A acção decorreu em Boulder City, uma pequena e pacata cidade a poucos quilómetros da vibrante Las Vegas, no Nevada, que foi construída em 1931 para alojar os trabalhadores que construíram a Hoover Dam, a imensa barragem do rio Colorado. Frente-a-frente, dois monstros extremamente ágeis e velozes: o Pagani Huayra e o jacto SIAI-Marchetti S-211. Curiosamente, dois adversários que têm mais em comum do que parece à primeira vista.

Para começar, este duelo no faroeste é na realidade um Spaguetti Western, uma vez que são dois produtos da indústria italiana que se enfrentam. O Pagani Huayra é um dos superdesportivos mais velozes do momento, entre aqueles que estão abaixo da fasquia de 1 milhão de euros, extraindo 700 cv do seu motor 6.0 V12 biturbo – que os italianos adquirem à Mercedes –, o que lhe permite alcançar 360 km/h.

Pelo seu lado, o SIAI-Marchetti S-211 é um avião a jacto vocacionado para a instrução militar, com espaço para duas pessoas, tal como o Huayra e que, tal como ele, é produzido em Itália, adquirindo o seu motor no estrangeiro, no caso, aos americanos da Pratt & Whitney. Com um custo similar ao seu adversário de quatro rodas (1,2 milhões de euros, praticamente o mesmo valor do Huayra), o S-211 literalmente consegue voar, a Mach 0,8 (740 km/h), enquanto o superdesportivo fabricado por um argentino na terra natal da Ferrari (Modena) voa, mas muito baixinho.

Neste frente-a-frente no deserto americano, organizado pela Pirelli, Huayra e S-211 ocuparam os seus lugares em posições diametralmente opostas na pista do aeroporto local. Tal e qual como nos duelos do Faroeste: só faltava o pôr-do-sol em Boulder City. Em vez dos Colt 45, os cowboys de ocasião tinham de sacar – esmagar é mais o termo – do acelerador e fazer correr os seus bólides até uma linha pintada na pista, que marcava o ponto a partir do qual o jacto tinha de descolar por ter atingido a velocidade limite no solo. Nesse mesmo local, o Huayra já tinha atingido a sua velocidade máxima e travado de novo para zero. Mas o melhor é ver as imagens.

[jwplatform THUogch3]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR