790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

E segunda-feira de Páscoa, também é feriado?

Este artigo tem mais de 5 anos

Há municípios por este Portugal fora (e muitos países no mundo) que prolongam as tradições pascais para a segunda-feira a seguir ao domingo de Páscoa. Se vivesse em Sousel, hoje estaria de folga.

i

Sorbians Prepare For Easter

Sorbians Prepare For Easter

Sexta-feira Santa, data que assinala a morte de Jesus Cristo, já lá vai. O Domingo de Páscoa, com uma mesa familiar normalmente recheada de doces, sejam eles folares ou as típicas amêndoas, também. Mas há muitos municípios por este país fora onde famílias inteiras gozam da segunda-feira de Páscoa para dar fôlego às demandas da tradição.

Não é que esta segunda, dia 28 de março, seja um dia santo ou feriado oficial, mas há regiões em Portugal (para não falar de países no mundo) em que o dia é de folga. “Sexta-feira Santa é feriado [civil] e segunda-feira só é feriado se o município assim o quiser, não é a Igreja que o determina”, começa por dizer o Padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa. “Não faço ideia porque seja feriado ou se terá uma ligação direta com as visitas pascais”, continua, acrescentando que existem paróquias que fazem as visitas à segunda-feira.

Paulo Vaz, diretor-geral da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal — que compreende cerca de 6 mil sociedades localizadas maioritariamente no norte de Portugal (Porto, Braga, Guimarães e Famalicão), mas também na Covilhã — admite que a segunda-feira de Páscoa “nunca esteve no contrato coletivo do têxtil” enquanto feriado. Ao Observador, Paulo Vaz explica que muitas empresas trocam a Sexta-feira Santa pela segunda-feira de Páscoa, uma realidade que tem que ver única e exclusivamente com a tradição.

As pessoas preferem guardar a segunda-feira por causa das tradições pascais. É claramente uma tradição mais rural do que citadina. As empresas mais próximas desses mundos rurais acabam por ser mais propensas a essas trocas”, esclarece, dando como exemplo o município de Barcelos. “Desde sempre que se faz isto. Quero dizer, desde que me lembro. Não é um dia adicional de férias, é uma troca.”

Uma consulta rápida ao Código de Trabalho permite ver que o feriado de Sexta-Feira Santa pode ser “observado em outro dia com significado local no período da Páscoa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A opção de trocar ou não o feriado de Páscoa pela seguinte segunda-feira cabe apenas aos municípios em causa, adianta Manuel Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). “Em cada município as decisões são tomadas conforme os usos e costumes e, portanto, há uma grande diversidade nacional”, argumenta sem, no entanto, saber justificar o porquê da troca nem quais os municípios portugueses que a escolhem. “Não há essa recolha de dados.”

A Câmara Municipal de Sousel é um exemplo de um município a determinar que esta segunda-feira seja um “feriado municipal”, tendo, inclusive, preparado um dia cheio de atividades, com a tourada a ser um dos principais acontecimentos em agenda, tal como se pode ler no seguinte post publicado recentemente na rede social Facebook.

Em várias regiões alentejanas é tradição guardar a segunda-feira para um piquenique em família: uma ida para o campo (para celebrar a primavera) com o típico assado de borrego em tabuleiro de barro com batatas novas, para colocar em cima da toalha aos quadrados junto com as restantes iguarias pascais.

A segunda Feira de Páscoa, feriado Municipal, é tempo de festa em Sousel!Com um dia cheio de atividades, a tourada é um...

Publicado por Câmara Municipal de Sousel em Quinta-feira, 24 de Março de 2016

No entanto, a segunda-feira de Páscoa, tal como é designada, não é coisa que aconteça apenas em solo luso. Há, de facto, vários países que gozam de mais de um dia de folia pascal — se assim o pudermos a dizer — logo a seguir ao domingo que, por norma, convida a família a sentar à mesa. Escreve a Bustle que a segunda-feira não é considerada um feriado federal nos Estados Unidos, com vários horários de trabalho a manterem-se inalteráveis. Já o britânico Metro garante que nada de especial aconteceu neste dia, que não tem qualquer significado bíblico e, por isso, carece de tradição cristã.

US President Barack Obama and First Lady Michelle Obama react to a child rolling an Easter egg during the annual White House Easter Egg Roll on the South Lawn of the White House in Washington, DC, April 21, 2014. The 126th annual White House Easter Egg Roll, the largest annual public event at the White House with more than 30,000 attendees expected, features live music, sports courts, cooking stations, storytelling and Easter egg rolling, with the theme, "Hop into Healthy, Swing into Shape." AFP PHOTO / Saul LOEB (Photo credit should read SAUL LOEB/AFP/Getty Images)

Uma corrida de ovos no relvado da Casa Branca, em 2014 / SAUL LOEB/AFP/Getty Images

As atividades que marcam o dia são muitas e variam consoante a geografia, no entanto, a corrida de ovos bem cozidos já batizada de “egg rolling” é das mais famosas e chega a acontecer, todos os anos, no relvado da Casa Branca em Washington DC. Já na Austrália e na Holanda a data é propícia a eventos desportivos ao ar livre, como escalada ou ciclismo, e em Londres acontece o desfile anual no Hyde Park, também ele dedicado à Páscoa.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora