A principal caixa negra do avião militar russo que se despenhou no domingo no mar Negro, com 92 pessoas a bordo, foi encontrada, disse esta terça-feira o Ministério da Defesa às agências de noticiais locais. “A principal caixa negra foi encontrada às 5h42 hora de Moscovo (2h42 em Lisboa), a 1.600 metros da costa, a uma profundidade de 17 metros”, segundo o ministério, citado pelas agências.

Diversas partes do avião foram detetadas na segunda-feira, a 27 metros de profundidade, indicaram as equipas de regaste do ministério russo das Situações de urgência. O TU-154 do Ministério da Defesa russo despenhou-se dois minutos e 44 segundos após a sua descolagem da estação balnear de Sochi quando se dirigia para a Síria. As causas do acidente ainda não são conhecidas mas os investigadores parecem ter afastado a hipótese de atentado terrorista.

O avião despenhou-se na madrugada de domingo pouco após ter descolado às 5h25 (hora local, 2h25 em Lisboa) do aeroporto de Sochi, onde efetuou uma escala para reabastecimento de combustível e após ter partido do aeródromo militar de Chkalovsky, na região de Moscovo. A bordo estavam 64 membros do Alexandrov Ensemble — o grupo musical oficial das Forças Armadas, também conhecido por Coro do Exército Vermelho –, e o seu maestro, Valery Khalilov.

O coro deveria atuar para as tropas russas estacionadas na base aérea de Hmeimim, utilizada para desencadear os ataques aéreos em apoio às forças do Presidente sírio Bashar al-Assad, um aliado de Moscovo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR