Os macacões de ganga e as botifarras deram lugar a colares de pérolas, carteiras Chanel e gravatas. Os Minions fizeram o que se chama uma extreme make over e vestem agora a pele dos principais nomes da moda, de Marc Jacobs a Cara Delevingne, passando por Jean Paul Gaultier e Alexa Chung.

A versão de Minionistas (uma junção entre o nome das personagens e o termo “fashionistas”) foi desenhada pela Stylight Brasil e é só mais uma etapa no longo namoro entre as criaturinhas amarelas que começaram por aparecer no filme Gru — O Maldisposto, e o mundo da moda. Em junho, a edição britânica da Vogue chegou mesmo a lançar uma capa alternativa com uma das personagens para acompanhar um vídeo onde, num tom entre o sério e o satírico, entrevistou vários designers, como Dolce Gabbana a Alber Elbaz, a propósito da influência dos Minions na indústria da moda. “Eu odeio amarelo mas eles fizeram-me adorar amarelo, diz o diretor criativo da Lanvin no “mockumentary“. “A moda adora os mauzões e eles são provavelmente os piores de todos”, acrescenta a diretora da revista, Alexandra Shulman.

Minion-cover-vogue

A capa da Vogue, “priceless”.

Brincadeiras à parte, várias marcas têm mostrado gostar das personagens tanto como elas próprias gostam de bananas, sobretudo depois da estreia do filme em nome próprio, traduzido em Portugal por Mínimos. Exemplos disso são Giles Deacon e Rupert Sanderson, que fizeram coleções inspiradas nas personagens, ou a Havaianas, que lançou quatro pares de chinelos, de adultos e crianças, numa parceria com a Universal.

sapatos Minions

Os sapatos desenhados por Rupert Sanderson.

Desde os Simpsons que não se via uma febre amarela como esta, sendo que nem a cor é uma qualquer: foi reconhecida oficialmente pela Pantone e batizada como amarelo Minion.

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