Uma nova parte de um mosaico foi descoberta na Igreja da Natividade, também conhecida como Basílica da Natividade, na cidade de Belém, Palestina. A figura de um anjo é representado na nova parcela desvendada.

O anjo encontrado junta-se assim aos outros seis que já eram conhecidos na Igreja da Natividade – igreja que foi edificada sobre o local que muitos cristãos consideram como o sítio onde nasceu Jesus. A figura estava escondida há vários séculos (cerca de nove) por uma parede de gesso.

Como Gianmarco Piacenti, o responsável pela recuperação da igreja, explicou à BBC, a igreja é um local “com várias dimensões” e que é fantástico do ponto de vista “histórico e também religioso”.

Piacenti e a sua equipa de restauração encarregaram-se das obras para recuperar o templo em 2013, depois de várias décadas de deterioração. O responsável acusou os diversos grupos cristãos de serem responsáveis pela deterioração da Igreja da Natividade, pois não se conseguiram “pôr de acordo para começar a reparação”.

Gianmarco Piacenti considerou os mosaicos como “os melhores mosaicos do mundo”, mas que infelizmente “não eram restaurados há 900 anos”.

Segundo a BBC, o fumo das velas e o pó contribuíram para obscurecer as imagens, que foram também parcialmente destruídas pelas infiltrações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR