Polémica Lula

Lula da Silva: duas horas a ser interrogado sobre o Lava Jato

O ex-presidente brasileiro prestou depoimento na PGR de Brasília. O interrogatório terá demorado cerca de duas horas.

Lula é suspeito de corrupção

RICARDO NOGUEIRA/EPA

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, esteve esta tarde a prestar depoimento sobre as suspeitas que recaem sobre si no processo Lava Jato. O interrogatório aconteceu na Procuradoria Geral da República, em Brasília, e demorou cerca de duas horas, segundo o jornal O Globo. Lula é suspeito de ter recebido luvas — propina — da Petrobras e de outras empresas estatais, num processo que atinge várias figuras da política brasileira, incluindo a atual presidente, Dilma Roussef, que arrisca mesmo a destituição.

Na véspera, conta ainda O Globo, Lula tentou alterar a data deste depoimento, mas as autoridades não aceitaram e o ex-presidente teve mesmo de se deslocar à sede da PGR.

No início de março, Lula já tinha prestado depoimento, mas de forma ‘forçada’. A polícia federal foi buscá-lo a casa, em São Bernardo do Campo, e conduziram-no até a uma sala do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para dar esclarecimentos sobre suspeitas de que teria recebido vantagens indevidas do esquema de desvios da Petrobras.

Depois disso, o juiz que o estava a investigar, Sergio Moro, foi afastado do caso, que passará agora a ser investigado pelo Tribunal Supremo do país.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: fmartins@observador.pt
Emprego

Em casa de Ferraz, competitividade de pau

Luís Aguiar-Conraria

Declarações como as de Ferraz da Costa, do Fórum para a Competitividade, dão a entender que uma parte dos empresários continua viciada em baixos salários. Estava na altura de serem mais competitivos.

Startups

Foguetório empresarial

Maria João Marques

Não há nada que irrite mais o português médio que o arrojo e a ousadia alheia. O atrevimento, as ambiciosas ideias de uns têm o condão de iluminar o conformismo dos restantes, o que ninguém leva a bem

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site