As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão encerradas a toda a navegação, este sábado, devido à forte agitação marítima, segundo a Marinha portuguesa.

Devido à forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, dez distritos de Portugal continental.

A informação do IPMA adianta que estão sob aviso laranja, até às 18h00 deste sábado, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo até às 23h00 devido à forte agitação marítima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para este sábado, as previsões do IPMA apontam para períodos de céu com muita nebulosidade, aguaceiros, em geral fracos, até ao meio da tarde, em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que poderão ser de neve acima de 1000 metros.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até ao início da manhã e no final do dia, rodando para o quadrante sul a partir do final da tarde.

O IPMA prevê ainda formação de gelo ou geada em alguns locais do interior norte e centro e uma pequena descida de temperatura.

Sobre o estado do mar, o IPMA refere que estão previstas para a costa ocidental ondas de noroeste com cinco a sete metros, diminuindo para quatro a cinco metros a partir do final da tarde. Para a costa sul, estão previstas ondas de sudoeste com um a dois metros, sendo dois a 2,5 metros no barlavento.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus centígrados em Lisboa, 14 no Porto e 17 em Faro.