Os agricultores gregos em protesto contra a reforma das pensões recusaram neste domingo uma reunião proposta pelo Governo e acordaram ampliar os protestos, anunciando uma marcha até Atenas para a próxima sexta-feira. Representantes das várias associações de agricultores do país decidiram, numa reunião realizada hoje, recusar a proposta do Governo para um encontro, na terça-feira, entre todos os grupos parlamentares, sobre a reforma das pensões.

Os representantes decidiram também ampliar os protestos, que iniciaram em meados de janeiro, e anunciaram uma marcha até Atenas na sexta-feira que culminará numa grande manifestação em frente ao parlamento. Na reunião, realizada em Larisa (norte), foi aprovado um caderno de reivindicações que pede nomeadamente a revogação da eliminação progressiva dos benefícios fiscais aos agricultores e a retirada completa do plano de reforma das pensões.

A reforma das pensões, uma das exigências da ‘troika’ de credores internacionais, prevê nomeadamente a redução do montante máximo mensal das reformas e a equiparação das contribuições dos agricultores às dos trabalhadores dependentes.

Os agricultores mantêm há vários dias bloqueios de estradas por toda a Grécia. Na principal autoestrada do país, que liga Atenas a Salónica (norte), o bloqueio foi levantado hoje por seis horas, mas vai ser restabelecido por pelo menos mais 24 horas. No total, há 69 pontos nas estradas gregas que os agricultores bloqueiam intermitentemente com tratores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR