Como ensinar miúdos e graúdos que os legumes feios podem ser tão ou mais saborosos que a comida esteticamente perfeita? Deformando a personagem “Sr. Cabeça de Batata”. Pelo menos foi essa a ideia da marca de brinquedos Hasbro, que se aliou à cadeia britânica de supermercados Asda para criar uma nova versão da personagem de Toys Story — quem não se lembra da muito repetida frase “Sou uma batata casada!”?

O brinquedo inspirado na personagem está agora, ao contrário do que já nos habituou, menos redondo e menos simétrico e já foi batizado de “Wonky Mr. Potato Head” (em português pode ser traduzido para “Sr. Cabeça de Batata Torta”).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reinterpretação do desenho animado não vem ao acaso. Além de estar a ser leiloado no eBay desde 27 de junho — até 3 de julho, o dinheiro destina-se à FareShare, uma instituição de caridade dedicada a combater o desperdício alimentar –, o brinquedo de edição limitada pretende passar a mensagem de que os vegetais feios também são vegetais.

“Na FareShare estamos sempre contentes por dar uma casa aos vegetais tortos — é o sabor e não a forma que conta, e as instituições e os grupos comunitários que apoiamos podem transformá-los em refeições para pessoas carenciadas”, explicou Daniel Nicholls da FareShare, citado pelo Huffington Post.

Até ao momento o boneco recebeu mais de 40 licitações e já acumulou 235 libras (cerca de 280 euros).