Numa altura em que se assinalam os 30 anos da morte do escritor argentino Jorge Luis Borges, a sua viúva e herdeira, María Kodama, decidiu publicar Homenaje a Borges. O livro reúne algumas das conferências e palestras que Kodama tem dado sobre o autor ao longo dos anos.

homenaje-a-borges-maria-kodama

Em entrevista ao jornal El Mundo, María Kodama, que casou com Borges em 1986, pouco tempo antes da sua morte, explicou que o livro surgiu da insistência do seu agente literário. “Ele insistiu que publicasse as palestras que dou constantemente e procurámos refletir as principais questões em que Borges estava interessado”, contou.

O escritor deixou os seus direitos de autor em testamento a María Kodama em 1975, quando esta era ainda sua secretária. Mais tarde, em 1985, decidiu deixar-lhe todos os seus bens. Desde a sua morte, a 14 de junho de 1986, devido a um cancro do fígado, Kodama tem dedicado todo o seu tempo a preservar o legado do marido. Já viajou pelos quatro cantos do mundo, falando sobre a obra do escritor e defendendo a sua figura.

Mais do que uma insistência do agente literário, Homenaje a Borges é, para Kodama, uma dupla homenagem. “Marca os 30 anos da sua partida e ele sempre quis que eu publicasse”, admitiu ao El Mundo. Mas não só. O livro é também uma declaração de amor: “Sempre quis que Borges sentisse que eu o amava como pessoa, e não pela sua fama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR