A ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Margot Wallström disse que o país pode “entrar em colapso” com a crise dos refugiados, noticia a Russia Today. 

A Suécia vai acolher 190 mil refugiados até ao final do ano. A ex-comissária europeia e atual ministra defende que os países da União Europeia devem fazer uma divisão mais equitativa dos refugiados entre os seus membros. E publicou no Twitter um apelo onde refere que mais do que dinheiro, a questão dos refugiados precisa de ser resolvida na origem, com empenho político.

https://twitter.com/margotwallstrom/status/660113350739759104

As críticas de Margot Wallström não se resumem à União Europeia, dirigindo também críticas aos democratas suecos de extrema-direita, que acusa de estarem a “criar medo e servirem de gatilho para ataques.” A Suécia tem assistido uma série de ataques incendiários contra centros de refugiados e Wallström diz que esta tendência é preocupante. A ministra referia-se aos incêndios que ocorreram na Suécia quando o país acolheu um elevado número de imigrantes na sequência do desmembramento da ex-Jugoslávia na década de 90.

“Também tivemos incêndios quando recebemos refugiados da região dos Balcãs. Este é um padrão que se está a repetir e os Democratas da Suécia têm responsabilidades”, disse Margot Wallström ao jornal Dagens Nyheter, citada pela Russia Today.

https://twitter.com/b9AcE/status/659620133091090432

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR