Não se pode dizer que não seja uma grande novidade: a Volvo revelou no Brasil um biarticulado com 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros. Chama-se Gran Artic 300 e foi especialmente concebido para aquele mercado sul-americano.

Para se ter uma noção, um autocarro standard transporta 85 passageiros (55 de pé e 30 sentados) e tem um comprimento próximo dos 12 metros. Ou seja, em tamanho, o Gran Artic 300 quase que vale por três e, em termos de capacidade, até excede a fasquia.

Segundo a Volvo, colocar este “monstro” a circular na cidade só traz vantagens. A marca alega que, ao usufruir do sistema de Trânsito Rápido do Brasil – basicamente aquilo que conhecemos como a faixa reservada a transportes públicos –, o Grand Artic reduz o número de veículos a circular nessas vias. Como leva mais pessoas, não serão necessários tantos autocarros, logo, haverá menos emissões poluentes.

Mas não é só o ambiente que sai a ganhar. “O Gran Artic proporciona o menor custo por passageiro transportado”, sublinha Idam Stival, o coordenador de vendas da Volvo Bus para a América Latina. Ou seja, “há um ganho de eficiência e ainda uma redução da frota e, consequentemente, dos custos operacionais”, remata o mesmo responsável.

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