Bill Waterson, criador de banda desenhada “Calvin and Hobbes”, foi o autor do poster da próxima edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême. Esta é a primeira vez em dezanove anos que o autor publica uma prancha completa.

O poster, que irá promover o festival a decorrer no início de 2015, conta a história de um homem que pede ao cão para lhe ir buscar o jornal à porta de casa. Porém, tudo parecia destinado a correr mal naquela manhã. O cão destrói o jornal e o homem, sem conseguir entrar dentro de casa, acaba preso. Mas, felizmente, tudo acaba bem: preso na sua cela, o homem tem finalmente tempo para ler o jornal e, claro, a história aos quadradinhos.

Sem recorrer ao uso das palavras, Watterson define “com um humor agradável e expressividade aquilo que sabemos ser um princípio fundamental: a banda desenhada, que se encontra para além das contingências e incertezas da vida, pode ser lida em qualquer altura e em qualquer lugar e nada no mundo o pode impedir!”, pode ler-se no comunicado publicado no site do festival.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa entrevista recente ao site 20 Minutes, o criador disse ter decidido desenhar o poster por ser um desafio. Todo o diálogo foi retirado para que a prancha pudesse ser “universal”, ou seja, para que pudesse ser desfrutada sem a existência de uma barreira linguística. “Contar uma história através de imagens é apenas uma das muitas forças — e dos grandes prazeres — que a banda desenhada oferece”, disse na entrevista. Questionado sobre o porquê de não ter usado as personagens de “Calvin and Hobbes”, Watterson afirmou que “nunca utilizo as minhas personagens para promover outra coisa que não o meu trabalho”.

O autor foi nomeado presidente do Festival Internacional, mas disse não pretender viajar até à França. “Para ser sincero, o mundo dos festivais e dos prémios está muito longe das minhas preocupações diárias”, explicou. “Mas ficou sempre contente por saber que continuam a apreciar o meu trabalho”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que Bill Watterson faz um trabalho deste género. Este ano, criou um poster para o documentário “Stripped”, e participou também na banda desenhada “Pearls Before Swine” (em português, “Pérolas a Porcos”).

A edição de 2015 do Festival Internacional de Angoulême acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro na cidade de Angoulême, no sudoeste da França.