A China garante que respeitará o resultado no referendo que decide a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), mas espera uma Europa “forte” e integrada, que contribua para a estabilidade mundial.

“A votação é uma decisão do povo britânico e respeitaremos a sua decisão”, afirmou esta quinta-feira o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, em conferência de imprensa.

Wang, apesar de referir o princípio chinês de “não-interferência nos assuntos internos de outros países”, disse ainda que a China “espera um maior desenvolvimento no processo de integração da UE”. “A China espera ver uma UE forte e estável que contribua para a paz e estabilidade mundiais”, apontou.

As declarações de Wang são as mais claras do Governo chinês, até à data, sobre o referendo do próximo dia 23 de junho. A China é, tradicionalmente, a favor de uma UE coesa, que sirva de contrapeso aos Estados Unidos da América, além de manter fortes relações comerciais e financeiras com Londres.

A praça financeira londrina, por exemplo, foi a primeira além-fronteiras escolhida por Pequim para realizar emissões de títulos de dívida estatal em yuan, cuja primeira se realizou em finais de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR