790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sabe mesmo que ingredientes compõem a sua comida preferida?

Este artigo tem mais de 5 anos

Os McNuggets da McDonald's têm 40 ingredientes e há aditivos que tanto servem para a comida como para os sapatos. Essas e outras curiosidades estão num novo livro que promete surpreender.

i

Al Barry/Three Lions/Getty Images

Al Barry/Three Lions/Getty Images

Se não quiser saber exatamente o que constitui as refeições ou os snacks que habitualmente come, então não leia este artigo. Por outro lado, caso esteja disposto a satisfazer a curiosidade, saiba de antemão que esta não é uma história apetitosa. Isto porque um novo livro, de nome Ingredients: A Visual Exploration of 75 Additives & 25 Food Products, promete desconstruir um total de 25 comidas e, em fotografia, mostrar a quantidade de ingredientes que são usados na sua composição. O trabalho propõe ainda a descrição de aditivos que, de um modo geral, estão presentes na nossa alimentação.

A obra, da autoria do fotógrafo Dwight Eschliman e do escritor de comida Steve Ettlinger, não pretende ir contra a indústria alimentar, como quem diz alimentos processados, e prefere ficar na esfera da arte. No entanto, as informações que preenchem as suas páginas não deixam de ser, no mínimo, surpreendentes — acrescente-se que os alimentos processados são aqueles que não provêm diretamente da natureza e que, em algum nível, sofreram manipulação por parte do homem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao estudar as listas nutricionais disponíveis ao público, os autores descobriram, então, que os McNuggets de frango da cadeia de restauração McDonald’s têm um total de 40 ingredientes, escreve o Daily Mail. Entre essas quatro dezenas está dextrose — um açúcar que também é usado por sapateiros para tornar o cabedal mais maleável — e amido de milho que tem como objetivo engrossar a comida e, noutros contextos, permite o fabrico de papel ou atua como substituto da gasolina. Já a bebida Red Bull, que também costuma marcar presença nas prateleiras dos supermercados, é composta por 17 ingredientes, entre os quais constam três corantes.

Food 22 / 25 - Red Bull Energy Drink

Uma foto publicada por INGREDIENTS: (@ingredientsthebook) a

As curiosidades, se assim as pudermos chamar, não se ficam por aqui. Uma visita rápida à conta de Instagram associada ao livro permite descobrir em que consistem outros aditivos cujas origens são inesperadas. Como a goma-laca (E904), uma substância orgânica que se obtém a partir dos excrementos de uma larva. “Durante anos, antes de o vinil ser introduzido nos anos 1940, os discos eram feitos com isto”, comentam os autores no Instagram, afirmando ainda que a substância em causa serve ainda como verniz para móveis de madeira. Apesar disso, a goma-laca ajuda a manter a comida fresca e é igualmente utilizada em vegetais, chocolates e panificação. 

Additive 58 / 75 - Shellac It’s hard to wrap your head around the idea that shellac is what it is, mainly because its nonfood uses and its source are so improbable. For years, before vinyl was introduced in the 1940s, records were made of it, and it is best known as a varnish for wood furniture, floors, and fine stringed instruments. Made from insect excretions, shellac is full of surprises. It is a great sealant that keeps foods fresh; it keeps moisture in or out, often replacing the natural wax that is found on apples that may have been removed by washing. Shellac is also used on vegetables, chocolates, baked goods, and even coffee beans and chewing gum. It is edible, but it is used in very thin films so there is no taste or waste.

Uma foto publicada por INGREDIENTS: (@ingredientsthebook) a

Outro exemplo é a azodicarbonamida que dá força à massa e deixa os produtos de panificação mais leves. O mesmo faz a plásticos e a borrachas. Não obstante, o espanhol El Confidencial garante que o aditivo é proibido na Europa, o que não acontece nos Estados Unidos da América. 

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora