O canoísta Fernando Pimenta garantiu nesta sexta-feira que está a 100% para a final de sábado de K4 1.000 metros dos Jogos Olímpicos Rio2016, sem sequelas de se ter ficado pelo quinto posto em K1. “Estou sempre a top. Os meus colegas conhecem-me, as pessoas que trabalham comigo no dia-a-dia, amigos, patrocinadores, sabem que eu posso ter um mau momento e daí a uma, duas horas, estou a rir, na maior, apesar de por dentro poder estar a remoer coisas”, afirmou Fernando Pimenta.

Pimenta, que era a principal esperança lusa para uma medalha, em K1 1.000 metros, e acabou em quinto, garante que está a sempre “a 100 por cento”. “Se a prova, agora, nos tivesse corrido mal, se fossemos terceiros, os últimos a entrar na final, eu amanhã (sábado) ia entrar na mesma com uma garra enorme, porque sabia que é outra oportunidade, que estamos todos na linha de partida, que os mais rápidos são aqueles que vão lutar pelas medalhas”, explicou.

O medalha de prata em K2 1.000 metros de Londres2012, ao lado de Emanuel Silva, só espera que sábado os quatro canoístas lusos acordem “bem-dispostos”.

“Os portugueses vão estar do nosso lado, em vez de estarem contra nós, e vamos dar o nosso melhor. Vamos deixar a pele, o pelo, tudo aquilo que tivermos de deixar dentro de água para sermos os mais rápidos a chegar à meta”, prometeu. Pimenta conta, também, ter o apoio dos brasileiros, ainda mais porque o quarteto ‘canarinho” falhou a final: “Desde o primeiro dia, temos tido uma ‘torcida’ enorme aqui nas bancadas, tem sido espetacular”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os brasileiros têm apoiado as equipas portuguesas, o que, para nós, é um orgulho. Acho que os portugueses, em Portugal, devem sentir-se orgulhosos por verem que uma comunidade irmã está com os seus atletas. Apesar de não sermos do mesmo país, estão sempre a vibrar de uma forma muito enérgica”, lembrou.

O quinto colocado na final de K1 acredita que haveria apoio mesmos com o Brasil na final. “Mesmo que os brasileiros estivessem na final, teríamos o seu apoio. Eles são muito alegres, muito bem-dispostos, estão sempre com energia positiva e acho que é isso que os portugueses, em Portugal, devem aprender. Aprender a apoiar não só uma modalidade ou duas, mas apoiar as várias modalidades”, observou.

A final de K4 1.000 metros, que fecha o programa de canoagem do Rio2016, realiza-se sábado, a partir das 10h12 locais (14h12 em Lisboa).