa alegados "grupos armados", mas não indica quais.
Human Rights Watch

ONG pede fim das restrições às mulheres

As regiões exigem que as mulheres peçam autorização ao seu tutor masculino, normalmente o pai, irmão ou marido, para se deslocarem no seu país, obterem um passaporte ou viajarem para o estrangeiro.
Conflitos

Darfur. HRW quer atuação do Conselho de Segurança

ONG exige que Conselho de Segurança da ONU condene as atrocidades cometidas na região sudanesa do Darfur, identifique publicamente os responsáveis e imponha sanções. E também quer reação da UE.
Human Rights Watch

China. Human Rights Watch faz apelo sobre massacre

A organização não-governamental defende que o governo deve pagar compensações às famílias das vítimas e acusa as autoridades de tentar apagar a memória do massacre, controlando a comunicação.
Human Rights Watch

ONG acusa Quirguistão e Tajiquistão de crimes

As autoridades do Quirguistão e do Tajiquistão foram acusadas de crimes de guerra pela Human Rights Watch, que salienta ainda a morte de 37 civis por parte de ambos os países.
Human Rights Watch

Human Rights Watch pede fim da detenção de uigures

A morte de um homem preso há nove anos num centro de imigração de uigures levou a que a HRW alertasse para a situação da comunidade, pedindo o fim da sua detenção indefinida na Tailândia.
Guerra na Ucrânia

HRW aponta crime de guerra em ataque em Izium

Human Rights Watch lança relatório onde tenta reconstruir Izium, uma cidade em Kharkiv, dias antes da invasão da província. Prédio destacado servia de abrigo para dezenas de civis.
Myanmar

Myanmar. ONG pede revogação de penas de morte

"Todas estas condenações seguiram-se a julgamentos à porta fechada, extremamente injustos, que ficaram muito aquém dos padrões internacionais de julgamentos justos", sublinhou a Human Rights Watch.
Mundial 2022

Human Rights Watch exige compensação a migrantes

"Estratégia da FIFA de enterrar a cabeça na areia, para ganhar tempo, e esperar que o entusiasmo pelo futebol tape os abusos de direitos humanos, vai falhar", declarou uma das investigadoras da ONG.
LGBTQ

Comunidade LGBT alvo de detenções no Qatar

A Human Rights Watch denuncia as últimas detenções que aconteceram em setembro relatando que as autoridades abusaram fisicamente dos detidos desferindo-lhes socos e pontapés.
Afeganistão

Maus-tratos e torturas a mulheres no Afeganistão

Segundo a Human Rights Watch (HRW), as mulheres estiveram presas na sede do Ministério do Interior do Afeganistão, na capital do país, em condições degradantes.
Guerra na Ucrânia

"Extensas provas" de crimes de guerra em Bucha

Execuções sumárias, desaparecimentos forçados e tortura. O mais recente relatório da Human Rights Watch aponta para crimes de guerra em Bucha, durante a ocupação russa.
Noticiário

8h. Human Rights Watch fala de tortura em Bucha

É o primeiro organismo independente a comprovar que aconteceu um massacre na cidade ucraniana. Neste jornal ainda recordamos os destaques do debate entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen.
África

Human Rights Watch: Uganda tortura opositores

A organização Human Rights Watch acusa autoridades do Uganda de desaparecimentos forçados, detenções arbitrárias e prisões ilegais a centenas de opositores do governo e manifestantes pacíficos.
Guerra na Ucrânia

Kiev "tem de parar" de mostrar prisioneiros russos

A Human Rights Watch pede que forças ucranianas parem de expor vídeos de prisioneiros russos. A organização humanitária diz que a prática viola as convenções sobre o direito internacional humanitário.
Guerra

Ativistas pedem proteção para idosos em conflitos

A organização não-governamental Human Rights Watch diz que os idosos enfrentam graves abusos, como violações, sequestros e execuções sumárias, durante os conflitos armados, em países como a Síria.
Moçambique

Cabo Delgado. Idosos mais "afetados" por combates

Um relatório da Human Rights Watch aponta que mulheres e homens mais velhos "não conseguiram fugir dos combates entre um grupo armado islâmico e as forças governamentais" em Cabo Delgado.
Coronavírus

ONG: Brasil teve ameaças à democracia na pandemia

Human Rights Watch acusa Bolsonaro de ter ameaçado a democracia em pandemia e agido para intimidar o principal tribunal do país, que conduz quatro investigações sobre ele.
Human Rights Watch

ONG critica Guterres sobre Jogos de Pequim

Kenneth Roth defende que "mais países" deveriam recusar o envio de representantes governamentais aos Jogos Olímpicos de Inverno e critica Guterres "por ter ficado completamente calado".
Human Rights Watch

Regime de Xi Jinping preocupa Human Rights Watch

Forte consolidação do poder de Xi Jinping é apontada pela organização como fator que promove a preocupante supressão de direitos fundamentais no país num contexto económico e social adverso.
Talibãs

Afeganistão. Mulheres banidas dos banhos públicos

As mulheres afegãs frequentam estes banhos públicos como rituais de purificação segundo a lei islâmica. Para muitas, contudo, são a única hipótese de desfrutar de um banho quente durante o inverno.
Moçambique

Raparigas moçambicanas vítimas de tráfico

Relatório da Human Rigths Watch estima que as 600 raparigas desaparecidas em Cabo Delgado sejam vítimas de tráfico sexual, onde além de vendidas a terceiros, são obrigadas a casar com sequestradores.
Egito

COP27 no Egito é "recompensa ao poder repressivo"

O Egito corre o risco de usar o "papel de anfitrião" da COP27 "para levar as pessoas a esquecerem o histórico pavoroso do país em termos de direitos humanos", alertou a Human Rights Watch (HRW).
Afeganistão

HMW acusam talibãs de "sufocarem" imprensa.

Novas regras preveem que meios de comunicação não divulguem informações "contrárias ao Islão", insultos a "figuras nacionais" e "assuntos que não tenham sido confirmados por fontes oficiais".
Direitos Humanos

HRW apela ao fim de crianças-soldado em Moçambique

"Um dos homens bateu na cabeça da minha mulher com uma AK-47 para a forçar a libertar o nosso filho, enquanto o outro homem ameaçou matar-nos a todos se não deixássemos o rapaz", conta um homem.
Moçambique

ONG: Maputo impede civis de fugir da guerra

A Human Rights Watch apela a Moçambique para ajudar os civis presos na província de Cabo Delgado e levantar restrições impostas à deslocação de milhares de pessoas em fuga.
Cuba

Cuba. Youtuber detida enquanto dava entrevista

Dina Stars interrompeu entrevista porque tinha a polícia à porta. Momentos depois, era levada num carro. Desde os protestos de domingo, mais de 150 pessoas foram detidas e há dezenas de desaparecidos.
Brasil

Destruição da Amazónia impede ajuda externa

Os governadores regionais no Brasil terão que demonstrar capacidade de progresso na proteção de direitos, a enfrentar a escalada da destruição da Amazónia, para garantir financiamento internacional.
Afeganistão

HRW pede libertação crianças presas no Afeganistão

As crianças são acusadas de "crimes de terrorismo", com palavras vagas, que acarretam penas de prisão até 10 anos para menores entre os 12 e 16 anos. HRW pede que sejam libertadas.
Refugiados

Refugiados rohingya sentem-se presos em ilha 

Num relatório com testemunhos de 167 refugiados, a Human Rights Watch afirmou que os rohingya foram deslocados "sem consentimento completo e informado" e já não podem deixar a ilha. 
Human Rights Watch

Brasil. Polícia deve ser investigada por 28 mortes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação favela do Jacarezinho na qual morreram 27 moradores e um policia. A Human Rights Watch considerou a operação "um desastre".
Coronavírus

Pandemia aumentou trabalho infantil no mundo 

Foram ouvidas 81 crianças, algumas com apenas 8 anos, no Gana, Nepal e Uganda, e que faziam atividades pesadas. Mais de um terço trabalhava pelo menos dez horas por dia, sete dias por semana.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos