O PS vai para eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro em setembro. Tem dúvidas? Os socialistas disponibilizam uma linha de apoio para responder a quem se quer inscrever como simpatizante no partido. O Observador tinha várias perguntas e ligou, anonimamente. Aqui fica a história de um telefonema, que, apesar da insistência, não saiu dos eixos.

OBS – Bom dia. Olhe, estava a ligar por causa disto das primárias. Como é que posso fazer para ser apoiante?

PS – Para simpatizante, é isso?

OBS – Pois… isso. O que é que eu preciso?

PS – Para se inscrever como simpatizante poderá fazê-lo presencialmente ou online.

OBS – Presencialmente onde?

PS – Em qualquer uma das estruturas do partido.

OBS – Ah, está bem, vou ter de fazer isso. Então e diga-me lá: preciso de levar alguma coisa?

PS – Só precisa de se fazer acompanhar do Cartão do Cidadão ou do Bilhete de Identidade.

OBS – Só isso? Estou aqui com um problema. É que fui eleita para a assembleia municipal pelo PSD, mas queria ser apoiante na mesma…

PS – Não pode ser militante do PSD para se inscrever.

OBS – Ah, não, mas eu não sou militante. Fui eleita como independente.

PS – Bem, isso assim é diferente, mas tem de saber que mesmo como independente tem de assinar uma declaração em como concorda com os princípios do PS e em como não é militante de outro partido. O seu nome vai constar dos cadernos eleitorais, pelo que se for militante de outro partido será detetado e poderá ser alvo de sanções no seu partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

OBS – Pois, estou a ver. Se for caso disso, entrego o cartão. Olhe, mais uma pergunta: Eu quero dar dinheiro para a campanha do Seguro, mas só mesmo para a do Seguro, mando para quem?

PS – Não tenho conhecimento que possam ser feitos donativos. Não sou a pessoa indicada para lhe responder sobre isso, mas acho que não se pode dar dinheiro para as eleições primárias, não creio que se possa aceitar.

OBS – Mas eu queria mesmo dar, mas só para o Seguro…

PS – Para que alguém lhe possa responder, é melhor colocar essa questão por carta para o PS. É a primeira vez que me fazem essa pergunta, não lhe podemos responder sobre isso, mas acho que não é permitido por lei.

OBS – Se calhar tenho mesmo de mandar a carta…

PS – Agradecemos muito que queira colaborar, mas como simpatizante já está a colaborar.

OBS – Pois. Obrigada, bom dia.

PS – Obrigada.

Na sede do partido, está montado um call center para atender quem tiver dúvidas e numa semana tem recebido muitas chamadas. No total, já se inscreveram mais de 18 mil pessoas como simpatizantes para votar nas eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro, em 28 de setembro.