Promover o Porto como centro tecnológico de excelência. E captar talento. Com a Farfetch, a Critical Software e a Blip no centro da iniciativa, que a 29 e 30 de maio, vai levar mais de 600 pessoas à Invicta. Por enquanto, o Porto Tech Hub é uma conferência, mas os fundadores querem que seja mais: uma associação que reúna as várias empresas tecnológicas da zona do Porto.

“Um dos objetivos da associação é promover o Porto como centro tecnológico de excelência. Com essa promoção, conseguimos captar mais talento, porque Portugal tem perdido talento na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), basta ver as notícias nesse sentido. E nós só conseguimos fazer um bom trabalho se tivermos as melhores pessoas. Queremos chamar quem está lá fora e construir uma rede de partilha de conhecimento para que as pessoas que estão cá possam crescer”, explicou Luís Ribeiro, da Critical Software, ao Observador.

Com o Porto Tech Hub, as empresas tecnológicas querem contribuir para o aumento da notoriedade da cidade do Porto como “um excelente local para viver e trabalhar na área das tecnologias de inovação”. Luís Ribeiro explica que o objetivo é mostrar a qualidade das soluções tecnológicas desenvolvidas em Portugal ao mundo, captando mais atenção para a cidade, não só em Portugal, mas a nível internacional.

“Acreditamos piamente que as grandes empresas multinacionais devem olhar para o Porto como um bom sítio para desenvolver tecnologia”, disse Luís Ribeiro, acrescentando que a nível das empresas tem havido na cidade “uma evolução muito significativa”, que não é alheia à renovação da própria cidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porque é que sentiram necessidade de criar uma associação? Porque têm sentido dificuldade em recrutar profissionais das TIC. “Estas empresas querem demonstrar que há desafios tecnológicos relevantes cá em Portugal, que não precisam de emigrar”, adiantou Luís Ribeiro, justificando que grande parte dos profissionais opta por emigrar porque sente que não existem desafios que o realizem.

Recorde-se que a Farfetch, um site de comércio eletrónico de moda de luxo, é a primeira empresa unicórnio (que vale mil milhões de dólares) com um líder português, José Neves, que emprega mais de 600 colaboradores no mundo. Com sede no Reino Unido, a tecnologia da Farfetch é desenvolvida em Leça do Balio, Porto

A Blip é uma empresa líder na área do software: desenvolve aplicações web e serviços no setor das apostas online, como o site Exchange, da Betfair. Em 2010, a empresa que na altura tinha apenas um ano foi adquirida pela multinacional Betfair e hoje emprega mais de 190 pessoas.

A Critical Software fornece soluções tecnológicas para suporte de sistemas de informação críticos orientados ao negócio ou à missão de empresas . As suas soluções permitem identificar e corrigir problemas em produtos, serviços ou processos. Entre os principais clientes da Critical Software, estão a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Luís Ribeiro explica que existe um “forte alinhamento” das três empresas num conjunto de valores comuns e que foi por isso que decidiram avançar juntas para a Porto Tech Hub.