O autor moçambicano Mia Couto está ente os 20 finalistas do Prémio São Paulo de Literatura, promovido pelo Estado de São Paulo, do Brasil.

Mia Couto concorre com o romance “Mulheres de Cinzas – As Areias do Imperador”, na categoria Melhor Livro do Ano e é o primeiro autor estrangeiro a ser destacado na final do certame, segundo anunciou esta quarta-feira a organização.

Além de Mia Couto, outros nove escritores disputam o prémio de 200 mil reais (54,6 mil euros): Beatriz Bracher, João Almino, Julián Fúks, Marcelo Rubens Paiva, Nei Lopes, Noemi Jaffe, Paula Fábrio, Raimundo Carrero e Santana Filho.

O prémio também selecionou três obras que concorrem na categoria Melhor Livro de Romance do Ano – autor estreante com mais de 40 anos, e outros sete na categoria Melhor Livro de Romance do Ano – autor estreante com menos de 40 anos.

Todos os livros selecionados foram publicados pela primeira vez em 2015, com primeira edição em língua portuguesa.

Criado em 2008, o Prémio São Paulo de Literatura tem como principal objetivo incentivar a produção literária e nele já participaram de mais de 1.200 livros, tendo premiado 19 romances.

Os vencedores da edição de 2016 serão anunciados em outubro, em data a ser divulgada pela organização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR